A DIVERSIDADE CULTURAL NO ESPAÇO ESCOLAR BRASILEIRO DO SÉCULO XXI:

ANALISANDO A REALIDADE DE PICOS – PIAUÍ

Autores

  • Poliana Coelho dos Santos
  • Wagner Gonçalves da Silva
  • Rafael Douglas Sousa de Andrade
  • Aline Araújo de Lima

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv8i2.127

Palavras-chave:

Diversidade cultural, Espaço escolar, Picos – Piauí

Resumo

Este artigo debate sobre a diversidade cultural brasileira dentro do espaço escolar, com suas possibilidades de apresentação na realidade de Picos – Piauí, na Unidade Escolar Landri Sales, enquanto endereço expositivo das multiformes construções das identidades étnicas que caracterizam o Brasil do século XXI, cuja reflexão sobre o assunto ocorre através de pesquisa bibliográfica, analisando o ambiente escolar brasileiro no aspecto de valorização da diversidade cultural, considerando a LDB nº 9.394/96 e enfatizando o ambiente escolar picoense. O conteúdo que segue tem como objetivo proeminente fomentar por meio de discussão teórica a construção do conhecimento na escola a partir da tematização da valorização da diversidade sociocultural do Brasil, levando em conta o espaço local de Picos – Piauí sobre tais manifestações multiétnicas. Para tanto, este texto científico recorre a autores de trabalhos em torno do assunto sobre a diversidade étnica e cultural do Brasil do século XXI, a exemplo de Ferreira (2009), Morgado e Araújo (2009), Mioranza e Roësch (2010), Moura Junior (2013), Rodrigues (2013), Fiss, Taschetto e Silva (2014), entre outros, a fim de que suas anotações assegurem a sustentação dissertativa ao longo do desenvolvimento do texto, quando se reflete sobre o respeito à multiculturalidade já em um panorama delimitado, a exemplo de Picos – Piauí.

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Publicado

2023-07-14

Como Citar

Santos, P. C. dos, Silva, W. G. da, Andrade, R. D. S. de, & Lima, A. A. de. (2023). A DIVERSIDADE CULTURAL NO ESPAÇO ESCOLAR BRASILEIRO DO SÉCULO XXI:: ANALISANDO A REALIDADE DE PICOS – PIAUÍ. Cadernos Cajuína, 8(2), e238214. https://doi.org/10.52641/cadcajv8i2.127

Edição

Seção

Seminário de Pós-Graduação do IFSertãoPE