O uso do Instagram como ferramenta pedagógica no ensino de Ciências e Biologia: uma revisão bibliográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i5.592

Palavras-chave:

Redes sociais, Instagram, Ensino de Ciências, Ensino de Biologia, Recursos tecnológicos

Resumo

Tendo em vista que a grande maioria dos jovens se encontra conectada às redes sociais, estas se apresentam como potenciais ferramentas auxiliares nos processos de ensino e aprendizagem. A fim de obter informações sobre como o Instagram vem sendo utilizado na abordagem de conteúdos de Ciências e Biologia, foi realizado um levantamento bibliográfico na plataforma Google Scholar, com delimitação temporal de trabalhos publicados entre 2018 e 2022. Após a aplicação de critérios de inclusão e exclusão estabelecidos, foram selecionados sete trabalhos para a realização de uma Análise Qualitativa de Conteúdo (Flick, 2009). Foram estabelecidas as seguintes categorias de análise: (i) recursos do Instagram; (ii) problemas e/ou desafios enfrentados na utilização do Instagram; (iii) percepções dos alunos sobre o uso do Instagram. Os dados obtidos sugerem que a rede social Instagram é capaz de contribuir para um ambiente de ensino mais dinâmico, interativo e colaborativo, com a disponibilização de uma variedade de recursos que podem ser utilizados para o desenvolvimento de conteúdos abordados pelas disciplinas de Ciências e Biologia, contribuindo para a sua aprendizagem. Contudo, observa-se que os benefícios do uso de recursos tecnológicos no contexto educativo poderiam impactar um número maior alunos e professores, se reduzidas as desigualdades sociais, educacionais e digitais, ainda tão presentes na sociedade brasileira.

 

Biografia do Autor

Paloma Coutinho de Freitas, UFF

Licenciada em Ciências Naturais (Ênfase em Biologia) pela Universidade Federal Fluminense. E-mail: [email protected]

Glaucia Ribeiro Gonzaga, UFF

Professora Adjunta na Universidade Federal Fluminense. Doutora em Educação em Ciências, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Mestra em Ciências Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense. E-mail: [email protected]

Jean Carlos Miranda, UFF

Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense. Mestre em Biologia e Doutor em Ciências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. E-mail: [email protected]

 

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Publicado

2024-08-31

Como Citar

Freitas, P. C. de, Gonzaga, G. R., & Miranda, J. C. (2024). O uso do Instagram como ferramenta pedagógica no ensino de Ciências e Biologia: uma revisão bibliográfica. Cadernos Cajuína, 9(5), e249504. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i5.592

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares