O USO DE MATERIAIS CONCRETOS E JOGOS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA ENSINAR AS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS BÁSICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL:

Um relato de experiência em uma escola do interior do Piauí

Autores

  • Rui Marques Carvalho IFPI
  • Gildon Cesar de Oliveira
  • Joenilson Vieira Soares

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv8i2.156

Palavras-chave:

Quatro operações básicas, Materiais concretos, Jogos, Ensino, Aprendizagem

Resumo

A Matemática está presente em todos os lugares e um dos seus principais pilares de sustentação são as quatro operações básicas. É um fato que muitos alunos sentem muitas dificuldades de aprender a disciplina de Matemática e um dos fatores que mais impactam é o déficit que muitos carregam desde sua formação básica, ainda no ensino fundamental. O presente trabalho trás um relato de experiência da aplicação de oficinas, utilizando materiais concretos e jogos matemáticos, em alunos de uma turma de 7º ano, de uma escola no interior do Piauí, com enfoque nas quatro operações básicas. Apresentamos os materiais e as instruções na sua utilização, bem como o relato de sua aplicação como um modelo prático. Um estudo sobre a evolução dos alunos foi feito ao final do experimento, baseado em uma pesquisa qualitativa feito junto a proposta de intervenção pedagógica.

Referências

BORDIN, L. M. Os materiais manipuláveis e os jogos pedagógicos como facilitadores do processo de ensino e aprendizagem das operações com números inteiros. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática) - Centro Universitário Franciscano de Santa Maria, Santa Maria – RS 2011.Disponível em: http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/375. Acesso em: 10 abril 2022.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC / SEF, 1998. 148 p.

D’AMBRÓSIO, U. Desafios da Educação Matemática no novo milênio.

Educação Matemática em revista, São Paulo, v. 11, p. 14-17. Dezembro de 2001.

FREITAS, R. C. O. Um ambiente para operações virtuais com o material dourado. 2004. 190 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2004.

GRANDO, R. C. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. 2000. 224p. Tese (Doutorado Em Educação Matemática) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000. Disponível em: http://matpraticas.pbworks.com/w/file/fetch/124818583/tese_grando%281%29.pdf. Acesso em: 10 abril 2022.

MIQUELIN, A.F. Complexidade educacional: O caminho da escola para a leitura de mundo. In: SESI PARANÁ: Diálogos com a prática: construções teóricas – Coletânea 1. SESI, Serviço Social da Indústria/PR.

ROCHA NETO, J. Os conhecimentos prévios dos alunos do 6º ano do ensino fundamental da EMEF Professora Raimunda Cabral sobre o sistema de numeração decimal e as quatro operações fundamentais da aritmética / José Rocha Neto. Dissertação – Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA. Instituto de Ciências da Educação – ICED, Santarém, 2022. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11357301. Acesso em: 24 abril 2022.

VERAS, E. Jogo da ASMD. 2014. Disponível em: <http://www.aartedeaprenderbrincando.com/search?q=asmd>. Acesso em: 04 junho 2022.

Downloads

Publicado

2023-11-16

Como Citar

Marques Carvalho, R., Oliveira, G. C. de, & Soares, J. V. (2023). O USO DE MATERIAIS CONCRETOS E JOGOS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA ENSINAR AS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS BÁSICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: : Um relato de experiência em uma escola do interior do Piauí. Cadernos Cajuína, 8(2), e238234. https://doi.org/10.52641/cadcajv8i2.156

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares