Experiências de Estudantes em Atividades Culturais com Idosos: diversidade, memória e riqueza cultural
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcajv9i5.612Palavras-chave:
Saúde do Idoso, memória, envelhecimento cognitivo, ensinoResumo
Com o avançar da idade e menor desempenho das tarefas cognitivas, a memória é um dos domínios mais afetados devido à redução da capacidade para reunir informações mais atuais, sendo os lapsos de memória as queixas predominantes por parte dos idosos. Objetivou-se promover a atividade mental com estímulo à memória por meio de exercícios de lembrança que pudessem contribuir para a diversidade e riqueza cultural da comunidade assistida. Trata-se de um relato de experiência da atividade orientada por extensionistas do projeto de extensão Educar para Prevenir Saúde do Adulto e do Idoso, apoiados por mestrandos e coordenadoras do projeto. Desenvolveu-se com base nos seguintes passos: interação social utilizando-se a contação de histórias; exercícios sensoriais e jogo de caça palavras, com 120 idosas. Resultou que as ações de resgate de memórias, de atividades sensoriais e incentivo ao autocuidado com a comunidade de idosas trouxe satisfação na realização das dinâmicas tornando o ambiente descontraído e divertido. Acredita-se que o estímulo propiciado pela ludicidade possa retardar o declínio cognitivo em idosos, com melhoria na qualidade de vida. A pessoa idosa, ao relembrar experiências vividas reafirma sua identidade e sua história, o que fortalece o senso de propósito e eleva a autoestima.
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