Narrativas (Auto) Biográficas, Memória e Docência
Narrative (auto) biográficas, memory and teaching
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcaj.v4i1.263Resumo
RESUMO: Este artigo tem por objetivo desenvolver uma reflexão sobre as narrativas (auto) biográficas no âmbito da formação e do desenvolvimento profissional de professores, além da sua aplicação na pesquisa em educação. Para subsidiar a análise, apoiamo-nos em Souza (2008), Passeggi (2010), Josso (2010), Clandinin; Connelly (2015), Oliveira (2011), Morinã (2017), Ferrarotti (2010), Bolívar; Domingo; Fernández (2001), Larrosa (2002), Nóvoa; Finger (2010), Zabalza (2004), dentre outros. Os dados salientam que narrativas potencializam a história de vida de professores, como campo de saber e conhecimento. Logo, a experiência narrada é compreendida pelos interlocutores como um texto vivo, simbólico e autoformativo. Palavras-chave: Narrativas (auto) biográficas. História de vida. Formação de professores. Desenvolvimento profissional. ABSTRACT: This article aims to develop a reflection on the (auto) biographical narratives in the scope of teacher training and professional development, as well as its application in education research. To support the analysis, we rely on Souza (2008), Passeggi (2010), Josso (2010), Clandinin; Connelly (2015), Oliveira (2011), Morinã (2017), Ferrarotti (2010), Bolivar; Sunday; Fernández (2001), Larrosa (2002), Nóvoa; Finger (2010), Zabalza (2004), among others. The data highlight that narratives enhance the life history of teachers as a field of knowledge and knowledge. Therefore, the narrated experience is understood by the interlocutors as a living, symbolic and self - formative text. Keywords :Biographical (self) narratives. Life's history. Teacher training. Professional development.Referências
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