AS MANIFESTAÇÕES DA ANSIEDADE EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFPE CAMPUS AFOGADOS DA INGAZEIRA

Autores

  • Denise Duarte Silva Brito
  • Cristiane Ayala de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv8i2.129

Palavras-chave:

Ansiedade, Adolescentes, Ensino Médio Integrado

Resumo

É perceptível com muita frequência, excessos de ansiedade, no contexto escolar. Para fundamentar tais reflexões devem ser utilizados autores como Gaudêncio Frigotto, Marise Ramos, Ricardo Ribeiro, Dermeval Saviani, o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5. Dessa forma, o objetivo geral desta pesquisa é analisar as manifestações dos níveis de ansiedade em estudantes do último ano do ensino médio integrado do Instituto Federal de Educação de Pernambuco do Campus Afogados da Ingazeira. Para tanto, pretende-se realizar uma metodologia com finalidade aplicada, por meio de pesquisa documental e bibliográfica, de campo e com abordagem quali- quantitativa. A aplicação da pesquisa se dará por meio da utilização de questionário semiestruturado e teste psicológico com alunos concluintes do ensino médio integrado do Instituto Federal de Educação de Pernambuco, Campus Afogados da Ingazeira. Acredita-se que essa pesquisa poderá trazer reflexões sobre o tema e apresentar ao final do estudo, contribuições para uma melhor compreensão e auxílio na qualidade de vida das pessoas que possuem transtornos ansiosos, além da prevenção e promoção da saúde mental no âmbito escolar.

Referências

ABRAHÃO, Taís Batizaco; LOPES, Alda Penha Andrello. Principais Causas do Estresse e da Ansiedade na Sociedade Contemporânea e Suas Consequências na Vida do Indivíduo. Contradição-Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], ano 2022, v. 3, n. 1, p. 1-16, 21 mar. 2023. DOI https://doi.org/10.33872/revcontrad.v3n1.e028. Disponível em: https://revista.unifatecie.edu.br/index.php/revcontrad/article/view/39/61. Acesso em: 20 jun. 2023.

ALMEIDA, Taiza Silva; FONCÊCA, Claudinéia dos Santos. COVID-19 E ANSIEDADE: do caos ao atendimento psicológico. Revista FAROL- Faculdade de Rolim de Moura, Revista FAROL- Faculdade de Rolim de Moura, v. 18, ed. 18, p. 59-75, maio 2023. Disponível em: https://revista.farol.edu.br/index.php/farol/article/view/431/259. Acesso em: 10 jun. 2023.

ALVES, Mariane Inaraí. Efeito da Terapia Comunitária Integrativa sobre os sintomas de ansiedade e depressão em adolescentes. Orientador: Denis da Silva Moreira. 2020. 138 f. Dissertação (Pós graduação em efermagem) - Mestranda, Universidade Federal de Alfenas, 2020.

BBC BRASIL (Brasil). Covid: saúde mental piorou para 53% dos brasileiros sob pandemia, aponta pesquisa. BBC News Brasil, Internet, ano 2021, p. 1, 14 abr. 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-56726583. Acesso em: 18 jun. 2023.

BONADIMAN, C. S. C. et al. A carga dos transtornos mentais e decorrentes do uso de substâncias psicoativas no Brasil: Estudo de Carga Global de Doença, 1990 e 2015. Revista Brasileira de Epidemiologia, maio. 2017. v. 20, n. suppl 1, p. 191–204. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbepid/a/SJbmVzZy3tD7dk3NDmYZmDq/?lang=pt.

BRASIL. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília 16 jul. 1990.

INSTITUI A REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, CRIA OS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Lei nº Lei 1892, de 29 de dezembro de 2008. Decreto 7022. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências., [S. l.], 29 dez. 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 24 jun. 2023.

