ENSAIO SOBRE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA: RESQUÍCIOS DE UMA TEORIA MODERNA PROBLEMATIZANDO A QUESTÃO DA LIBERDADE
Palavras-chave:
Filosofia da Educação, Formação Humana, Teoria Moderna, Filosofia kantiana, LiberdadeResumo
O que é possível compreender da relação entre filosofia da educação e formação humana quando temos a questão da liberdade como problema filosófico? No intuito de tecer uma reflexão para esta questão, sob a perspectiva de uma concepção filosófico-educacional de formação (Bildung) moral, o presente ensaio prioriza obras da filosofia prática kantiana, quais sejam: a Fundamentação da Metafísica dos Costumes, a Crítica da Razão Prática e Sobre a Pedagogia. O ensaio inicia abordando a concepção de Immanuel Kant sobre liberdade na filosofia moral. Em seguida, com base na teoria moderna, faz menção à antinomia, que nada mais é senão o conflito entre natureza humana e liberdade. O presente texto não propõe esgotar a discussão, mas encerra-se evidenciando a ideia da liberdade na formação humana a partir da dimensão escolarizante: o legado pedagógico é pensar a formação humana enquanto construção na qual a liberdade se mantém intrínseca na relação com a ação moral do indivíduo.
Referências
BENDA, Julio. O pensamento vivo de Kant. Trad. Wilson Veloso. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1961.
CENCI, Angelo V.; DALBOSCO, Claudio A.; MÜHL, Eldon H. Sobre filosofia e educação: racionalidade, diversidade e formação pedagógica. Passo Fundo-RS: Editora Universidade de Passo Fundo, 2009.
DALBOSCO, Cláudio Almir (Org.). Filosofia e educação no Emílio de Rousseau: o papel do educador como governante. Campinas, SP: Editora Alínea, 2011a.
______. Educação natural em Rousseau: das necessidades da criança e dos cuidados do adulto. São Paulo: Cortez, 2011b.
DEKENS, Olivier. Compreender Kant. Trad. Paula Silva. São Paulo: Ed. Loyola, 2008.
EIDAM, Heinz. DALBOSCO, Cláudio Almir. Moralidade e educação em Immanuel Kant. Ijuí: Ed. Unijuí, 2009.
FORTES, Luiz Roberto Salinas. Rousseau: o bom selvagem. São Paulo: FTD, 1989.
GALEFFI, Romano. A filosofia de Immanuel Kant. Brasília: Ed. UnB, 1986.
KANT, Immanuel. Sobre a pedagogia. Trad. Francisco Cock Fontanella. Piracicaba-SP: Editora UNIMEP, 1996.
_______. Fundamentação da metafísica dos costumes. Trad. Guido Antônio de Almeida. São Paulo: Discurso Editorial: Barcarolla, 2009.
______. Começo conjectural da história humana. Trad. Edmilson Menezes. São Paulo: Editora UNESP, 2010.
______. Crítica da razão prática. Trad. Valerio Rohden. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
MARQUES, António. Organismo e sistema em Kant: ensaio sobre o sistema kantiano. Lisboa (Portugal): Editorial Presença, 1987.
RÖHR, Ferdinand (Org.). Diálogos em Educação e Espiritualidade. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2010.
VINCENTI, Luc. Educação e liberdade: Kant e Fichte. Trad. Élcio Fernandes. São Paulo: Ed. UNESP, 1994.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 CC-BY-NC-ND

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Informações:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Nenhuma taxa ou contribuição será solicitada aos autores. A revista não cobra nenhum tipo de valor nem a seus autores, nem a seus leitores. Nossa política é de incentivo ao compartilhamento público e livre do conhecimento.