Socialização da Disciplina Tópicos Especiais em Educação: um breve estudo sobre categorias numa perspectiva sócio-histórica
Socialization of discipline special topics in education: a brief study on categories from a socio-historical perspective
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcaj.v4i1.270Resumo
RESUMO: O presente artigo pretende fazer uma discussão teórica, e, sobretudo,
uma discussão reflexiva sobre algumas categorias propostas pela Psicologia SócioHistórica, a qual tem como autor central, Vygotsky (2009). Abordamos, as categorias
do método materialista histórico e dialético proposto por Karl Marx. Com esse intuito
daremos ênfase em categorias: Atividade, Consciência, Sentido e Significado e
Pensamento e Linguagem, as quais possibilitam uma compreensão acerca do objeto
de estudo de nossa discussão, a saber: a formação dos professores de língua
francesa da Universidade Federal do Piauí (UFPI), visto que a mesma configura-se
como uma das grandes possibilidades de formação continuada muito utilizada pelos
professores que têm compromisso político social com suas profissões e com a
academia. A apropriação desse conhecimento é essencial para entendermos as
mediações sociais pelas quais passamos desde o nascimento até a nossa morte, e
como elas interferem no processo de formação humana e docente, neste caso.
Palavras-chave: Categorias. Reflexão. Psicologia Sócio-Histórica.
ABSTRACT: The present article intends to make a theoretical discussion, and,
above all, a reflexive discussion about some categories proposed by Socio-Historical
Psychology, which has as central author, Vygotsky. We address the categories of
historical and dialectical materialist method proposed by Karl Marx. With this in mind,
we will emphasize the following categories: Activity, Consciousness, Meaning and
Meaning and Thought and Language, which allow an understanding about the
subject of our discussion, namely: the training of French-speaking teachers of the
Federal University of Piauí (UFPI), since it is one of the great possibilities for
continuing education that is widely used by teachers who have a social and political
commitment to their professions and to the academy. The appropriation of this
knowledge is essential for understanding the social mediations through which we
passed from birth until our death, and how they interfere in the process of human and
teacher formation in this case.
Keywords: Categories. Reflection. Socio-Historical Psychology.
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