Conhecendo os Alunos com Altas Habilidades e Superdotação como Condição para uma Efetiva Inclusão Escolar

Knowing students with high skills and giftedness as a condition for an effective school inclusion

Autores

  • Camila Dias Andrade Wenzel UNINTER
  • Jacqueline Wanderley Marques Dantas UFPI

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcaj.v4i1.257

Resumo

RESUMO: A inclusão escolar é um assunto muito discutido ultimamente entre os
educadores, os pais de alunos e a equipe pedagógica escolar. No entanto, quando o
público alvo da educação inclusiva é o aluno com Altas Habilidades/Superdotação
(AH/SD), grande parte dos docentes desconhece a existência desses alunos no
espaço escolar. Tal condição ocorre em virtude do pouco conhecimento que se tem
sobre a temática das AH/SD por parte dos professores. Nesse sentido, o presente
artigo tem como objetivo apresentar os alunos com AH/SD enquadrados na
educação inclusiva, por meio da Lei Federal nº 12.796, de 04/04/2013. Este estudo
caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, do tipo revisão de literatura. A
reflexão desta temática é de suma importância, pois existem formas de identificação,
encaminhamento e Atendimento Educacional Especializado (AEE) para esses
alunos. Contudo, percebe-se, na prática, uma escassa informação entre os
educadores e a própria escola, no que se refere ao reconhecimento desses
educandos e as melhores formas de ensiná-los.


Palavras-chave: Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). Inclusão escolar. Lei
Federal nº 12.796/2013.

ABSTRACT: School inclusion is a subject much discussed lately among educators,
students' parents and the school pedagogical team. However, when the target
audience of inclusive education is the student with High Abilities/Giftedness (AH/SD),
most teachers are unaware of the existence of these students in the school space.
This condition is due to the lack of knowledge about teachers' AH/SD. In this sense,
the present article aims to present the students with AH/SD included in inclusive
education, through Federal Law Nº. 12,796, 04/04/2013. This study is characterized
as a bibliographical research, of the literature review type. The reflection of this
theme is of paramount importance, since there are forms of identification, referral and
Specialized Educational Attendance (AEE) for these students. However, there is little information in practice between educators and the school itself regarding the
recognition of these learners and the best ways of teaching them.


Keywords: High Abilities/Giftedness (AH/SD). School inclusion. Federal Law No.
12,796 / 2013.

Biografia do Autor

Camila Dias Andrade Wenzel, UNINTER

Nutricionista e Graduanda em Educação Especial (UNINTER). E-mail: [email protected]

Jacqueline Wanderley Marques Dantas, UFPI

Mestre em Letras (UFPI). Especialização em Linguística (UFPI). Graduação em Letras - Português (UFPI). Graduação em Letras - Espanhol (UESPI). E-mail: [email protected]

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Publicado

2024-07-10

Como Citar

Wenzel, C. D. A., & Dantas, J. W. M. (2024). Conhecendo os Alunos com Altas Habilidades e Superdotação como Condição para uma Efetiva Inclusão Escolar: Knowing students with high skills and giftedness as a condition for an effective school inclusion. Cadernos Cajuína, 4(1), 58 –. https://doi.org/10.52641/cadcaj.v4i1.257

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares