Interdisciplinaridade e Educação: Ensaio teórico a partir de vários olhares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.313

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade; Conhecimento; Educação; Desafios; Contemporaneidade.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo realizar uma reflexão sobre a interdisciplinaridade, aplicando-a ao campo da educação. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma reflexão teórica, construída com o apoio de vários pensadores(as), selecionados(as) não de modo linear, com a clara finalidade de iluminar a argumentação construídos pelos proponentes do presente trabalho. O material encontra-se composto por uma breve introdução, 05 tópicos e uma conclusão. Em sua organização, buscará mapear de onde vem a interdisciplinaridade na história recente. Debaterá sobre a interdisciplinaridade a partir de sua origem etimológica. Pensará a interdisciplinaridade como campo de inter-relação científica, portanto, não em oposição à existência das disciplinas. Discutirá sobre as possíveis barreiras que a interdisciplinaridade poderá enfrentar no ambiente escolar. Destacará alguns dos desafios propostos à interdisciplinaridade no universo da educação, com destaque especial para a formação de educadores. Conclui defendendo a importância da interdisciplinaridade não apenas para a ciência em geral, mas também para a educação e para a ampliação do aprendizado do alunado contemporâneo.

Biografia do Autor

José do Nascimento Soares, Veni Creator Christian University - Florida – USA

Mestrando em Ciências da Educação da Faculdade pela Veni Creator Christian University - Florida – USA; Especialização em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional – UNIESP; Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica – FAP; Licenciatura em Pedagogia – Faculdade Internacional da Paraíba – FPB. E-mail: [email protected]

Antonio Luiz da Silva, Instituto dos Cegos da Paraíba

Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Mestrado em Antropologia pela Universidade Federal da Paraíba -UFPB. Licenciatura em Psicologia e Formação de Psicólogo pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. E-mail: [email protected]

Referências

BRASIL. Temas contemporâneos transversais na BNCC: Propostas de Práticas e implementação, MEC, Brasília, 2019.

CAVALCANTE, Lívia Teixeira Canuto; OLIVEIRA, Adélia Augusta Souto de. Métodos de revisão bibliográfica nos estudos científicos. Psicol. Rev. (Belo Horizonte), Belo Horizonte , v. 26, n. 1, p. 83-102, abr. 2020.

CESCO, Susana; MOREIRA, Roberto José; LIMA, Eli de Fátima Napoleão de. Interdisciplinaridade, entre o conceito e a prática: Um estudo de caso. RBCS Vol. 29 n° 84, fevereiro/2014.

CONCEIÇÃO, Aline de Novaes; PEREIRA, Adriana Alonso. A Interdisciplinaridade na Educação: Concepções de professores. InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS, v. 28, n. 56, p. 11-29, 15 mar. 2022.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: Didática e Prática de Ensino. Revista Interdisciplinar. n. 6, 2015.

FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade-transdisciplinaridade: Visões culturais e epistemológicas. In. Ivani Fazenda (org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008 p. 17-28.

FRANCISCHETT, M. N. O entendimento da interdisciplinaridade no cotidiano. BOCC. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, v. 00, p. 01-14, 2005.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. Ideação - Revista do Centro de Educação e Letras da UNIOESTE - Campus de Foz do Iguaçu, V. 10 nº 1 p. 41-62, 1º semestre de 2008.

LENOIR, Yves. Três interpretações da perspectiva interdisciplinar em educação em função de três tradições culturais distintas. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 1, n. 1, dez. - jul. 2005-2006.

LIMA, Sonia Regina Albano de; PICOLLO, Claudio; LIMA, Flavia Albano de. A inserção das Artes no Ensino: sua função e importância. Interdisciplinaridade, São Paulo, v.1, n.6, - abr. 2015.

MANGIAVACCHI, Bianca Magnelli. A Interdisciplinaridade na Educação Infantil. Múltiplos Acessos, v. 5, n. 2, p. 52-62, 16 abr. 2021.

MELO, Wilma Aparecida de Castro Ribeiro Alves de. Interdisciplinaridade: A trajetória histórica de um conceito. Anais Eletrônico do X Encontro Regional Nordeste de História Oral - História Oral, Educação e Mídias. Salvador - BA, 2015.

MENEGHETTI, Francis Kanashiro. O que é um Ensaio-Teórico? RAC, Curitiba, v. 15, n. 2, pp. 320-332, Mar./Abr. 2011.

MENEZES, Mardônio Parente de; YASUI, Silvio. A interdisciplinaridade e a psiquiatria: é tempo de não saber? Ciência & Saúde Coletiva, 18(6), 2013.

PEREZ, Olívia Cristina. O Que é Interdisciplinaridade? Definições mais comuns em Artigos Científicos Brasileiros. INTERSEÇÕES [Rio de Janeiro] v. 20 n. 2, p. 454-472, dez. 2018.

YARED, Ivone. O que é interdisciplinaridade? In. Ivani Fazenda (org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.

KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. 5. ed. São Paulo: Editora Perspectiva S.A, 1998.

SILVA, Camila Rosa da. Interdisciplinaridade: Conceito, origem e prática. Revista Artigos. Com, v. 3, p. e1107, 16 jun. 2019.

SILVA, Antonio Luiz da. Por que na prática a teoria é outra coisa (?): Uma reflexão sobre a formação e a respeito do lugar social do professor contemporâneo. Revista Campo do Saber, Vol. 3,N° 1 - jan/jun de 2017.

SOUZA JÚNIOR, Teobaldo Gabriel de; MOURA NETO, Luís Gomes de; ROQUE, Rafaella de Lima; LUCENA, Daisy Beserra. Abordagaem Interdisiciplinar no PROEJA: uma proposta para mitigação da evasão escolar. Cadernos Cajuína, 9(1), 2024. Disponível em: https://v3.cadernoscajuina.pro.br/index.php/revista/article/view/153 Acesso em 18/05/2024.

SOUZA JÚNIOR, Teobaldo Gabriel de; ROQUE, Rafaella de Lima. Na trilha da Interdisciplinaridade: Um Ensaio sobre a importância das aulas de campo no ensino integrado. Cadernos Cajuína, 9(2), 2024. Disponível em: https://v3.cadernoscajuina.pro.br/index.php/revista/article/view/303 Acesso em 20/05/2024.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e a formação profissional. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

TRINDADE. Diamantino Fernandes. Interdisciplinaridade: Um novo olhar sobre as ciências. In. Ivani Fazenda (org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008 p. 65-83.

UMBELINO, Moacir; ZABINI, Franciele Oliveira. A importância da Interdisciplinaridade na formação docente. Anais Eletrônicos do Seminário Internacional de Educação Superior - Universidade de Sorocaba - UNISO, Programa de Pós-graduação em Educação, 2014.

Downloads

Publicado

2024-05-29

Como Citar

Soares, J. do N., & Silva, A. L. da. (2024). Interdisciplinaridade e Educação: Ensaio teórico a partir de vários olhares. Cadernos Cajuína, 9(3), e249309. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.313