A PRECARIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DOS CURSOS TÉCNICOS E SEUS IMPACTOS NOS AMBIENTES FORMAIS E INFORMAIS DA ESCOLA EEEP

Autores

  • Francisca Alves de Souza

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv8i2.125

Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar os  impactos da formação pedagógica dos professores que atuam na educação profissional da Escola EEEP Governador Virgílio Távora no ensino médio integrado a técnico profissional, tendo em vista que embora a formação docente seja um tema muito debatido no meio acadêmico, a formação do professor que atua na educação profissional ainda é algo que merece uma reflexão e um aprofundamento teórico e prático sobre as políticas que norteiam a formação docente, bem como a realidade desses profissionais no ambientes de trabalho. O objetivo geral é compreender como a precarização da formação docente compromete a prática pedagógica dos professores, e o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Analisar as consequências da ausência de formação para a prática docente dos professores. Investigar como o ambiente de trabalho pode contribuir ou dificultar para que haja formação para esses profissionais. Refletir como as políticas públicas podem de forma direta ou indireta interferir nos processos de formações docente. Demonstrar como a precarização do trabalho docente pode contribuir para um trabalho precarizado nos espaços de formação da educação profissional. As perguntas que irão direcionar essa investigação serão: como os professores percebem que a ausência da formação docente pode interferir na sua prática no espaço escolar?  Qual a importância da formação docente para os professores? Como as políticas educacionais tem contribuído para a sua formação docente, bem como para uma melhoria na qualidade de sua prática no processo de ensino aprendizagem? Como a estabilidade profissional pode comprometer o trabalho do professor e a sua formação pedagógica docente? Quais os desafios vivenciados pelos profissionais da educação ligados aos movimentos artísticos musicais nos espaços não-formais? O resultado desta pesquisa resultará em uma dissertação, bem como em um produto educacional que será disponibilizado no meio acadêmico. Tendo como resultado um estudo bibliográfico sobre a história da formação docente na Educação profissional e a análise de todos os dados coletados ao longo do estudo realizado com os docentes da educação profissional da Escola EEEP Governador Virgílio Távora.  

Referências

ANTUNES, Ricardo (2005). Os sentidos do Trabalho. São Paulo: Boitemp

BOGDAN Roberto C; BIKLEN, Knopp Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994. (Coleção Ciências da Educação).

BRAVERMAN, H. Trabalho e capital monopolista. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

FRANZOI, Naira. Entre formação e o trabalho: trajetórias e identidades profissionais. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 2006.

FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. São Paulo: Cortez, 1997

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, Freire, 2002.

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. A política de educação profissional no governo Lula: um percurso histórico controvertido. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, out. 2005.

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Org.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005a.

FRIGOTTO, G. Educação e a construção democrática no Brasil: da ditadura civil-militar à ditadura do capital. In: FAVERO, O.; SEMERARO, G. (Org.). Democracia e construção do público no pensamento educacional brasileiro. Petrópolis: Vozes, 2002.

KUENZER, Acácia Zeneida. As Mudanças No Mundo Do Trabalho E A Educação: Novos desafios para gestão. I n: In: FERREIRA, Naura S. Carapeto (org.) Gestão Democrática da Educação: Atuais tendências, novos desafios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

MADEIRA, M. C. Representações Sociais de Professores sobre a própria profissão: à busca de sentidos. Universidade Católica de Petrópolis – UCP.

Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/23/textos/2027t.pdf Acesso em 30.08.13

MARCON, G. B. (Org.). Sobre teorias, teóricos e temas relevantes em educação. São Carlos: Pedro & João, 2011.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnica de pesquisa. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Bomtempo, 2008.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Teses contra Feuerbach. São Paulo: Abril Cultural, 1974. 413 p. (Coleção Os Pensadores, v. 35.)

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. O manifesto comunista. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. ed. Petrópolis: Vozes, 2016.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social. Petrópolis: Editora Vozes, 1993.

MOURA, Dante Henrique. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 1, jul. 2015. ISSN 2447-1801. Disponível em: Acesso em: 06 out. 2020.

MOURA, Dante Henrique. Trabalho e Formação docente na Educação Profissional. Natal: IFRN, 2014b. Disponível em:http://portal.ifrn.edu.br/pesquisa/editora/livros-para-download/trabalho-e-formacao-docente-na-educacao-profissional-dante-moura. Acesso em 30 de abril de 2019.

PARO, V.H. Administração escolar: uma introdução crítica. 2. ed. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1988.

PIMENTA, S. G. e ANASTASIOU, L. D. G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

RAMOS, Marise. Filosofia da práxis e práticas pedagógicas de formação de trabalhadores. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 1. 2014.

ROCHA, G. K.; FARIAS, T. T. . Imaginário estético dos afetos em Bachelard. Modernos & Contemporâneos, v. 7, 2023.

SANTOS, Bruno Freitas. Um Mapeamento para aprendizagem significativa na educação profissional e tecnológica no Ensino Médio Integrado no Campus Petrolina Zona Rural, 2023 - 85 f.

SARTÓRIO, L. A. V. As reformas educacionais nos anos noventa e a desestruturação da transmissão social do conhecimento. In: SILVA, L. B. L.; BARCELLOS, A. C. K.;

SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2011. (Coleção educação contemporânea).

SAVIANI, Demerval. O choque teórico da politécnia. Trabalho, Educação & Saúde, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 115-130, 2003.

SAVIANI, Demerval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Trabalho apresentado na 29ª Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2006. (mimeo.).

SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. – 3. ed. rev. – Campinas, S: Autores Associados, 2010. – (Coleção memória da educação).

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. – 24. ed. e atual. – São Paulo: Cortez, 2016.

Downloads

Publicado

2023-07-14

Como Citar

Souza, F. A. de. (2023). A PRECARIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DOS CURSOS TÉCNICOS E SEUS IMPACTOS NOS AMBIENTES FORMAIS E INFORMAIS DA ESCOLA EEEP . Cadernos Cajuína, 8(2), e238212. https://doi.org/10.52641/cadcajv8i2.125

Edição

Seção

Seminário de Pós-Graduação do IFSertãoPE