Análise da Gestão do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) em Distintas Realidades Brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i5.586

Resumo

A partir da década de 1990, o Estado brasileiro aderiu ao modelo político Neoliberal devido às questões de geopolítica mundial. Nesse contexto, foram implementadas no sistema educacional brasileiro diversas políticas educacionais a partir do mecanismo de descentralização. Um exemplo disso foi a implementação do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), em 1995, a referida política possui como propósito enviar recursos diretamente às escolas a partir do mecanismo de gestão democrática. Dessa forma, este estudo objetivou compreender o mecanismo de descentralização da política de financiamento da educação brasileira no Estado Neoliberal, evidenciando os desafios na gestão do PDDE em distintos cenários escolares brasileiros. Assim, esta pesquisa foi orientada pelo Materialismo Histórico-Dialético sendo efetivada por meio da abordagem qualitativa, pois, buscou-se analisar o objeto de estudo em sua totalidade estabelecendo contradições, a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados apontaram que o PDDE ajuda as escolas, em caráter suplementar, para suprir suas necessidades básicas, mas tal programa, em realidades e contextos educacionais brasileiros, possui desafios em relação à gestão das verbas, visto que há processos complexos inerentes à execução e a prestação de contas dos recursos. Conclui-se que o PDDE é um programa educacional importante para a atualidade, pois direciona recursos públicos diretamente para as instituições e consegue alcançar um quantitativo extenso de municípios e escolas brasileiras.

Biografia do Autor

José Alex Batista Pereira, Universidade Federal do Pará - UFPA

Licenciado em Ciências Naturais com Habilitação em Biologia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e em Pedagogia pela Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia (FAM). Mestre Interdisciplinar pelo Programa de Pós-graduação em Cidades, Territórios e Identidades e Educação (PPGCITE) da Universidade Federal do Pará - UFPA/ Campus Abaetetuba. É integrante do Grupo de Pesquisa denominado de "Políticas Públicas, Biodiversidade e Sustentabilidade - GEPOBIOS". E-mail: [email protected]

Yvens Ely Martins Cordeiro, Universidade Federal do Pará - UFPA

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2003), mestrado em Ciências Agrárias, Área de Concentração em Biologia Vegetal Tropical, pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2007) e Doutorado em Ciências Agrárias, Área de Concentração Agroecossistemas da Amazônia (2011), pelo Convênio UFRA / EMBRAPA. Atualmente é Professor Adjunto III, da Universidade Federal do Pará. Atua como Vice Coordenador Geral do Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da região norte - Cecampe Norte. Atua também como coordenador do curso de Tecnologia em Agroecologia da Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo, vinculada ao Campus Universitário de Abaetetuba/UFPA. É líder do grupo de estudos em Políticas Públicas, Biodiversidade e Sustentabilidade (GEPOBIOS) na Amazônia Tocantina. Atua também como vice-coordenador do Programa de Pós Graduação em Cidades, Território e Identidades -PPGCITI/ UFPA. E-mail: [email protected]

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Publicado

2024-09-10

Como Citar

Pereira, J. A. B., & Cordeiro, Y. E. M. (2024). Análise da Gestão do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) em Distintas Realidades Brasileiras. Cadernos Cajuína, 9(5), e249513. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i5.586

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares