Proposta Curricular para a Educação Infantil: Experiência de Elaboração a partir da Formação Continuada
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcajv9i5.268Resumo
Este artigo discorre sobre o papel da formação continuada na construção coletiva de proposta curricular para a Educação Infantil, mediada por formadores de professores e professores-redatores das redes municipais de educação. A construção da referida proposta explicitou que a elaboração de uma proposta curricular, realizada por um coletivo de professores, demonstra avanços no cotidiano das redes de ensino em relação ao trabalho coletivo, bem como denota a valorização dos professores e de seus contextos profissionais, e que a formação continuada pode exercer um papel decisivo no reconhecimento da autoria, contribuindo para a autonomia docente. A experiência vivenciada resultou na produção de documentos curriculares que apresentam pressupostos teóricos da Educação Infantil; e propõe a organização curricular, pautada nos conhecimentos e saberes dos professores dessa etapa da Educação Básica. A construção se deu por meio das narrativas dos diálogos com os professores sobre questões polêmicas que giram em torno da pertinência ou não do currículo como dispositivo mediador da práxis pedagógica e de sua organização, abordando o problema da especificidade da Educação Infantil na elaboração e concretização do currículo e trazendo apontamentos preliminares para o diálogo crítico e propositivo com as diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil e com a Base Nacional Comum Curricular. Concluiu-se que a proposta curricular é uma ferramenta indispensável e que precisa estar em constante adequação, tendo em vista a intencionalidade pedagógica dos professores, para que seja garantido o desenvolvimento integral das crianças.
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