Tempo de Resistência: o discurso de protesto na poesia de Chico Buarque
Time of resistance: the protest speech in poetry of Chico Buarque
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcaj.v4i1.271Resumo
RESUMO: A Música Popular Brasileira (MPB) teve papel significativo no envio de
mensagens subliminares contra a Ditadura Militar, que vigorou no Brasil entre 1964
a 1985. Nesse sentido, o discurso musicado do compositor/cantor Chico Buarque
circulariza mensagens em forma de protesto contra a ditadura, menos explícita por
causa da censura, e, ao mesmo tempo, mais combativa. Deste modo, o presente
artigo pretende examinar o tipo de mensagem contida nas “canções de protesto”, de
Chico Buarque no período do regime militar. Do arquivo coletado, selecionamos
apenas três das principais músicas desse período: “Apesar de você” (1970), “Cálice”
(1973) e “Acorda amor” (1974), cuja análise se pautou não só na sua estrutura, mas
no seu acontecimento, enquanto discurso de protesto, ou seja, na importância de
sua produção e circulação na sociedade. Dessa forma, esta pesquisa está
subsidiada em autores, como: Napolitano (2002), Tatit (2004), Caldas (1985), Silva
(2008), Mota (2001), Bosi (2008), Foucault (1996), Menezes (2002), entre outros
caros à discussão.
Palavras-chave: Chico Buarque. Ditadura Militar. Discurso de protesto. Resistência.
ABSTRACT: Brazilian Popular Music (MPB) played a significant role in sending
subliminal messages against the Military Dictatorship that was in force in Brazil
between 1964 and 1985. In this sense, the music discourse of the composer / singer
Chico Buarque circulated messages in the form of protest against the dictatorship,
less explicit by cause of censorship, and at the same time more combative. In this
way, the present article intends to examine the type of message contained in the
“songs of protest”, of Chico Buarque in the period of the military regime. From the
collected archive, we selected only three of the main songs of that period: “Despite
you” (1970), “Chalice” (1973) and “Acorda amor” (1974), whose analysis was based
not only on its structure, but on its event as a protest discourse, that is, in the
importance of its production and circulation in society. This research is supported by
authors such as: Napolitano (2002), Tatit (2004), Caldas (1985), Silva (2008), Mota(2001), Bosi (2008), Foucault (1996) Menezes (2002), among others expensive to
the discussion.
Keywords: Chico Buarque. Military dictatorship. Protest speech. Resistance.
Referências
BÍBLIA SAGRADA. Lucas 2,10-14. 96. ed. São Paulo: Ave-Maria, 1957. p. 57.
BOSI, Alfredo. Literatura e resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
BUARQUE, Chico. O Globo, 1979. Disponível em: < www.chicobuarque.com.br >.
Acesso em: 20 set. 2018.
CALDAS, Waldenyr. Iniciação à Música Popular Brasileira. São Paulo: Ática,
CHEDIAK, Almir. Songbook: Chico Buarque. Rio de Janeiro: Lumiar, 1999.
Especial BRAVO! Chico. São Paulo: Editora Abril, n. 02, dezembro de 2009.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 1996.
HOMEM, Wagner. Chico Buarque: histórias de canções. São Paulo: Leya, 2009.
LEMINSKI, Paulo. Anseios crípticos. Curitiba: Criar, 1986.
MENEZES, Adélia Bezerra de. Desenho Mágico: poesia e política em Chico
Buarque. 3. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.
MOTTA, Nelson. Noites Tropicais: solos, improvisos e memórias musicais. Rio de
Janeiro: Objetiva, 2001.
NAPOLITANO, Marcos. História e Música: história cultural da música popular. Belo
Horizonte: Autêntica, 2002.
OLIVEIRA, Roberto de. Chico Buarque: vai passar. São Paulo: EMI Music Brasil
Ltda, 2006. 1 DVD-ROM.
SILVA, Alberto Moby Ribeiro Da. Sinal Fechado: a música popular brasileira sob
censura (1937-45/1969-78). Rio de Janeiro: Apicuri, 2008.
TATIT, Luiz. O século da canção. Cotia: Ateliê Editorial, 2004.
VILARINHO, Ramon Casas. A MPB em movimento: música, festivais e censura.
São Paulo: Olho d‟Água, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 CC-BY-NC-ND
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Informações:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Nenhuma taxa ou contribuição será solicitada aos autores. A revista não cobra nenhum tipo de valor nem a seus autores, nem a seus leitores. Nossa política é de incentivo ao compartilhamento público e livre do conhecimento.