Proposta Curricular para a Educação Infantil: Experiência de Elaboração a partir da Formação Continuada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i5.268

Resumo

Este artigo discorre sobre o papel da formação continuada na construção coletiva de proposta curricular para a Educação Infantil, mediada por formadores de professores e professores-redatores das redes municipais de educação. A construção da referida proposta explicitou que a elaboração de uma proposta curricular, realizada por um coletivo de professores, demonstra avanços no cotidiano das redes de ensino em relação ao trabalho coletivo, bem como denota a valorização dos professores e de seus contextos profissionais, e que a formação continuada pode exercer um papel decisivo no reconhecimento da autoria, contribuindo para a autonomia docente. A experiência vivenciada resultou na produção de documentos curriculares que apresentam pressupostos teóricos da Educação Infantil; e propõe a organização curricular, pautada nos conhecimentos e saberes dos professores dessa etapa da Educação Básica. A construção se deu por meio das narrativas dos diálogos com os professores sobre questões polêmicas que giram em torno da pertinência ou não do currículo como dispositivo mediador da práxis pedagógica e de sua organização, abordando o problema da especificidade da Educação Infantil na elaboração e concretização do currículo e trazendo apontamentos preliminares para o diálogo crítico e propositivo com as diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil e com a Base Nacional Comum Curricular. Concluiu-se que a proposta curricular é uma ferramenta indispensável e que precisa estar em constante adequação, tendo em vista a intencionalidade pedagógica dos professores, para que seja garantido o desenvolvimento integral das crianças.

Biografia do Autor

Maria do Desterro Melo da Rocha Nogueira Barros, Universidade Federal do Piauí

Doutoranda e Mestre em Educação pela a Universidade Federal do Piauí(2016-2017), graduada em Educação Física pela Universidade Estadual do Piauí (2001), graduada em Pedagogia pela Faculdade Médio Parnaíba -FAMEP(2018), especialista em Tecnologias na Educação-PUC-RIO(2011), Gestão Escolar e Docência do
Ensino Superior- FAEPI (2015) e Coordenação Pedagógica-UFPI (2015). Professora da Educação Básica Municipal e Estadual. Atua como Formadora/Consultora/ Assessoria pedagógica - Contato-Assessoria, Capacitações e Projetos LTDA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação Docente, Coordenação Pedagógica e Gestão educacional.

Antonia Edna Brito, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Piauí, lotada no Centro de Ciências da Educação, no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino. Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPI, vinculada à linha de pesquisa Formação de professores e Práticas da Docência. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Profissionalização Docente em Pedagogia/NUPPED. Associada na Associação Brasileira de Alfabetização e da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (BIOgraph). Tem experiência na educação básica (atuou como professora da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio). Foi coordenadora pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental. Foi chefe do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (1997 a 1999). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPI. Atuou como membro da CPA/UFPI (2012 a 2013. Tem interesse nos seguintes temas: formação de professores, alfabetização, práticas da docência, educação infantil e pesquisa autobiográfica.

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Publicado

2024-09-10

Como Citar

Melo da Rocha Nogueira Barros, M. do D., & Brito, A. E. (2024). Proposta Curricular para a Educação Infantil: Experiência de Elaboração a partir da Formação Continuada. Cadernos Cajuína, 9(5), e249510. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i5.268

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares