Gincanas como Espaço de Formação Docente: das (inter)faces possíveis em um curso de Pedagogia

Gymkhanas as a space for teacher training: of the possible (inter) faces in a course of Pedagogy

Autores

  • Douglas Pereira da Costa SETEC-PI

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcaj.v4i1.260

Resumo

RESUMO: As interfaces constitutivas dos percursos formativos de professores são
vastas, bem como, suas possibilidades nas mais variadas facetas do conhecimento
científico e humano. Diante dessa variedade de experiências possíveis, neste
estudo, tratou-se sobre a gincana acadêmica, caracterizada como uma atividade de
grande impacto experiencial para graduandos de ensino superior. O estudo trata-se
de um relato de experiência docente sobre a prática educativa ao lecionar a
disciplina de Gestão e Educação Ambiental a alunos de uma turma de Pedagogia.
Na ocasião foi planejada e executada uma gincana com título e tema: “Somos todos
um só, pelo Brasil, pelo meio ambiente”, com o objetivo de refletir de forma lúdica,
divertida e por meio de expressões diversas, sobre a temática de Educação
Ambiental (EA) na formação dos professores. Das experiências extraiu-se os
saberes experiências, pelo conjunto de tarefas realizadas, capazes de gerar
múltiplos sentidos para a formação acadêmica, profissional, social, cultural e cidadã
dos graduandos, de forma ativa, participativa, lúdica e responsável. Assim, foi
trilhado um caminho divertido e rico em interações, experiências e expressões
humanas e formativas que propiciaram o alcance do objetivo proposto com a
gincana, firmando-a como um recurso metodológico de grande valia no processo de
formação de professores, sendo um espaço adaptável à todas as áreas, públicos e
níveis de ensino formalizado.

Palavras-chave: Formação de professores. Gincana. Pedagogia. Relato de
experiência.


ABSTRACT: The constitutive interfaces of the formative paths of teachers are vast,
as well as their possibilities in the most varied facets of scientific and human
knowledge. Faced with this variety of possible experiences, this study was about the
academic gymnastics, characterized as an activity of great experiential impact for
undergraduates of higher education. The study is an account of teaching experience
on the educational practice when teaching the discipline of Management and
Environmental Education to students of a group of Pedagogy. At the time, a
gymkhana was planned and executed with a title and theme: "We are all one, for Brazil, for the environment", with the objective of reflecting in a fun, fun and through
diverse expressions on the theme of Environmental Education (EA) in teacher
training. From the experiences, the experiences were extracted by the set of tasks
carried out, capable of generating multiple meanings for the academic, professional,
social, cultural and citizen education of the undergraduates, in an active,
participatory, playful and responsible way. Thus, a fun and rich path was developed
in human and formative interactions, experiences and expressions that propitiated
the achievement of the goal proposed with the gymkhana, establishing it as a
methodological resource of great value in the process of teacher training, being an
adaptive space to all areas, public and levels of formal education.


Keywords: Teacher training. Gymkhana. Pedagogy. Experience report.

Biografia do Autor

Douglas Pereira da Costa, SETEC-PI

Mestre em Educação. Especialista em Psicopedagogia e Educação Especial e Licenciado
em Pedagogia. Professor Bolsista do CETEC (Teresina-PI). E-mail: [email protected]

Referências

BRASIL. Lei 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental,

institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências.

Presidência da República. Brasília, 27 de abril de 1999. Disponível em:

http://www2.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=321 >. Acesso em: 03

set. 2018.

DICIO. Dicionário Online de Português. [S.l.]: Significado de gincana. Disponível

em: < https://www.dicio.com.br/gincana/ >. Acesso em: 03 out. 2018.

FERNANDEZ, Verônica Cazarotto. Educação Ambiental: um desafio a Pedagogia.

81 f. Monografia (Especialização em Educação Ambiental) – Universidade

Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2005. Disponível em:

https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/573/Fernandez_Veronica_Cazarotto.pd

f?sequence=1 >. Acesso em: 03 set. 2018.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista

Brasileira de Educação, Campinas, v. 1, n.19, p. 20-28, abr. 2002. Disponível em:

http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf >. Acesso em: 01 out. 2018.

LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade e poder.

ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade.

ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A. de;

MORALES, O. E. T. (Org.). Convergências midiáticas, educação e cidadania:

aproximações jovens. Ponta Grossa: UEPG; PROEX, 2015. (Coleção Mídias

Contemporâneas). v. 2. p. 15-33. Disponível em:

http://www2.eca.usp.br/moran.wpcontent/uploads/2013/12/mudandomoran.pdf >.

Acesso em: 05 out. 2018.

MORIN, Edgar. Educação e complexidade: os setes saberes e outros ensaios.

Tradução de Edgard de Assis Carvalho. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

NOGUEIRA, Jorge Luís; PAULA, Neidimar Lopes Matias de. O uso da paródia como

estratégia de aprendizagem no ensino de química: um relato de experiência. In:

Congresso Nacional de Educação, 4, João Pessoa, nov. 2017. Anais eletrônicos...

João Pessoa: Editora Realize, 2017. Disponível em:

https://editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV073_MD4_S

A16_ID7821_12102017201621.pdf >. Acesso em: 07 out. 2018.

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: ______

(Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997.

PEQUENO, Maria Gorete; GUIMARÃES, Jean Philippe; ALMEIDA, Maria da

Conceição V. Educação ambiental no ensino superior: qual seu lugar nos processos

de formação docente? In: Congresso Internacional da Afirse e V Colóquio Nacional,

Anais eletrônicos... João Pessoa, 2009, p. 01-13. Disponível em:

http://afirse.com/archives/cd11/GT%2007%20-

%20POL%C3%8DTICAS%20E%20PR%C3%81TICAS%20CURRICULARES/719_E

DUCA%C3%87%C3%83O%20AMBIENTAL%20NO%20ENSINO%20SUPERIOR.pd

f >. Acesso em: 03 set. 2018.

SAMPAIO, Jemerson Souza; BARROS, José da Silva. O uso de gincanas

pedagógicas para auxiliar o ensino aprendizagem. In: Congresso Nacional de

Educação, 2, Campina Grande, out. 2015. Anais eletrônicos... Campina Grande:

Editora Realize, 2015. Disponível em:

http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD

_SA8_ID294_

Downloads

Publicado

2024-07-10

Como Citar

Costa, D. P. da. (2024). Gincanas como Espaço de Formação Docente: das (inter)faces possíveis em um curso de Pedagogia: Gymkhanas as a space for teacher training: of the possible (inter) faces in a course of Pedagogy. Cadernos Cajuína, 4(1), 84 –. https://doi.org/10.52641/cadcaj.v4i1.260

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares