IDENTIDADES QUEER, ENSINO MÉDIO INTEGRADO E FORMAÇÃO PARA O TRABALHO

Autores

  • ALLAN DIEGO RICARTE DE ARAUJO IFSERTÃO PE

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv8i2.121

Resumo

O movimento queer, germinado no contexto estadunidense da década de 1980, fez eclodir uma série de fenômenos sociais, políticos, culturais e econômicos contra-hegemônicos que, no cerne de suas reivindicações, defendia o direito de existir de corpos e identidades fora dos padrões da cisgeneridade e da heteronormatividade em um sistema que não concebia – e ainda não concebe – a legitimidade da diversidade sexual e de gênero. Espaços como a escola, cuja própria concepção contemporânea pressupõe uma sustentação da diferença, tem se tornado cada vez mais lugares profícuos para o debate sobre a complexidade da existência humana em todas as suas particularidades e, aqui, as identidades queer podem encontrar uma importante via de fortalecimento. Contudo, entendendo a educação como lócus de formação para o trabalho, é imprescindível compreender como se articulam os saberes frente à crescente demanda por iniciativas que validem, promovam e reforcem a diversidade sexual e de gênero, bem como combatam, ativa e proativamente, quaisquer formas de discriminação neste âmbito. Como base teórica, este trabalho se referencia, no que tange aos estudos de gênero, dentre outros, em Butler (2013; 2019; 2022); Le Breton (2007); Ribeiro et al (2007); Louro (2003; 2004; 2018); e, no tocante aos movimentos da educação para o trabalho, nos estudos de Della Fonte (2018); Ciavatta (1990); Frigotto (1985) e Kuenzer (1988), dentre outros. Ressalta-se a importância de capacitar profissionais da educação profissional e tecnológica para, em sua prática, considerar as relações singulares que se presentificam na formação de pessoas queer, materializando estas existências. Espera-se, com este trabalho, que possa haver, a partir de reflexões e debates, a transformação das práticas em EPT convencionalmente alicerçadas em pressupostos cisheteronormativos em um exercício profissional fundado no respeito, na sustentação e na defesa intransigente das diferenças e na preparação efetiva dos corpos dissidentes para o mundo do trabalho.

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Publicado

2023-07-14

Como Citar

RICARTE DE ARAUJO, A. D. (2023). IDENTIDADES QUEER, ENSINO MÉDIO INTEGRADO E FORMAÇÃO PARA O TRABALHO. Cadernos Cajuína, 8(2), e238207. https://doi.org/10.52641/cadcajv8i2.121

Edição

Seção

Seminário de Pós-Graduação do IFSertãoPE