A Universidade e a Travessia para um Novo Tempo: Interrogando o (Não) Ser Feliz em Tempos Incertos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i5.537

Palavras-chave:

Formação de professores, COVID-19, Experiência, Tornar-se presença

Resumo

Este artigo objetiva compreender o (não) ser feliz contemporâneo, através da análise das reflexões e resultados de um minicurso ofertado pelo projeto extensionista projeto UNISALE, da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Tal minicurso interrogou o (não) ser feliz de professores em formação inicial/continuada. São analisadas a preparação e execução do minicurso. Com a análise e discussão das narrativas dos participantes, apreendemos o possível “desacostumar-se” (Colasanti,1972) do modo automático de (vi)ver a vida. Assim, defendemos ser necessário refletir o movimento de se tornar presença(Biesta, 2017) nas ações e relações que vivenciamos, abrindo-nos à experiência (Larrosa, 2018).

Biografia do Autor

Valdeni da Silva Reis

Professora adjunta da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN). E-mail: [email protected]

Carolina Archer, UFMG

Doutoranda em Linguística Aplicada com ênfase em Plurilinguismo, políticas linguísticas e educação bilíngue pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN) da Universidade Federal de Minas Gerais. E-mail: [email protected]

Kely Cristina Silva, UEL

Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina – UEL.  E-mail: [email protected]

Nathalie Alacoque Barros, UFMG

Mestranda em Linguística Teórica e Descritiva pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN) da Universidade Federal de Minas Gerais. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2568-0623. E-mail: [email protected]

Brenda Kelly Lopes do Nascimento, UFMG

Graduanda em Letras/Inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais. E-mail: [email protected]

Referências

BÍBLIA SAGRADA ONLINE. Versículos sobre Felicidade. Bíbliao. 2009 – 2022 Disponível em: https://www.bibliaon.com/felicidade>. Acesso em: fev. 2023.

BIESTA, G. Tornar-se presença depois da morte do sujeito. In: BIESTA, G. Para além da aprendizagem: Educação democrática para um futuro humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

CAMPOS, I. O.; CONCEICAO, B.. Do canto da sala para o centro da aula:. CALETROSCÓPIO, v. 10, p. 140-169, 2023.

COLASSANTI, M. Eu sei, mas não devia. São Paulo: Rocco, 1996.

DALAI LAMA XIV, S; CUTLER, H. C. A Arte da Felicidade: Um Manual Para a Vida. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

DANNEN, V. Teaching Online During COVID-19. 2020. Disponível em:

https://vanessadennen.com/teaching-online-during-covid-19/. Acesso em: fev. 2024.

EDUARDO, A. T. R. Educação e felicidade: a relação entre ética e política na formação humana. Dissertação apresentado ao Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina, como requisito para a obtenção do título de Mestre. - Universidade Estadual de Londrina. 2017.

FERRAZ, R.B; TAVARES, H; ZILBERMAN, M. L. Felicidade: uma revisão. Rev.Psiq. Clín v. 34, p. 234-242, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

LARROSA, J. B. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In: LARROSA, J. B. Tremores. São Paulo: Autêntica, 2018.

LENOIR, F. Sobre a felicidade: uma viagem filosófica. São Paulo: Objetiva, 2016.

LISPECTOR, C. Felicidade Clandestina. São Paulo: Rocco, 1971.

LINS, I.; MARTINS, V. Novo Tempo. Novo Tempo. EMI-Odeon. 1980.

MARTIN, M. W. Happiness and the Good Life. Oxford: Oxford University Press, 2012.

MENDES, A.P.; SILVA, E. Vivências de professores(as) no contexto do ensino remoto em período de pandemia: a inserção do trabalho remoto e as repercussões em sua saúde mental. Cadernos De Psicologia Social Do Trabalho, 26, 2023.

MINOIS, G. A idade de ouro: história da busca da felicidade. Tradução de Christiane Fonseca Gradvohl Colas. Editora Unesp, 2011.

NÓVOA, A. O futuro da Universidade: o maior risco é não arriscar. Revista Contemporânea de Educação, v. 14, p. 54-70, 2019.

Persuit of Happiness. History of Happiness. 2022. Disponível em: https://www.pursuit-of-happiness.org/history-of-happiness/ Acesso em: fev. 2024.

REIS, V. S.; et al. A transgressão da extensão universitária nas fronteiras do aqui-agora: O Ensino-Aprendizagem de Línguas Amanhã e Além. Linguagem & Ensino (UCPel), v. 25, p. 150-173, 2022.

REIS, V. S.; CAMPOS, I. O. “Onde Está A Universidade?” Do Discurso Da (Des)Qualificação À Presença Colaboradora. Revista Imagens da Educação, v. 11, p. 190-211, 2021.

REIS, V. S. Posição responsável na língua que ensino/aprendo: análise da relação do professor de inglês com as aulas (de inglês) em um curso de formação continuada. SOLETRAS, 359- 378, 2018.

ROSA, G. Grande Sertão: Veredas. São Paulo: José Olympio, 1956.

SELIGMAN, M. E. P., SREEN, T. A., PARK, N., & PETERSON, C. Positive psychology progress: empirical validation of interventions. American Psychologist, p. 60, 410– 421, 2005.

SOUZA, S.; MARTINS, F. Impactos da pandemia na educação: o Brasil e a desigualdade social. Cadernos Cajuína, v. 7, n.3, 2022.

Downloads

Publicado

2024-08-29

Como Citar

Reis, V. da S., Archer, C., Silva, K. C., Barros, N. A., & Nascimento, B. K. L. do. (2024). A Universidade e a Travessia para um Novo Tempo: Interrogando o (Não) Ser Feliz em Tempos Incertos. Cadernos Cajuína, 9(5), e249502. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i5.537

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares