Avaliação Técnica da Acessibilidade em Sites de Escolas Municipais de Ji-Paraná/RO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i5.596

Palavras-chave:

Acessibilidade, Inclusão, Sites, Ensino

Resumo

É importante que a Web seja acessível para todos, ocasionando a inclusão digital e social. No entanto, ainda há sites e serviços que apresentam limitações de acesso. Assim o objetivo deste artigo é apresentar análise realizada dos sites das escolas municipais de Ji-Paranã/ Rondônia, sugerindo modificações para que o usuário possa ter acesso às informações de maneira rápida e eficiente. Utilizamos a metodologia uma pesquisa exploratória qualitativa onde buscamos trazer o check list sobre os itens de acessibilidade nos sites. Utilizamos o avaliador e simulador de acessibilidade em Sítios - ASES para a avaliação da inspeção de acessibilidade. Como resultado das trinta e quatro escolas somente quatro tem um site  e foram desenvolvidos através do Google Sites, onde não é necessário conhecimento avançado em programação, considerando que pode ser utilizado modelo já pronto e criar o seu próprio site. Como sugestão devem ser inseridos alguns conhecimentos básicos, principalmente em relação a imagens e hierarquia de texto. Os níveis de cabeçalho podem ser aplicados por meio dos “Estilos” de texto, considerando que há uma hierarquia já disponível pela ferramenta e é recomendado que o alinhamento do texto fosse à esquerda, visto que a formatação justificada traz dificuldades em sua leitura. Concluímos que a acessibilidade web é fundamental no desenvolvimento de páginas acessíveis, pois além de corroborar com o processo de inclusão digital proporciona uma experiência melhor ao usuário.

Biografia do Autor

Weslayne Kalline da Silva, IFRO

Acadêmica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO), capacitada na área Administrativa pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) na área de Administração pelo curso Assistente Administrativo, e na área tecnológica pelo curso Programador Web.

Ilma Rodrigues de Souza Fausto, IFRP

Doutora em em Ciências, Tecnologias e Inclusão - UFF. Mestra em Educação Escolar (PPGEEPROF-UNIR). Pesquisadora no Grupo de Pesquisa TechBridge.  Professora em Regime de Dedicação Exclusiva no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO/Campus Ji-Paraná. Coordenadora do Ensino à Distância em 2019 e colaboradora na Diretoria de Educação a Distância (DEAD) do IFRO.

Fabiana Rodrigues Leta, UFF

Professora Titular do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (1989), mestrado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998). Coordena o Laboratório de Metrologia Dimensional e Computacional, criado pela mesma na UFF. 

Ruth Maria Mariani Braz, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense na área de ensino. Reconhecimento de nível em Portugal pela faculdade de educação da Universidade do Minho. Tenho pós-doc no programa de pós- graduação em Ciências, Tecnologia e Inclusão da Universidade Federal Fluminense. Atualmente leciono no Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusão como professor permanente e no programa de pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão da Universidade Federal Fluminense. Desenvolvo pesquisas à formação de professores, Educação Inclusiva, tecnologia assistiva, produção de materiais didáticos. Coordeno o projeto Galileu Galilei, faço parte do grupo de pesquisa: Tecnologias Computacionais no ensino e aprendizagem na ótica da Diversidade, Inclusão e Inovação. Atualmente, sou um dos membros da Associação Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (AIIIIPe)

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Publicado

2024-09-06

Como Citar

Silva, W. K. da, Fausto, I. R. de S., Leta, F. R., & Mariani Braz, R. M. (2024). Avaliação Técnica da Acessibilidade em Sites de Escolas Municipais de Ji-Paraná/RO. Cadernos Cajuína, 9(5), e249508. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i5.596

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares