COMO VAI SUA SAÚDE?
PRAZER,EU SOU A EDUCAÇÃO FÍSICA!
Resumo
O presente artigo busca fazer uma análise, reflexão e perspectivas sobre a educação física, atividade física, promoção da saúde para benefícios na saúde física e mental. Inicialmente, apresenta fatos preocupantes com relação a vida do ser humano dentro do aspecto da saúde mental e física, agravado pela pandemia da covid-19, logo após destaca-se a importância da educação física. Aborda-se a educação física e suas correlações com o corpo e a mente, trazendo um breve contexto histórico sobre a educação física e a atividade física. A educação física e sua relação com a saúde física. A educação física e sua relação com a saúde mental. A educação física e sua integralidade envolvendo o corpo e a mente. Finaliza-se na perspectiva de melhorias para a educação assim como para o componente curricular educação física.
Referências
Pandemia é responsável por cerca de 36% dos casos de depressão em crianças e adolescentes. jornal.usp.br. 2021. Disponível em: Pandemia é responsável por cerca de 36% dos casos de depressão em crianças e adolescentes – Jornal da USP . Acesso em: 20/06/2023.
BOCCALETTO, E. M. A.; MENDES, R. T. Alimentação, atividade física e qualidade de vida dos escolares do município de Vinhedo/SP / (organizadores). -- Campinas: IPES, 2009.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Promoção da Saúde. Guia de Atividade Física para a População Brasileira [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Departamento de Promoção da Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2021.
GUISELINI, M. Aptidão física saúde bem-estar: fundamentos teóricos e exercícios práticos – 2.ed. – São Paulo: Phorte,2006.
PERNAMBUCO. Base Curricular Comum para as Redes Públicas de Ensino de Pernambuco – Educação Física. Recife: 2006.
BEZERRA, M.A.A., JULIÃO, J.F., BEZERRA, G.G.O., LOPES, C.R., BOTTCHER, L.B. Ansiedade, estresse e níveis de atividade física em escolares. Revista interdisciplinar encontro das ciências V.2, N.1. p. 462 - 475 | Jan-Abr. 2019.
SILVA, A.C.A., PIRES, G.C.S. A relevância da educação física escolar para a saúde mental de escolares do Ensino Médio: uma revisão de literatura sobre o transtorno de ansiedade. 2023. TCC de graduação – Licenciatura plena em educação física. Universidade Federal do Amazonas, Paritins,2023.
Diretrizes da OMS para atividade física e comportamento sedentário: num piscar de olhos. 2020.Disponível em: 9789240014886-por.pdf (who.int). Acesso em: 20/06/2023.
OMS destaca necessidade urgente de transformar saúde mental e atenção.2022. Disponível em: OMS destaca necessidade urgente de transformar saúde mental e atenção - OPAS/OMS | Organização Pan-Americana da Saúde (paho.org) Acesso em: 20/06/2023.
MANACORDA, M. A. Marx e a pedagogia moderna / Mario Alighiero Manacorda; [tradução Newton Ramos de Oliveira]. - Campinas, SP: Editora Alínea, 2007.
NAZARÉ, O. E., DE AGUIAR, R. C., DE ALMEIDA, M. T. O., ELOIA, S. C., LIRA, T. Q., Benefícios da Atividade Física para Saúde Mental Saúde Coletiva, vol. 8, núm. 50, 2011, pp. 126-130 Editorial Bolina São Paulo, Brasil.
ASSUMPÇÃO, L. O., DE MORAIS, P. P., FONTOURA, H. Relação entre atividade física, saúde e qualidade de vida. Notas Introdutórias. Revista Digital, v. 8, n. 52, p. 1-3, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 CC-BY-NC-ND

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Informações:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Nenhuma taxa ou contribuição será solicitada aos autores. A revista não cobra nenhum tipo de valor nem a seus autores, nem a seus leitores. Nossa política é de incentivo ao compartilhamento público e livre do conhecimento.