FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: PERSPECTIVAS E PRÁXIS NO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ- CAMPUS PICOS NO CONTEXTO DA EJA PROFISSIONAL

Autores

  • Aurélio Secundo Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv8i2.124

Resumo

Este trabalho objetiva compreender como se dá, a formação emancipatória e autônoma dos alunos com vistas a desenvolvê-los de forma omnilateral no contexto EJA profissional.  O texto destina-se a identificar a relação entre teoria e prática, e de como os discentes do Instituto federal do Piauí- Campus Picos do IFPI, podem alcançar uma educação humana integral por meio de práticas educativas na perspectiva político-emancipatória. A condução metodológica será desenvolvida por meio de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, utilizando dos instrumentos tais como: entrevistas, questionários, assim como pesquisa bibliográfica e análise de documentos. A coleta de dados será realizada, tanto com os docentes quanto com os discentes. O referido trabalho intenciona a colaboração para uma concepção reflexiva de educação profissional e formativa, voltado para uma compreensão da dicotomia entre o trabalho manual e o trabalho intelectual. Para isso será utilizado o aporte teórico de Antônio Gramsci, Karl Marx, Paulo Freire, Maria Ciavatta, Gaudêncio Frigotto e Maris Ramos. Com este trabalho, poderíamos chegar a uma caracterização do trabalho como princípio educativo no contexto da educação de jovens e adultos, com percepção da relação trabalho e ensino. Chegando a um resultado esperado de como houve uma associação teórico-prático, e integral com aplicabilidade no mundo do trabalho. A contribuição desse trabalho proporcionará um entendimento da construção formativa e práxis pedagógica dos sujeitos no contexto do PROEJA, com o propósito emancipador, autônomo e omnilateral.

Referências

CIAVATTA, M. O ensino integrado, a politécnica e a educação omnilateral. Por que lutamos? Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 1, p. 187–205, 2014.

FRIGOTTO, G; CIAVATTA, M; RAMOS, M.N. Ensino médio integrado: concepção e contradições. 1.ed. São Paulo,2005.

MARX, Karl. Engels, Friedrich A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Furbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas (1845-1846). São Paulo: Boitempo, 2007.

PRESTES, Maria Luci de mesquita. A pesquisa e a construção do conhecimento científico: do planejamento aos textos, da escola à academia.3. ed. São Paulo: Rêspel,2008.

SEVERINO, Antônio Joaquim .Metodologia do trabalho científico.23. ed.São Paulo : Cortez,2007.

ZEN, Elieser Toretta; OLIVEIRA, Edna Castro de. A práxis filosófica no Proeja: reflexões sobre as relações sociais capitalistas e a formação humana integral. Educar em Revista, v. 34, n. 69, p. 231-244, 2018.

Downloads

Publicado

2023-07-14

Como Citar

Ferreira, A. S. (2023). FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: PERSPECTIVAS E PRÁXIS NO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ- CAMPUS PICOS NO CONTEXTO DA EJA PROFISSIONAL. Cadernos Cajuína, 8(2), e238208. https://doi.org/10.52641/cadcajv8i2.124

Edição

Seção

Seminário de Pós-Graduação do IFSertãoPE