CASTRO, Antonia de Maria Rodrigues de Sousa; SILVA, Maria Adelane Monteiro da; PARENTE, José Reginaldo Feijão. WORLDVIEW OF YOUNG SCHOOLCHILDREN FROM A MUNICIPALITY IN THE STATE OF PIAUÍ-BRAZIL. Revista de pesquisa: Cuidado é funtamental, [s. l.], ano 2021, v. 12, ed. 12, p. 444-449, 1 maio 2021. DOI 10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.8499. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8499/pdf. Acesso em: 22 jun. 2023.

DAPARI, Rahmat; BASHAABIDIN, Mohd Safrin Mohamad ; HASSAN, Mohd Rohaizat ; DOM, Nazri Che ; RAHIM, Syed Sharizman Syed Abdul ; MAHIYUDDIN, Wan Rozita Wan . Health Education Module Based on Information-Motivation-Behavioural Skills (IMB) for Reducing Depression, Anxiety, and Stress among Adolescents in Boarding Schools: A Clustered Randomised Controlled Trial. Int. J. Environ. Res. Public Health 2022, 19 (22), 15362; https://doi.org/10.3390/ijerph192215362

DUTRA, Weysla Paula de Souza Lopes; AMARAL, Cledir de Araújo. Ansiedade Em Estudantes do Ensino Médio Integrado no Contexto da Pandemia de Covid-19. Revista Conexão na Amazônia, ISSN 2763-7921, v. 2, n. Edição especial VI Conc&t, 2021.

FEITOSA, A. S.; CORREIA, A. F. S. B.; DA SILVA, M. N. P. ADOLESCÊNCIA E TRANSTORNOS DE ANSIEDADE: O MAL DO SÉCULO NA POUCA IDADE. Revista Contemporânea, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 4572–4585, 2023. DOI: 10.56083/RCV3N5-060. Disponível em: https://ojs.revistacontemporanea.com/ojs/index.php/home/article/view/818. Acesso em: 13 jun. 2023.

FELÍCIO, J. F.; DE MOURA, I. da S.; SILVA, A. S.; VASCONCELOS, M. X.; DIAS, H. G.; DA SILVA, I. C.; DO AMARAL, J. F. REFLETINDO SOBRE A DEPRESSÃO E A ANSIEDADE NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 482–490, 2020. DOI: 10.16891/696. Disponível em: https://interfaces.unileao.edu.br/index.php/revista-interfaces/article/view/696. Acesso em: 23 jun. 2023.

FERREIRA Mendes, R.; MARQUES, W. Sentidos do ensino médio integrado: um estudo de caso no instituto federal do norte de Minas Gerais - IFNMG - campus Almenara. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 45, p. 277-295, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i45.6667. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6667. Acesso em: 24 jun. 2023.

FRANÇA, Ana Letícia de. Impactos da ansiedade nos hábitos alimentares de adolescentes vestibulandos. Orientador: Profa. Dra Daniellede Andrade Pitanga de Melo. 2023. 39 f. TCC (Bacharelado em Nutrição) - Graduanda, [S. l.], 2023.

FREITAS, Lucas Cordeiro; NOBRE, Mirella Rodrigues. Associações entre ansiedade social e habilidades sociais em crianças e adolescentes brasileiros. Revista Psicologia em Pesquisa, v. 17, n. 2, p. 1-27, 2023.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A polissemia da categoria trabalho e a batalha das ideias nas sociedades de classe. Revista Brasileira de Educação v. 14 n. 40 jan./abr. 2009.

GONZAGA, L. R. V. Enfrentamento provas escolares: Relações com problemas de comportamento e rendimento acadêmico no ensino médio. Dissertação (Doutorado em Psicologia) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016. Disponível em: https://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/bitstream/handle/123456789/15755/ccv_ppgpsico_dr_Luiz_RVG.pdf?sequence=1&isAllowed=y.

LEITÃO, Gabriel José Gomes; MOURA, Layane Kelly de Souto. Anxiety disorders in medicine students in Brazil: an integrative review. Brazilian Journal of Health Review, Curitiba, v. 6, n.3, p.12011-12020,may./jun.,2023.

