O USO DE MATERIAIS CONCRETOS E JOGOS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA ENSINAR AS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS BÁSICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL:
Um relato de experiência em uma escola do interior do Piauí
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcajv8i2.156Palavras-chave:
Quatro operações básicas, Materiais concretos, Jogos, Ensino, AprendizagemResumo
A Matemática está presente em todos os lugares e um dos seus principais pilares de sustentação são as quatro operações básicas. É um fato que muitos alunos sentem muitas dificuldades de aprender a disciplina de Matemática e um dos fatores que mais impactam é o déficit que muitos carregam desde sua formação básica, ainda no ensino fundamental. O presente trabalho trás um relato de experiência da aplicação de oficinas, utilizando materiais concretos e jogos matemáticos, em alunos de uma turma de 7º ano, de uma escola no interior do Piauí, com enfoque nas quatro operações básicas. Apresentamos os materiais e as instruções na sua utilização, bem como o relato de sua aplicação como um modelo prático. Um estudo sobre a evolução dos alunos foi feito ao final do experimento, baseado em uma pesquisa qualitativa feito junto a proposta de intervenção pedagógica.
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