A PERSPECTIVA ESTÉTICA DO TRABALHO DOCENTE

Autores

  • Carlos Betlinski UFLA - Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv7i3.55

Resumo

Neste artigo, aborda-se o tema do trabalho docente a partir da proposição de alguns fundamentos estéticos que podem contribuir para a avaliação de sua forma de organização e de seu desenvolvimento. Propõe-se como objetivos caracterizar o trágico, a embriaguez criadora, o estranhamento e o choque, e argumentar a favor de sua incorporação no trabalho dos educadores. O problema que orientou esta investigação foi a seguinte indagação: qual o lugar dos fundamentos estéticos no trabalho docente? Recorreu-se às referências teóricas de Friedrich Nietzsche, Theodor Adorno, Max Horkheimer, Walter Benjamin, Vilém Flusser para analisar o problema proposto. Concluiu-se que o trabalho docente é mais significativo e produz sentidos aos sujeitos implicados no processo pedagógico quando a forma de organização e de desenvolvimento é orientada por uma racionalidade estética decorrente dos princípios aqui apresentados, além de potencializar a superação da racionalidade instrumental e a decorrente padronização mercadológica que se encontra presente na atividade educativa.

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Publicado

2022-11-23

Como Citar

Betlinski, C. (2022). A PERSPECTIVA ESTÉTICA DO TRABALHO DOCENTE. Cadernos Cajuína, 7(3), e227302. https://doi.org/10.52641/cadcajv7i3.55

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares