A SEMÂNTICA OPERATÓRIA DE ANTOINE CULIOLI E UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE GRAMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcajv8i2.133Palavras-chave:
Ensino de Gramática, Enunciação, TOPE, Atividade de linguagemResumo
Este artigo objetiva esboçar uma reflexão sobre o ensino de gramática no âmbito da semântica operatória de Antoine Culioli. A gramática trabalhada na escola ainda não se encontra colocada a serviço do texto, ou seja, não é devidamente explorada em função da construção de significação do texto, dos enunciados. Tendo em vista este aspecto, partimos das concepções de linguagem e de enunciação para a Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas (TOPE) para discutirmos um ensino de gramática voltado para a significação do texto, dos enunciados. Afinal, é a significação que está em jogo quando lemos ou produzimos um texto. E a gramática e o léxico constituem o suporte para que a significação se configure, seja construída e reconstruída.
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