Avaliação Técnica da Acessibilidade em Sites de Escolas Municipais de Ji-Paraná/RO
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcajv9i5.596Palavras-chave:
Acessibilidade, Inclusão, Sites, EnsinoResumo
É importante que a Web seja acessível para todos, ocasionando a inclusão digital e social. No entanto, ainda há sites e serviços que apresentam limitações de acesso. Assim o objetivo deste artigo é apresentar análise realizada dos sites das escolas municipais de Ji-Paranã/ Rondônia, sugerindo modificações para que o usuário possa ter acesso às informações de maneira rápida e eficiente. Utilizamos a metodologia uma pesquisa exploratória qualitativa onde buscamos trazer o check list sobre os itens de acessibilidade nos sites. Utilizamos o avaliador e simulador de acessibilidade em Sítios - ASES para a avaliação da inspeção de acessibilidade. Como resultado das trinta e quatro escolas somente quatro tem um site e foram desenvolvidos através do Google Sites, onde não é necessário conhecimento avançado em programação, considerando que pode ser utilizado modelo já pronto e criar o seu próprio site. Como sugestão devem ser inseridos alguns conhecimentos básicos, principalmente em relação a imagens e hierarquia de texto. Os níveis de cabeçalho podem ser aplicados por meio dos “Estilos” de texto, considerando que há uma hierarquia já disponível pela ferramenta e é recomendado que o alinhamento do texto fosse à esquerda, visto que a formatação justificada traz dificuldades em sua leitura. Concluímos que a acessibilidade web é fundamental no desenvolvimento de páginas acessíveis, pois além de corroborar com o processo de inclusão digital proporciona uma experiência melhor ao usuário.
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