MOURA, D. H. LIMA FILHO, D. L. SILVA, M. R. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Texto apresentado como trabalho encomendado pelo Grupo de Trabalho "Trabalho e Educação" (GT-09), na 35ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), em Porto de Galinhas/PE, 2012. Revista Brasileira de Educação [online]. Rio de Janeiro, vol.20, n.63, pp.1057-1080, outubro/dezembro 2015. ISSN 1809-449X. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206313.

Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5/ [American Psychiatric Associotion; tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento... et al.]; revisão técnica: Aristides Volpato Cordioli... [et al].-5.ed.- Porto Alegre: Artmed,2014.

MUNIZ, Monalisa; FERNANDES, Débora Cecílio. Autoconceito e ansiedade escolar: um estudo com alunos do ensino fundamental. Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 20, Número 3, setembro/ Dezembro de 2016: 427-436.

NARDI, Antônio Egídio; ANTÔNIO, João Quevedo; SILVA, Antônio Geraldo da (organizadores). Transtorno de Pânico - Teoria e Clínica. Porto Alegre- RS: Artmed, 2013.

OLIVEIRA, Sandra Maria Da Silva Sales. O Modelo De Rasch Para Avaliar O Inventário De Ansiedade Na Escola. Orientador: Profª. Drª. Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly. 2012. 151 F. Modelo De Rasch Para Avaliar O Inventário De Ansiedade Na Escola (Doutorado Em Psicologia) - Doutoranda, [S. L.], 2012.

OLIVEIRA, Guilherme Cordeiro da Graça de; BORUCHOVITCH, Evely. Ansiedade entre estudantes do ensino médio, gênero e escolaridade: contribuições para a educação. Rev. Educ. Questão, Natal, v. 59, n. 62, e-26453, out. 2021. Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352021000400101&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 19 jun. 2023. Epub 18-Abr-2022. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n62id26453.

PACHECO, Eliezer (org.) Fundamentos político-pedagógicos dos institutos federais: diretrizes para uma educação profissional e tecnológica transformadora. Natal: IFRN, 2015. 67 p. E-book.

PEREIRA, Mara Dantas; BEZERRA, Claudia Mara Oliveira. Intervenções da Terapia Cognitivo-Comportamental para Transtorno de Ansiedade Generalizada: Estudo de Caso. Revista Eixo. Brasília-DF, v. 12, n. 1, janeiro-abril de 2023. ISSN 2238-5630.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de (orgs.) Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. 2.ed. E-book.

RAMOS, Marise. Concepção de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Seminário promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Pará nos dias 08 e 09 de maio de 2008.

RIBEIRO, Ricardo. O Trabalho como Princípio Educativo: algumas reflexões. Saúde e Sociedade, v.18, supl.2, 2009.

RIBEIRO, Fabiane Lobato. Ansiedade na escola: desempenho e dificuldades na aprendizagem de adolescentes. Orientadora: Vívian da Silva Lobato. 2022. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4478. Acesso em: 23 de junho de 2023.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação v. 12 n. 34 jan./abr. 2007.

SANTOS, Keylla Matos Rocha; AZEVEDO, Raphael Alves; LIMA, Rosane Araújo Silva. Transtornos depressivos e de ansiedade em estudantes do ensino médio. Research, Society and Development, v.12, n.5, e 8912541539, 2023.

SANTOS, Havanny Siqueira; VASQUES, Ana Tereza Dias; AZEVEDO, Gleiton Nunes de. Transtorno de Ansiedade na Infância: Alterações Cognitivas e Os Impactos na Aprendizagem Escolar na Terceira Infância. Psicologias em Movimento - v.2, n.1: jan-jul, 2022.

SILVA, Matheus Henrique da. Adolescência e ansiedade: interfaces com a Educação / Matheus Henrique da Silva -- 2023. 39f. TCC (Graduação). Orientador (a): Izabella Mendes Sant’Ana.

