AS COMPREENSÕES DE JUVENTUDES E DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO EXPRESSAS NA PROPOSTA DA BNCCEM, ENCAMINHAM PROTAGONISMO?
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcaj.v7i3.36Palavras-chave:
Juventudes, Protagonismo, Conhecimento Científico, Ensino Médio, Base Nacional Curricular Comum do Ensino MédioResumo
O presente estudo tem como objetivo analisar e debater a temática Juventudes e Conhecimento Científico, a partir da proposta da Base Nacional Curricular do Ensino Médio (BNCCEM). São tematizados conceitos que parecem contribuir para o debate sobre a etapa final da educação básica almejando identificar possibilidades de efetividade do protagonismo juvenil e do conhecimento científico na BNCCEM. O texto se organiza em tópicos que apresentam compreensões de pensadores/as que se inserem na temática. Esta abordagem utiliza metodologia dialética de base bibliográfica com uma perspectiva crítico-analítica a partir do documento nacional. A centralidade do debate alude à forma como o protagonismo juvenil e o conhecimento científico são abordados pelo documento, ao trazer concepções que possam contribuir para a formação de indivíduos matriculados no Ensino Médio, bem como os desafios apresentados pelas mudanças tecnológicas e metodológicas com impacto nas suas vivências, experiências e escolhas. A análise sinaliza que o Ensino Médio, sendo uma etapa da formação das juventudes, precisa de um olhar mais atento no que se refere ao conhecimento científico para desenvolver o protagonismo, pois para além de garantir a equidade e o desenvolvimento de competências e habilidades, a atenção deve dirigir-se para a problemática do acesso à educação, à permanência do/a estudante e o aprendizado, enquanto construção permanente e integral. A educação, a ciência e o protagonismo devem se constituir direitos e realidade de todos e de todas.
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