Projetos de Letramento na Escola: de sua Relevância como Ponto de Partida e de Chegada da Leitura e da Escrita no Mundo Digital e no Mundo do Trabalho
Literacy projects in school: its relevance as a starting point and the arrival of reading and writing in the digital world and in the world of work
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcaj.v4i1.268Resumo
RESUMO: A escola parece não ter acompanhado as mudanças sociais no modo de
interagir das pessoas. No campo do trabalho é comum que indivíduos percam
oportunidades de emprego por não saberem redigir um currículo e/ou como usar as
redes digitais para se conectar com empresas ou buscar oportunidades nesse
sentido, pois possuem fragilidades no uso da leitura e da escrita no mundo do
trabalho e no mundo digital. Diante dessa problemática, este estudo apresenta uma
discussão sobre a relevância de aplicação de projetos de letramento em sala de aula
de Língua Portuguesa, com foco nas práticas de leitura e escrita da esfera
profissional em interface com o ambiente digital. A proposta ancora-se teoricamente
nas concepções de Kleiman (2007), Soares (2009), Tfouni (1994) e Rojo (2012)
sobre as concepções de alfabetização e letramento; Coscarelli (2011), Goulart
(2011), Lévy (1999) e Xavier (2010), sobre as práticas de letramento digital e ensino;
e Bakhtin (2011), subsidiando as discussões sobre os gêneros do discurso. Ainda
metodologicamente, o trabalho possui viés qualitativo e descritivo, seguindo uma
perspectiva interpretativa. As reflexões encaminham então, para uma aplicação da
proposta, a fim de que alcance resultados, que comprovem a relevância dos projetos
de letramento, pelo seu caráter social e, ao mesmo tempo, didático, uma vez que
associa eventos e práticas de letramento em situações autênticas de uso da leitura e
da escrita. Além disso, por focar em situações reais de uso dos textos com alunos
da EJA, constitui um avanço na aprendizagem de novos gêneros, promovendo a
criticidade e a consciência sobre como ler, escrever, interagir e mobilizar práticas
sociais através da língua(gem) no mundo digital e do trabalho.
Palavras-chave: Leitura. Escrita. Projeto de letramento. Mundo digital. Mundo do
trabalho.
ABSTRACT: The school seems not to have followed social changes in people's way
of interacting. In the field of work, it is common for individuals to lose job
opportunities because they do not know how to write a curriculum and / or how to use
digital networks to connect with companies or seek opportunities in this sense, because they have weaknesses in reading and writing in the work and in the digital
world. Facing this problem, this study presents a discussion about the relevance of
the application of literacy projects in the Portuguese Language classroom, focusing
on the reading and writing practices of the professional sphere in interface with the
digital environment. The proposal is theoretically anchored in the conceptions of
literacy and literacy by Kleiman (2007), Soares (2009), Tfouni (1994) and Rojo
(2012); Coscarelli (2011), Goulart (2011), Lévy (1999) and Xavier (2010), on digital
literacy and teaching practices; and Bakhtin (2011), subsidizing discussions on the
genres of discourse. Still methodologically, the work has qualitative and descriptive
bias, following an interpretive perspective. The reflections then lead, for an
application of the proposal, in order to achieve results, which prove the relevance of
the literacy projects, for its social and at the same time didactic character, since it
associates events and literacy practices in situations authentic use of reading and
writing. In addition, focusing on real situations of using texts with EJA students is an
advance in the learning of new genres, promoting criticality and awareness of how to
read, write, interact and mobilize social practices through language (gem) in the
language digital world and work.
Keywords: Reading. Writing. Literacy project. Digital world. World of work
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