SILVA, Priscila Carla da. TRANSTORNO DE ANSIEDADE DE SEPARAÇÃO EM ADOLESCENTES ESCOLARES E OS PREJUÍZOS NO ASPECTO SOCIAL. Orientador: Dra. Prof. Paula Rejane Beserra Diniz. 2023. 61 f. Dissertação (Mestre em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento.) - Mestranda, [S. l.], 2023.

SOARES, M.; CAIXETA, CAS.; AMÂNCIO, N. de FG. Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) em crianças e adolescentes: efeitos e tratamentos. Investigação, Sociedade e Desenvolvimento. Research, Society and Development, v. 12, n. 1, e8412139296, 2023 (CC BY 4.0) | ISSN 2525-3409 | DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v12i1.39296. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39296. Acesso em: 13 jun. 2023.

SOARES, Dalila Pereira.; ALMEIDA, Rosiney Rocha. Intervention and management of anxiety in students of the integrated high school. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 10, p. e3789106457, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i10.6457. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/6457. Acesso em: 23 jun. 2023.

SOUZA, Cleide Maria de. ANSIEDADE E DESEMPENHO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. Orientador: Profa. Dra. Neide de Brito Cunha. 2020. 80 f. Dissertação (Mestre em Educação) - Mestranda, [S. l.], 2020.

SOUSA, Kézia dos Santos; SILVA, Patrícia Oliveira. Transtorno de Ansiedade em Adolescentes: Impactos no Desenvolvimento e Agravamento de Outras Patologias. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, Umuarama, v.27, n.4, p.1962-1973, 2023. ISSN 1982-114X.

SOUZA FILHO, J. J. de .; REISER, M. N. Qualidade de vida no transtorno obsessivo compulsivo. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 13, n. 41, p. 305–314, 2023. DOI: 10.24276/rrecien2023.13.41.305-314. Disponível em: http://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/741. Acesso em: 13 jun. 2023.

SOUZA, Cleide Maria de; CUNHA, Neide de Brito. Desempenho escolar e níveis de ansiedade no Ensino Médio. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 52, p. 307-321, 2021.

THERRIAULT, Danyka; HOULE, Andrée-Anne; LANE, Julie; SMITH, Jonathan; GOSSELIN, Patrick; ROBERGE, Pasquale; DUPUIS, Audrey. A Portrait of Generalized Anxiety Symptoms in a Sample of High School Students: The Importance of Prevention, Screening and Intervention]. / Portrait des symptômes d'anxiété généralisée chez les élèves du secondaire : l'importance de la prévention, du dépistage et de l'intervention. Sante Ment Que. 2022 Spring;47(1):263-287. French. PMID: 36548802.

VIEIRA JÚNIOR, Márcio Gomes. MDMA como alternativa farmacológica para o tratamento de transtornos de ansiedade: Uma revisão bibliográfica. Orientador: Profa. Dra. Milena de Barros Viana. 2023. 42 f. TCC (Bacharel em Psicologia) - Graduand0, [S. l.], 2023.

WIEDEMANN, S. C.; JUK, J.; MILLIORIN, S. A.; TEXCA, C. R.; POLETTO, D. P. O Ensino Médio Integrado no Instituto Federal do Paraná: A categoria inclusão nos Projetos Pedagógicos de Curso. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e13347, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.13347. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13347

Acesso em: 24 jun. 2023.

Downloads

Publicado

2023-07-14

Como Citar

Brito, D. D. S., & Oliveira, C. A. de. (2023). AS MANIFESTAÇÕES DA ANSIEDADE EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFPE CAMPUS AFOGADOS DA INGAZEIRA. Cadernos Cajuína, 8(2), e238215. https://doi.org/10.52641/cadcajv8i2.129

Edição

Seção

Seminário de Pós-Graduação do IFSertãoPE