Ensino Formal e Homeschooling: Uma análise crítica à luz do direito à educação no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i5.583

Palavras-chave:

direito à educação, homeschooling, ensino público.

Resumo

Neste artigo discute-se o homeschooling ou educação domiciliar, refletindo sobre o direito à educação no Brasil. A pesquisa teve por objetivo, debater esta modalidade, à luz da Constituição Federal e demais legislações. Como questão problematizadora discutimos se o direito à educação, enquanto princípio constitucional, seria violado, caso este tipo de ensino fosse regulamentado. Por fim, foram levantadas hipóteses a respeito das implicações deste tipo de educação para a interação e socialização de crianças e adolescentes. A metodologia utilizada caracteriza-se como levantamento bibliográfico e análise de documentos legais, como Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e Estatuto da Criança e do Adolescente. Como base teórica, foram utilizados, principalmente, os trabalhos de Cury (2002, 2014, 2023), Barbosa (2016) e Quadros (2021). A partir desta perspectiva teórica e documental, constatou-se que o movimento do homeschooling se baseia em direitos individuais que desconsideram o direito à educação previsto na Constituição, propagando perspectivas de privatização, além de não assegurar a socialização e a pluralidade de ideias, necessárias ao desenvolvimento dos estudantes enquanto cidadãos.

 

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Biografia do Autor

Mariana Rocha Zacharias, Universidade Estadual do Londrina

Doutorandaem Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). E-mail: [email protected]

Simone Aparecida Wrubleski, Secretaria Municipal de Porto União/SC

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Campus União da Vitória; atua como professora da rede básica de ensino, na cidade de Porto União/SC.

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Publicado

2024-09-11

Como Citar

Rocha Zacharias, M., & Wrubleski, S. A. (2024). Ensino Formal e Homeschooling: Uma análise crítica à luz do direito à educação no Brasil. Cadernos Cajuína, 9(5), e249515. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i5.583

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares