A Criança em Processo de Aprendizagem da Libras: nas sutilezas do ato de inclusão escolar

Children in the learning process of Libras: in the subtleties of the act of school inclusion

Autores

  • Maria Helena de Oliveira SEDUC-PI
  • Francisco Renato Lima UFPI

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcaj.v4i1.251

Resumo

RESUMO: A Libras é a Língua Brasileira de Sinais desenvolvida e utilizada por
comunidades de surdos. Essa língua tem como canal de comunicação, movimentos
e expressões que são percebidos pela visão. Desse modo, neste artigo, tivemos
como objetivo analisar o processo da apropriação da Libras por uma criança com
deficiência auditiva, observando sua capacidade de aprendizagem e em que medida
essa aprendizagem favorecerá no seu desenvolvimento social e pessoal.
Teoricamente, partimos de uma pesquisa bibliográfica, em teóricos como: Castro;
Carvalho (2005), Goldfeld (1997), Oliveira (2002), Quadros (1997), Silva (2001),
entre outros. E também, pesquisa de campo, quando realizamos um estudo de caso,
por meio do acompanhamento do processo ensino e aprendizagem da Libras por
uma aluna surda, levando em consideração todos os aspectos que envolveram a
vida do sujeito. Os resultados obtidos demonstram que a criança tem um bom
desenvolvimento intelectual e facilidade de assimilação e compreensão das Libras.
Através deste trabalho, percebemos a importância do ensino de Libras nas escolas
como primeira língua dos surdos, confirmando que, quanto mais cedo as crianças
tiverem acesso a esse aprendizado, melhor será o seu desenvolvimento.

Palavras-chave: Comunicação. Deficiência auditiva. Processo de ensino e
aprendizagem. Libras.

ABSTRACT: Libras is the Brazilian Sign Language developed and used by
communities of the deaf. This language has as communication channel, movements
and expressions that are perceived by the vision. Thus, in this article, we aimed to
analyze the process of appropriation of Libras by a hearing impaired child, observing
their ability to learn and to what extent this learning will favor their social and personal development. Theoretically, we start from a bibliographical research, in
theorists as: Castro; Carvalho (2005), Goldfeld (1997), Oliveira (2002), Quadros
(1997), Silva (2001), among others. Also, field research, when we carried out a case
study, through the accompaniment of the teaching and learning process of Libras by
a deaf student, taking into account all the aspects that involved the life of the subject.
The results show that the child has a good intellectual development and ease of
assimilation and understanding of the Pounds. Through this work, we perceive the
importance of teaching Libras in schools as the first language of the deaf, confirming
that the earlier children have access to this learning, the better their development.

Keywords: Communication. Hearing deficiency. Teaching and learning process.
Libras.

Biografia do Autor

Maria Helena de Oliveira, SEDUC-PI

Graduada em Letras - Português (UESPI). Especialista em Docência do Ensino Superior (FAERPI). Especialista em LIBRAS: Língua Brasileira de Sinais (IFPI). Mestre em Letras – Estudos da Linguagem (UFPI). Professora de Língua Portuguesa na Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEDUC-PI). E-mail: [email protected]

Francisco Renato Lima, UFPI

Mestre em Letras – Estudos da Linguagem (UFPI). Professor Substituto (Auxiliar Nível – I) da Universidade Federal do Piauí, lotado no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE). Coordenador de disciplinas do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI). E-mail: [email protected]

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Publicado

2024-07-10

Como Citar

Oliveira, M. H. de, & Lima, F. R. (2024). A Criança em Processo de Aprendizagem da Libras: nas sutilezas do ato de inclusão escolar: Children in the learning process of Libras: in the subtleties of the act of school inclusion. Cadernos Cajuína, 4(1), 71 –. https://doi.org/10.52641/cadcaj.v4i1.251

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares