O EXERCÍCIO DA ORATÓRIA COMO COMPETÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM INFORMÁTICA DO IFPB CAMPUS CAJAZEIRAS

Autores

  • Vivianne Ribeiro Duarte

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv8i2.131

Palavras-chave:

Ensino médio integrado, Educação Profissional Tecnológica, Oratória

Resumo

Os discentes iniciam o ensino médio na fase da adolescência, período de transformação do ser social. Aos 14, 15 anos de idade, na maioria das vezes tímidos, inseguros, apresentam dificuldades de apresentar trabalhos, seminários, se perdem nas palavras e não conseguem repassar o conteúdo. Não tiram dúvidas das matérias e como consequência se prejudicam com notas baixas, desperdiçam oportunidades de estágios, por não encararem uma banca de entrevista, por exemplo.Esses jovens se deparam com o medo de falar em público e as dificuldades na oratória, tornando um dos maiores medos a serem enfrentados. Na história da educação, a oratória destinava-se a classe dominante em um processo educativo voltado para o pensar e o falar, enquanto que a classe proletária, educação era exclusivamente treinamento no trabalho pela imitação e adestramento. Uma divisão explícita de uma luta de séculos para superação da divisão entre aqueles que são livres, tem acesso à cultura, bens e poder daqueles que apenas produzem. Para continuar esta luta pela educação, voltada ao pleno desenvolvimento e humanização, o presente trabalho objetiva-se a investigar de que maneira a oratória pode contribuir com o desenvolvimento dos alunos do 1° ano do ensino médio integrado em informática do IFPB Campus Cajazeiras.

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Publicado

2023-07-14

Como Citar

Duarte, V. R. (2023). O EXERCÍCIO DA ORATÓRIA COMO COMPETÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM INFORMÁTICA DO IFPB CAMPUS CAJAZEIRAS. Cadernos Cajuína, 8(2), e238203. https://doi.org/10.52641/cadcajv8i2.131

Edição

Seção

Seminário de Pós-Graduação do IFSertãoPE