O EXERCÍCIO DA ORATÓRIA COMO COMPETÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM INFORMÁTICA DO IFPB CAMPUS CAJAZEIRAS
Palavras-chave:
Ensino médio integrado, Educação Profissional Tecnológica, OratóriaResumo
Os discentes iniciam o ensino médio na fase da adolescência, período de transformação do ser social. Aos 14, 15 anos de idade, na maioria das vezes tímidos, inseguros, apresentam dificuldades de apresentar trabalhos, seminários, se perdem nas palavras e não conseguem repassar o conteúdo. Não tiram dúvidas das matérias e como consequência se prejudicam com notas baixas, desperdiçam oportunidades de estágios, por não encararem uma banca de entrevista, por exemplo.Esses jovens se deparam com o medo de falar em público e as dificuldades na oratória, tornando um dos maiores medos a serem enfrentados. Na história da educação, a oratória destinava-se a classe dominante em um processo educativo voltado para o pensar e o falar, enquanto que a classe proletária, educação era exclusivamente treinamento no trabalho pela imitação e adestramento. Uma divisão explícita de uma luta de séculos para superação da divisão entre aqueles que são livres, tem acesso à cultura, bens e poder daqueles que apenas produzem. Para continuar esta luta pela educação, voltada ao pleno desenvolvimento e humanização, o presente trabalho objetiva-se a investigar de que maneira a oratória pode contribuir com o desenvolvimento dos alunos do 1° ano do ensino médio integrado em informática do IFPB Campus Cajazeiras.
Referências
AMOSSY, Ruth. Argumentação e análise do discurso perspectivas teóricas e recortes disciplinares. Tradução de Eduardo Lopes Piris e Moisés Olímpio Ferreira. EID&A – Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, Ilheus, n.1 p.129-144.
ARISTÓTELES. Retórica. revista. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda. 2005.
DAYOUB, Khazzoun Mirched. A Ordem das Ideias Palavra,imagem e persuasão: a retórica. Barueri, SP: Manole, 2004.
FREIRE, P. (2021). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz & Terra. São Paulo, 2001.
GONÇALVES, Soraia Nascimento. Contributos para a definição do orador ideal: estudo e tradução do Orator de Cícero. 2017. Tese de Doutorado.
KERFERO, G. B. O movimento Sofista. 1. ed. São Paulo: Loyola, 1999.
LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Fundamentos da metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Altas, 2010.
MACEDO, D. R. (2015). A importância da retórica para o profissional do direito. Conteúdo jurídico. Disponível em: https://www.Conteudojuridico.Com.Br/consulta/artigos/44652/a importancia-da-retorica-para-o-profissional-do-direito. Acesso em 20 jun 2023.
MANACORDA, Mario Alighiero. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. 3. ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1992.
MARCUSCHI, L. A. Oralidade e ensino, uma questão pouco ‘falada’. In: DIONÍSIO, Angela Paiva e BEZERRA, Maria Auxiliadora (orgs.). O livro didático de português. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
MARSILLAC, Narbal de. Racionalidade retórica e argumentativa. Princípios Natal, v.18,n.30, jul/dez.2011,p.271-291.
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos.São Paulo: Boitempoeditorial, 2021. v. 3
ORATÓRIAin.: Dicio, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2023. Disponível em:, https://www.dicio.com.br/oratoria/Acesso em 9 jun 2023.
PERELMAN, Chaim&ALBRECHTS-TYTECA,lucie. tratado da augumentação - a nova retórica. Trad. Maria E. G. G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
RIBEIRO, Ricardo. O trabalho como princípio educativo: algumas reflexões. Saúde e sociedade, São Paulo, v.18, supl. 2, p. 48-54, jun. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/SJj3TqPtxngWWKtScVDkYQF/abstract/?lang=pt. Acesso em: 3 jun. 2023.
SANTOS, V. F., SILVA, P. R.. Algumas Contribuições dos Sofistas à Educação. Batatais: Educação, v.5, p. 95-108, 2015.
SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 12, n. 34, p. 152-165, jan./abr. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/wBnPGNkvstzMTLYkmXdrkWP/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 3 jun. 2023.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico.São Paulo: Cortez, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 CC-BY-NC-ND

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Informações:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Nenhuma taxa ou contribuição será solicitada aos autores. A revista não cobra nenhum tipo de valor nem a seus autores, nem a seus leitores. Nossa política é de incentivo ao compartilhamento público e livre do conhecimento.