Socialização da Disciplina Tópicos Especiais em Educação: um breve estudo sobre categorias numa perspectiva sócio-histórica

Socialization of discipline special topics in education: a brief study on categories from a socio-historical perspective

Autores

  • Smael Maicon de Sousa Lima UFPI
  • Carmen Lúcia de Oliveira Cabral UFPI

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcaj.v4i1.270

Resumo

RESUMO: O presente artigo pretende fazer uma discussão teórica, e, sobretudo,
uma discussão reflexiva sobre algumas categorias propostas pela Psicologia SócioHistórica, a qual tem como autor central, Vygotsky (2009). Abordamos, as categorias
do método materialista histórico e dialético proposto por Karl Marx. Com esse intuito
daremos ênfase em categorias: Atividade, Consciência, Sentido e Significado e
Pensamento e Linguagem, as quais possibilitam uma compreensão acerca do objeto
de estudo de nossa discussão, a saber: a formação dos professores de língua
francesa da Universidade Federal do Piauí (UFPI), visto que a mesma configura-se
como uma das grandes possibilidades de formação continuada muito utilizada pelos
professores que têm compromisso político social com suas profissões e com a
academia. A apropriação desse conhecimento é essencial para entendermos as
mediações sociais pelas quais passamos desde o nascimento até a nossa morte, e
como elas interferem no processo de formação humana e docente, neste caso.

Palavras-chave: Categorias. Reflexão. Psicologia Sócio-Histórica.


ABSTRACT: The present article intends to make a theoretical discussion, and,
above all, a reflexive discussion about some categories proposed by Socio-Historical
Psychology, which has as central author, Vygotsky. We address the categories of
historical and dialectical materialist method proposed by Karl Marx. With this in mind,
we will emphasize the following categories: Activity, Consciousness, Meaning and
Meaning and Thought and Language, which allow an understanding about the
subject of our discussion, namely: the training of French-speaking teachers of the
Federal University of Piauí (UFPI), since it is one of the great possibilities for
continuing education that is widely used by teachers who have a social and political
commitment to their professions and to the academy. The appropriation of this
knowledge is essential for understanding the social mediations through which we
passed from birth until our death, and how they interfere in the process of human and
teacher formation in this case.

Keywords: Categories. Reflection. Socio-Historical Psychology.

Biografia do Autor

Smael Maicon de Sousa Lima, UFPI

Graduado em Letras - Português/Francês (UFPI). Mestre em Educação (UFPI). E-mail: [email protected]

Carmen Lúcia de Oliveira Cabral, UFPI

Doutora em Educação (UFRN). Professora Associada IV da Universidade Federal do Piauí, atuando na graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED). E-mail: [email protected]

Referências

AGUIAR, Wanda Maria Junqueira et al. Reflexões sobre sentido e significado. In:

BOCK, Ana Mercês B.; GONÇALVES, Maria da Graça M. (Orgs.). A dimensão

subjetiva da realidade: uma leitura sócio-histórica. São Paulo: Cortez, 2009.

AGUIAR, W. M. J.; ROMEU, S. A. Consciência e atividade: categorias fundamentais

da psicologia sócio-histórica. In: BOCK, A. M. B.; GONZALEZ, M. G. M.; FURTADO,

O. (Orgs.). Psicologia sócio-histórica: uma perspectiva crítica em psicologia. 5. ed.

São Paulo: Cortez, 2011.

BOCK, Ana Mercês Bahia. Formação do psicólogo: um debate a partir do significado

do fenômeno psicológico. Psicologia, ciência e profissão. vol.17, nº. 2 Brasília, p.

-42, 1997.

MARX, K.; ENGELS, F. A Ideologia Alemã. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. 2. ed. São Paulo: Centauro,

REGO, T. C. R. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da Educação.

Petrópolis: Vozes, 1995.

OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: aprendizagem e desenvolvimento: um processo sóciohistórico. 4. ed. São Paulo: Scipione, 2002.

VYGOTSKY, L, S. A construção do pensamento e da linguagem. 2. ed. São

Paulo: Martins Fontes, 2009.

Downloads

Publicado

2024-07-10

Como Citar

Lima, S. M. de S., & Cabral, C. L. de O. (2024). Socialização da Disciplina Tópicos Especiais em Educação: um breve estudo sobre categorias numa perspectiva sócio-histórica: Socialization of discipline special topics in education: a brief study on categories from a socio-historical perspective. Cadernos Cajuína, 4(1), 105 –. https://doi.org/10.52641/cadcaj.v4i1.270

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares