ENCONTROS ENTRE MICHEL SERRES E PAULO FREIRE: UMA EDUCAÇÃO NA CULTURA DA PAZ

Autores

  • Amanda Sacramento
  • Ana Zanoti
  • Maria Emanuela Esteves dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv8i2.137

Palavras-chave:

Michel Serres, Paulo Freire, Diálogo, Educação, Cultura da paz

Resumo

O artigo traz aproximações entre os pensadores Michel Serres e Paulo Freire com o objetivo de refletir sobre as possíveis contribuições da obra desses dois pensadores para o pensamento em educação na perspectiva de uma cultura da paz. Apesar de suas diferenças geográficas, de contexto histórico e social, considera-se que a obra de ambos os autoresconvergem significativamente quando se busca pensar as questões educacionais de nossa contemporaneidade, principalmente no que diz respeito às relações pautadas no diálogo e na alteridade. Para tanto, foram retomados os conceitos: diferença, alteridade e educação para a aproximação entre os autores e suas obras. Construir esse diálogotrouxe resultados relevantes  em razão das convergencias propositivas, capazes de fudamentar um pensamento em educação aberto aos desafios de sua época e à edificação de uma cultura da paz.

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Publicado

2023-07-14

Como Citar

Sacramento, A., Zanoti, A., & Santos, M. E. E. dos. (2023). ENCONTROS ENTRE MICHEL SERRES E PAULO FREIRE: UMA EDUCAÇÃO NA CULTURA DA PAZ. Cadernos Cajuína, 8(2), e238201. https://doi.org/10.52641/cadcajv8i2.137

Edição

Seção

Seminário de Pós-Graduação do IFSertãoPE