Narrativas (Auto) Biográficas, Memória e Docência

Narrative (auto) biográficas, memory and teaching

Autores

  • Sebastião Silva Soares UFT

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcaj.v4i1.263

Resumo

RESUMO: Este artigo tem por objetivo desenvolver uma reflexão sobre as narrativas (auto) biográficas no âmbito da formação e do desenvolvimento profissional de professores, além da sua aplicação na pesquisa em educação. Para subsidiar a análise, apoiamo-nos em Souza (2008), Passeggi (2010), Josso (2010), Clandinin; Connelly (2015), Oliveira (2011), Morinã (2017), Ferrarotti (2010), Bolívar; Domingo; Fernández (2001), Larrosa (2002), Nóvoa; Finger (2010), Zabalza (2004), dentre outros. Os dados salientam que narrativas potencializam a história de vida de professores, como campo de saber e conhecimento. Logo, a experiência narrada é compreendida pelos interlocutores como um texto vivo, simbólico e autoformativo. Palavras-chave: Narrativas (auto) biográficas. História de vida. Formação de professores. Desenvolvimento profissional.   ABSTRACT: This article aims to develop a reflection on the (auto) biographical narratives in the scope of teacher training and professional development, as well as its application in education research. To support the analysis, we rely on Souza (2008), Passeggi (2010), Josso (2010), Clandinin; Connelly (2015), Oliveira (2011), Morinã (2017), Ferrarotti (2010), Bolivar; Sunday; Fernández (2001), Larrosa (2002), Nóvoa; Finger (2010), Zabalza (2004), among others. The data highlight that narratives enhance the life history of teachers as a field of knowledge and knowledge. Therefore, the narrated experience is understood by the interlocutors as a living, symbolic and self - formative text. Keywords :Biographical (self) narratives. Life's history. Teacher training. Professional development.

Biografia do Autor

Sebastião Silva Soares, UFT

Professor na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Mestre pela Universidade de Brasília (UnB). Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). E-mail: [email protected]  

 

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BOLÍVAR; Antonio; DOMINGO; Jesús; FERNÁNDEZ, Manuel. La investigación

biográfico-narrativo en educación: enfoque y metodología. Madrid: La Muralla,

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 3. ed. São Paulo:

Companhia das Letras, 1994.

CÂMARA; Sandra Cristinne Xavier; PASSEGGI, Maria da Conceição. Memorial

autobiográfico: uma tradição acadêmica no Brasil. In: PASSEGGI, Maria da

Conceição; VICENTINI, Paulo Perin; SOUZA, Elizeu Clementino (Orgs.). Pesquisa

(auto)biográfica: narrativas de si e formação. Curitiba: CRV, 2013. p. 29-48.

CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiência e

história em pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação

de Professores ILEEI/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2015.

FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA,

António; FINGER, Matthias (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal,

RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

FONTOURA; Helena Amaral. Narrativas de um grupo em constante caminhar.

Quando contamos nossas histórias de aprendizagem. In: MORAES, Dislane

Zerbinatti; LUGLI, Rosário Silvana Genta (Org.). Docência, pesquisa e

aprendizagem: (auto)biografias como espaços de formação/investigação. São

Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 89-109.

GUIMARÃES, Selva. Ser professor no Brasil: história oral de vida. 3. ed.

Campinas: Papirus, 1997.

HOLLY, Mary L. Investigando a vida profissional dos professores: diários biográficos.

In: NÓVOA, A.(Ed.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992. p. 79-110.

JOSSO, Marie-Christine. Da formação do sujeito... ao sujeito da formação. In:

NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Org.). O método (auto)biográfico e a

formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

______. Experiências de vida e formação. Trad. José Claudino e Júlia Ferreira.

São Paulo: Cortez, 2004.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras.

Educ, 2002, n.19, pp.20-28.

MORINÃ, Anabel. Investigar con Historias de Vida: metodología biográficonarrativa. Madrid: Narcea, 2017.

NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Org.). O método (auto)biográfico e a

formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de. Narrativas: contribuições para a

formação de professores, para as práticas pedagógicas e para a pesquisa em

Educação. Revista de Educação Pública. Cuiabá, v. 20, n. 43, p. 289-305,

maio/ago. 2011.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrar é humano! Autobiografar é um processo

civilizatório. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; SILVA, Vivian Batista (Orgs.).

Invenções de vida, compreensão de itinerários e alternativas de formação. São

Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 103-130.

PORLÁN, Rafael Ariza; MARTÍN, José Toscano. El diário del professor: um

recurso para la investigación en el aula. Sevilla: Díada Editora, 1997.

RAMOS, Michael Daian P.; OLIVEIRA, Rita de Cássia M.; SANTOS, Maria Rita.

Estado da arte da pesquisa (auto) biográfica: uma análise do portal de periódicos

Capes. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, Salvador, v. 02, nº. 05,

p. 449-469, maio/ago. 2017.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do

currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

SOARES; Sebastião Silva; FONSECA, Eliana Gonçalves da Silva. A pesquisa e

escrita (auto)biográfica com professores: entre princípios conceituais e dimensões

práticas. In: BIEGING, Patrícia; BUSARELLO, Raul Inácio. Cultura, história de vida

e memória: lugares de enunciação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2018. p. 99-120.

SOUZA, Elizeu Clementino de. A formação como processo de conhecimento:

História de vida e abordagem (auto)biográfica. In: BRAGANÇA, Inês Ferreira de

Souza et al. (Orgs.). Vozes da Educação: memórias, histórias e formação de

professores. Petrópolis: DP et Alii; Rio de Janeiro: Faperj. 2008. p. 85-102.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes,

ZABALZA, Miguel. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento

profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004

Downloads

Publicado

2024-07-10

Como Citar

Soares, S. S. (2024). Narrativas (Auto) Biográficas, Memória e Docência: Narrative (auto) biográficas, memory and teaching. Cadernos Cajuína, 4(1), 8–21. https://doi.org/10.52641/cadcaj.v4i1.263

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares