ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA ABORDAGEM DE DIREITOS TRABALHISTAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ, CAMPUS DE PICOS-PI

Autores

  • Wicara Lima e Silva Instituto Federal do Sertão Pernambucano

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv8i2.120

Palavras-chave:

ENSINO MÉDIO INTEGRADO, DIREITOS TRABALHISTAS, Consciência política

Resumo

RESUMO: Em um país com enorme desigualdade social, o Ensino Médio Integrado não deve servir apenas como uma base para a formação do trabalhador. Pelo contrário, deve ser reflexo da sociedade que se busca enquanto se educa, uma sociedade que valoriza os cidadãos, inclui e garante direitos sociais plenos, comprometendo-se com a classe trabalhadora. Neste sentido, os direitos trabalhistas tornam-se parte essencial da sociedade, afinal, é por meio deles que se formam relações justas que permitem o desenvolvimento de tudo aquilo que a Constituição Federal garante.  Para fundamentar tais reflexões devem ser utilizados autores como Marise Ramos, Gaudêncio Frigotto, Arnaldo Antunes, Sérgio Pinto Martins e Paulo Freire. Dessa forma, o objetivo geral desta pesquisa é produzir e desenvolver estratégias pedagógicas que auxiliem os professores do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Piauí, campi de Picos-PI a inserir no ambiente educacional conhecimentos relativos aos direitos trabalhistas à luz da Carta Magna brasileira de 1988. Para tanto, pretende-se realizar uma metodologia com finalidade aplicada, por meio de pesquisa documental e de campo e com natureza de cunho quanti-qualitativo. A aplicação da pesquisa se dará por meio do desenvolvimento de oficinas, minicurso e aplicação de questioário aberto com pelo menos 30 alunos de turma a ser escolhida do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Piauí, campus de Picos-PI. Ao final das oficinas espera-se que os alunos tenham adquirido uma consciência política e passem a perceber que o desenvolvimento dos direitos trabalhistas é consequência da união de muitas lutas realizadas ao longo da história. Os estudantes devem entender ainda, que muitos trabalhadores já foram colocados sob condições degradantes, as quais geraram os direitos básicos de hoje e que a ausência desses direitos é um mal que amplia as diferenças entre ricos e pobres, sendo assim, uma verdadeira ferramenta de exploração da população mais carente.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino Médio Integrado; direitos trabalhistas; cidadania; consciência política.

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Publicado

2023-07-14

Como Citar

Lima e Silva, W. (2023). ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA ABORDAGEM DE DIREITOS TRABALHISTAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ, CAMPUS DE PICOS-PI. Cadernos Cajuína, 8(2), e238211. https://doi.org/10.52641/cadcajv8i2.120

Edição

Seção

Seminário de Pós-Graduação do IFSertãoPE