Interdisciplinaridade e Educação: Ensaio teórico a partir de vários olhares
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.313Palavras-chave:
Interdisciplinaridade; Conhecimento; Educação; Desafios; Contemporaneidade.Resumo
O presente artigo tem como objetivo realizar uma reflexão sobre a interdisciplinaridade, aplicando-a ao campo da educação. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma reflexão teórica, construída com o apoio de vários pensadores(as), selecionados(as) não de modo linear, com a clara finalidade de iluminar a argumentação construídos pelos proponentes do presente trabalho. O material encontra-se composto por uma breve introdução, 05 tópicos e uma conclusão. Em sua organização, buscará mapear de onde vem a interdisciplinaridade na história recente. Debaterá sobre a interdisciplinaridade a partir de sua origem etimológica. Pensará a interdisciplinaridade como campo de inter-relação científica, portanto, não em oposição à existência das disciplinas. Discutirá sobre as possíveis barreiras que a interdisciplinaridade poderá enfrentar no ambiente escolar. Destacará alguns dos desafios propostos à interdisciplinaridade no universo da educação, com destaque especial para a formação de educadores. Conclui defendendo a importância da interdisciplinaridade não apenas para a ciência em geral, mas também para a educação e para a ampliação do aprendizado do alunado contemporâneo.
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