Estudos sobre Alfabetização e Letramento no Brasil: gêneses, desenvolvimentos e aplicações no ensino
Studies on literacy and lettering in Brazil: gêneses, developments and applications in teaching
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcaj.v4i1.259Resumo
RESUMO: Este estudo traz algumas reflexões acerca dos processos de
alfabetização e letramento no Brasil, destacando aspectos de suas gêneses,
desenvolvimentos e aplicações no ensino, com foco em permanências e mudanças
paradigmáticas em suas práticas, advindas, principalmente, dos estudos da
psicogênese da aquisição da língua escrita – o construtivismo –, tratados por Emília
Ferreiro e Ana Teberosky, baseadas nas teorias de aprendizagem de Piaget; e
também, das pesquisas que tratam de letramento, enquanto prática social de
inserção no mundo por meio da leitura e da escrita, que ampliaram e deram novos
rumos às concepções teórico-práticas sobre o ato de alfabetizar. Trata-se de uma
pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, no diálogo com autores, como: Barbosa
(2013), Cagliari (1998; 2008), Ferreiro; Teberosky (1996; 1999), Kleiman (1995;
2010), Mortatti (2006), Rojo (1998), Soares (2003a; 2003b; 2010; 2011), Tfouni
(2010), entre outros. Desde os anos 80, quando começou a figurar no cenário
epistemológico das pesquisas científicas de educação e linguagem, o termo
letramento alcunhou novas dimensões e perspectivas aplicadas, de modo que hoje é
utilizado para nomear práticas sociais e culturais, que se relacionam com a leitura e
a escrita, de forma crítica e participativa, dentre elas, a alfabetização, que representa
parte do processo de letramento do sujeito, mediado pela ação da escola.
Palavras-chave: Alfabetização. Teorias da aprendizagem. Mudanças e
permanências. Letramento.
ABSTRACT: This study brings some reflections about the processes of literacy and
literacy in Brazil, highlighting aspects of their genesis, developments and applications
in teaching, focusing on permanences and paradigmatic changes in their practices,
mainly coming from studies of the psychogenesis of language acquisition writing -
constructivism -, treated by Emília Ferreiro and Ana Teberosky, based on Piaget's theories of learning; and also of the researches dealing with literacy, as a social
practice of insertion in the world through reading and writing, which broadened and
gave new directions to theoretical-practical conceptions about the act of literacy. It is
a bibliographical research, of qualitative character, in the dialogue with authors, such
as: Barbosa (2013), Cagliari (1998; 2008), Ferreiro; Teberosky (1996, 1999),
Kleiman (1995, 2010), Mortatti (2006), Rojo (1998), Soares (2003a, 2003b, 2010,
2011), Tfouni (2010), among others. Since the 1980s, when it began to appear in the
epistemological scenario of scientific research on education and language, the term
literacy has new dimensions and applied perspectives, so today it is used to name
social and cultural practices that relate to reading and the writing, in a critical and
participative way, among them, literacy, which represents part of the literacy process
of the subject, mediated by the school action.
Keywords: Literacy. Theories of learning. Changes and permanencies. Literacy.
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