FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: PERSPECTIVAS E PRÁXIS NO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ- CAMPUS PICOS NO CONTEXTO DA EJA PROFISSIONAL
Resumo
Este trabalho objetiva compreender como se dá, a formação emancipatória e autônoma dos alunos com vistas a desenvolvê-los de forma omnilateral no contexto EJA profissional. O texto destina-se a identificar a relação entre teoria e prática, e de como os discentes do Instituto federal do Piauí- Campus Picos do IFPI, podem alcançar uma educação humana integral por meio de práticas educativas na perspectiva político-emancipatória. A condução metodológica será desenvolvida por meio de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, utilizando dos instrumentos tais como: entrevistas, questionários, assim como pesquisa bibliográfica e análise de documentos. A coleta de dados será realizada, tanto com os docentes quanto com os discentes. O referido trabalho intenciona a colaboração para uma concepção reflexiva de educação profissional e formativa, voltado para uma compreensão da dicotomia entre o trabalho manual e o trabalho intelectual. Para isso será utilizado o aporte teórico de Antônio Gramsci, Karl Marx, Paulo Freire, Maria Ciavatta, Gaudêncio Frigotto e Maris Ramos. Com este trabalho, poderíamos chegar a uma caracterização do trabalho como princípio educativo no contexto da educação de jovens e adultos, com percepção da relação trabalho e ensino. Chegando a um resultado esperado de como houve uma associação teórico-prático, e integral com aplicabilidade no mundo do trabalho. A contribuição desse trabalho proporcionará um entendimento da construção formativa e práxis pedagógica dos sujeitos no contexto do PROEJA, com o propósito emancipador, autônomo e omnilateral.
Referências
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