ENSAIO SOBRE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA: RESQUÍCIOS DE UMA TEORIA MODERNA PROBLEMATIZANDO A QUESTÃO DA LIBERDADE

Autores

  • Luis Lucas Dantas da Silva
  • Willamis Aprígio de Araújo

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv8i2.138

Palavras-chave:

Filosofia da Educação, Formação Humana, Teoria Moderna, Filosofia kantiana, Liberdade

Resumo

O que é possível compreender da relação entre filosofia da educação e formação humana quando temos a questão da liberdade como problema filosófico? No intuito de tecer uma reflexão para esta questão, sob a perspectiva de uma concepção filosófico-educacional de formação (Bildung) moral, o presente ensaio prioriza obras da filosofia prática kantiana, quais sejam: a Fundamentação da Metafísica dos Costumes, a Crítica da Razão Prática e Sobre a Pedagogia. O ensaio inicia abordando a concepção de Immanuel Kant sobre liberdade na filosofia moral. Em seguida, com base na teoria moderna, faz menção à antinomia, que nada mais é senão o conflito entre natureza humana e liberdade. O presente texto não propõe esgotar a discussão, mas encerra-se evidenciando a ideia da liberdade na formação humana a partir da dimensão escolarizante: o legado pedagógico é pensar a formação humana enquanto construção na qual a liberdade se mantém intrínseca na relação com a ação moral do indivíduo.

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Publicado

2023-07-14

Como Citar

Silva, L. L. D. da, & Araújo, W. A. de. (2023). ENSAIO SOBRE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA: RESQUÍCIOS DE UMA TEORIA MODERNA PROBLEMATIZANDO A QUESTÃO DA LIBERDADE . Cadernos Cajuína, 8(2), e238210. https://doi.org/10.52641/cadcajv8i2.138

Edição

Seção

Seminário de Pós-Graduação do IFSertãoPE