A Autoeficácia Docente Perante as Práticas Inclusivas de Aprendizagem no Ensino Fundamental I

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i5.566

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Autoeficácia Docente, Metodologias Inclusivas

Resumo

A educação inclusiva desafia a escola a acolher e promover respostas adequadas à diversidade presente em seu interior, no que tange aos ritmos, estilos de aprendizagem, necessidades e interesses estudantis. Sob essa ótica, a pesquisa tem como objetivo analisar a percepção dos professores sobre a própria competência na implementação de práticas inclusivas no Ensino Fundamental I de escolas da rede pública de Manaus, ou seja, a autoeficácia docente no contexto da inclusão do público-alvo da educação especial. Este estudo é aplicado e utiliza uma escala psicométrica de natureza empírico-analítica, sendo quantitativo, observacional e descritivo. Foram entrevistados 37 professores de escolas municipais que oferecem o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) nos turnos matutino e vespertino. Os professores responderam à Escala de Eficácia Docente para Práticas Inclusivas (EEDPI), adaptada da Teacher Efficacy for Inclusive Practices (TEIP) Scale, para avaliar seu desempenho nesta área específica. Em relação a autoeficácia dos docentes durante a regência das aulas, constatou-se que os professores apresentaram níveis moderados de autoeficácia. Já em relação a autoeficácia dos docentes no planejamento, trabalho colaborativo e inclusivo com outros profissionais escolares, os resultados revelaram um nível abaixo do esperado.  Assim, os resultados apontam fortalezas e fragilidades em termos de autoeficácia docente para o desenvolvimento de práticas inclusivas. Sugere-se que tais resultados sejam considerados na proposição de formação continuada por parte da gestão educacional.

Biografia do Autor

Francisco Karyvaldo Magalhães Secundino, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), integrado o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), psicólogo, pedagogo e formado em letras português. E-mail: [email protected].

Bárbara Amaral Martins

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus de Marília, com período Sanduíche na Universidade do Minho, em Portugal. Pós-Doutora em Psicologia pela Universidad de La Laguna, Espanha. Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, credenciada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Campus do Pantanal.

Diego Wilson Nobre Lima

Formado em Medicina pelo Centro Universitário Christus (2015), com residência em Clínica Médica pelo Hospital Carvalho Beltrão (2020) e pós-graduação em Nutrologia pela ABRAN.

João Otacílio Libardoni dos Santos , Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (CEFD/UFSM 2001/2004), Mestrado (2006/2008) e doutorado (2010/2014) em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (CEFID/UDESC). Foi coordenador do curso de Educação Física Licenciatura Diurno e do Laboratório de Estudo do Desempenho Humano (LEDEHU/FEFF/UFAM) (2015 -2016), representante Docente Eleito da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia no Conselho Universitário (2016/2017) e representante da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia na Câmara de Pesquisa e Pós-graduação (CPPG/PROPESP). Atuou também como Diretor de Pesquisa na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas (2016-2017). Atualmente é Professor Associado Nível I da Universidade Federal do Amazonas e ocupa o cargo de Diretor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF/UFAM) (2017 até o momento). Líder do grupo de Pesquisa "Estudo do Desempenho Humano". É membro da Sociedade Brasileira de Biomecânica (SBB), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), do Conselho Estadual de Saúde do Estado do Amazonas (CES/AM) e da Sociedade Brasileira de Atividade Física e saúde (SBAFS). Atua também como Docente/orientador permanente do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado/doutorado) em Educação e no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu (mestrado) em Ciências do Movimento Humano (PPGCIMH). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase: Desenvolvimento Motor de Crianças, Escolarização, Educação Especial e Inclusão no Contexto Amazônico e Biomecânica do Calçado e do Esporte.

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Publicado

2024-09-24

Como Citar

Secundino, F. K. M., Martins, B. A., Lima, D. W. N., & Santos , J. O. L. dos. (2024). A Autoeficácia Docente Perante as Práticas Inclusivas de Aprendizagem no Ensino Fundamental I. Cadernos Cajuína, 9(5), e249529. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i5.566

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares