Contribuições para o Debate Étnico-Racial nas Escolas: E-book Interativo sobre Jogos Africanos e Afro-Brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i5.555

Palavras-chave:

Jogos, Relações étnico-raciais, e-Book, Educação

Resumo

A educação para as relações étnico-raciais visa contribuir para o sucesso das políticas públicas de estado incentivando a reeducação das relações entre negros e brancos no país, assim como, o reconhecimento e valorização da identidade, da cultura e da história dos negros brasileiros, conforme preconizado pela Lei nº 10.639/2003 e Diretrizes Curriculares Nacionais. Este trabalho apresenta o desenvolvimento e a avaliação de uma tecnologia educacional sob a forma de um e-book interativo sobre jogos africanos e afro-brasileiros para mediar processos de ensino e aprendizagem de princípios matemáticos e estímulo à concentração/atenção dos estudantes, fomentando de modo transversal a educação para as relações étnico-raciais. Trata-se de um estudo metodológico. O e-book foi elaborado a partir das etapas de planejamento, produção, implementação e avaliação. A tecnologia foi avaliada por juízes-especialistas através do Índice de Validade de Conteúdo.

Biografia do Autor

Suiane Costa Ferreira, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).  E-mail: [email protected]

 

Ana Gabriela Nascimento Barbosa, Universidade do Estado da Bahia

Graduanda em nutrição pela UNEB. E-mail: [email protected]

Airele Souza Lima Melo, Universidade do Estado da Bahia

Graduanda em nutrição pela UNEB ORCID. E-mail: [email protected]

Bianca Santos dos Santos , Universidade do Estado da Bahia

Graduanda em enfermagem pela UNEB. E-mail: [email protected]

Carine de Jesus Almeida, Universidade do Estado da Bahia

Graduanda em nutrição pela UNEB. E-mail: [email protected]

Tailane Das Neves Lopes, Universidade do Estado da Bahia

Graduanda em enfermagem pela UNEB. E-mail: [email protected]

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Publicado

2024-09-19

Como Citar

Ferreira, S. C., Barbosa, A. G. N., Melo, A. S. L., Santos , B. S. dos, Almeida, C. de J., & Lopes, T. D. N. (2024). Contribuições para o Debate Étnico-Racial nas Escolas: E-book Interativo sobre Jogos Africanos e Afro-Brasileiros. Cadernos Cajuína, 9(5), e249520. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i5.555

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares