LETRAMENTO E LIVRO DIDÁTICO (LD) DE LÍNGUA PORTUGUESA (LP) NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA):

Uma visita às atividades de leitura e escrita no Ensino Fundamental

Autores

  • Dayse Daniele de Araújo Costa Martins
  • Francisco Renato Lima

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv7i3.37

Palavras-chave:

Letramento, Educação de Jovens e Adultos, Livro Didático, Língua Portuguesa, Leitura, Escrita

Resumo

O presente estudo tem como objetivo refletir sobre o tema letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir da análise de atividades de leitura e de escrita presentes em um Livro Didático (LD) de Língua Portuguesa (LP) voltado ao primeiro segmento dessa modalidade de ensino. O corpus de análise foi a obra: “EJA: Moderna: Educação de Jovens e Adultos: anos iniciais do Ensino Fundamental” (2013), da Editora Moderna, triênio: 2014-2015-2016, adotada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do Ministério da Educação (MEC), a fim de atender às demandas da rede pública de ensino. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa assume uma abordagem qualitativa, realizada por meio de pesquisa bibliográfica, a partir da leitura de autores da área, além de orientações presentes em documentos oficiais, como: a Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos: primeiro segmento do Ensino Fundamental (BRASIL, 2001). A análise evidenciou que, a depender da maneira como as atividades de leitura e escrita estão organizadas, elas podem contribuir para o letramento do aluno da EJA, aproximando, assim, os saberes escolares e os conhecimentos de mundo e as vivências desses sujeitos.

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Publicado

2022-11-23

Como Citar

Martins, D. D. de A. C., & Lima, F. R. (2022). LETRAMENTO E LIVRO DIDÁTICO (LD) DE LÍNGUA PORTUGUESA (LP) NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA):: Uma visita às atividades de leitura e escrita no Ensino Fundamental. Cadernos Cajuína, 7(3), e227311. https://doi.org/10.52641/cadcajv7i3.37

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares