Experiências de Estudantes em Atividades Culturais com Idosos: diversidade, memória e riqueza cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i5.612

Palavras-chave:

Saúde do Idoso, memória, envelhecimento cognitivo, ensino

Resumo

Com o avançar da idade e menor desempenho das tarefas cognitivas, a memória é um dos domínios mais afetados devido à redução da capacidade   para reunir informações mais atuais, sendo os lapsos de memória as queixas predominantes por parte dos idosos. Objetivou-se promover a atividade mental com estímulo à memória por meio de exercícios de lembrança que pudessem contribuir para a diversidade e riqueza cultural da comunidade assistida. Trata-se de um relato de experiência da atividade orientada por extensionistas do projeto de extensão Educar para Prevenir Saúde do Adulto e do Idoso, apoiados por mestrandos e coordenadoras do projeto.  Desenvolveu-se com base nos seguintes passos: interação social utilizando-se a contação de histórias; exercícios sensoriais e jogo de caça palavras, com 120 idosas. Resultou que as ações de resgate de memórias, de atividades sensoriais e incentivo ao autocuidado com a comunidade de idosas trouxe satisfação na realização das dinâmicas tornando o ambiente descontraído e divertido. Acredita-se que o estímulo propiciado pela ludicidade possa retardar o declínio cognitivo em idosos, com melhoria na qualidade de vida. A pessoa idosa, ao relembrar experiências vividas reafirma sua identidade e sua história, o que fortalece o senso de propósito e eleva a autoestima.

Biografia do Autor

Anna Victoria Maurer Ravaglio, Faculdade Pequeno Príncipe

Mestranda do Programa Ensino nas Ciência da Saúde da Faculdades Pequeno Príncipe. E-mail: [email protected]

Julia Ernandes Cardoso, Faculdade Pequeno Príncipe

Graduanda de medicina da Faculdades Pequeno Príncipe. E-mail: [email protected]

Alan Kevin dos Santos Cardoso, Faculdade Pequeno Príncipe

Mestrando do Programa Ensino nas Ciência da Saúde da Faculdades Pequeno Príncipe. E-mail: [email protected]

Natalia Ferreira, Faculdade Pequeno Príncipe

Mestranda do Programa Ensino nas Ciência da Saúde da Faculdades Pequeno Príncipe. E-mail: [email protected]

Beatriz Essenfelder Borges, Faculdades Pequeno Príncipe

Doutora em Patologia, Docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação Ensino nas Ciências da Saúde da Faculdades Pequeno Príncipe. E-mail: [email protected]

Leide da Conceição Sanches

Doutora em Sociologia. Docente do Programa de Pós-Graduação Ensino nas Ciências da Saúde da Faculdades Pequeno Príncipe. E-mail: [email protected]

Maria Cecilia Da Lozzo Garbelini, Faculdade Pequeno Príncipe

Doutora em Ciências. Docente do Programa de Pós-Graduação Ensino nas Ciências da Saúde da Faculdades Pequeno Príncipe. E-mail: [email protected]

Referências

ALBUQUERQUE, Jayane Félix; SOUZA, Samara Maria Oliveira; SILVA, Karoline Barbosa; FERREIRA, Ubirany Lopes. Metodologias de ensino nas práticas dos fungos em sala de aula com ênfase na educação ambiental. In: OPEN SCIENCE RESEARCH II. Editora Científica Digital, 2022. p. 259-265.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Nota Informativa n.5 MDS/SNCF de 2023. Envelhecimento e o direito ao cuidado. Disponível em: https://www.gov.br/mds/pt-br/noticias-e-conteudos/desenvolvimento-social/noticias-desenvolvimento-social/mds-lanca-diagnostico-sobre-envelhecimento-e-direito-ao-cuidado/Nota_Informativa_N_5.pdf Acesso em 02 set. 2024.

CARMONA, Karoline Carvalho. Variáveis associadas ao envelhecimento cerebral bem sucedido em uma amostra de idosos muito idosos da comunidade (Tese). Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/FRSS-BB2KS717 Acesso em 09 jul 2024

COCHAR-SOARES, Natália; DELINOCENTE, Maicon Luís Bicigo; DATI, Livia Mendonça Munhoz. Fisiologia do envelhecimento: da plasticidade às consequências cognitivas. Revista Neurociências, v. 29, 2021. DOI: 10.34024/rnc.2021.v29.12447. Disponível em: file:///C:/Users/Acer/Downloads/lcarvalhobizari,+12447+revis%C3%A3o.pdf Acesso em: 2 set. 2024.

DEGANI, Márcia; RIBEIRO, Vagner Lacerda; CHARIGLIONE, Isabelle Patriciá Freitas Soares. Estimulação da memória através de circuito multissensorial: um relato de experiência. Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento, v. 28, 2023. DOI: 10.22456/2316-2171.94418

FIGURELLI, Gabriela Ramos; RIBEIRO, Diego Lemos; MESSIAS, Andréa Cunha. Memória, Senilidade e Museu: O Caso do Museu Histórico de Morro Redondo-RS Publ. UEPG Appl. Soc. Sci., Ponta Grossa, v. 24, n. 2, p. 133-144, maio/ago. 2016.

Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.24i2.0002

Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/9255/5453 Acesso em: 09 jul.2024

FOLTRAN, Elenice Parise; OLIVEIRA, Rita de Cassia da. A PRESENÇA DO LÚDICO NA VIDA DO IDOSO. Faculdade Sant’Ana Em Revista, v. 4, n. 1, p. 30-52, 2020. Recuperado de https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/1736 Acesso em 10 jul,2024

GARBELINI, Maria Cecilia Da Lozzo; PLATNER, Fernanda da Silva; SILVA, João Victor; RAVAGLIO, Anna Victória Maurer; et al. Manual educativo para o autocuidado com os pés com mulheres idosas. In: SANCHES, Leide da Conceição; FORTE, Luiza Tatiana; GARBELINI, Maria Cecilia Da Lozzo (org.). Entre Rimas, Ações, Relatos, Dinâmicas, Paródias e Cuidados. 1ª ed. Curitiba, CRV, 2024. p. 105-121.

MOTTA, Moema Guimarães; FILEME, Beatriz. Oficina de memória sensorial com idosos: relato de experiência. EntreAções: diálogos em extensão, Juazeiro do Norte, v.1, n.2, p.107-118, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/559/519

Acesso em: 10 jul. 2024

MURTA, Sheila Giardini; ABREU, Samia; FRANÇA, Cristineide Leandro; PEDRALHO Marina; et al. Preparação para a Aposentadoria: Implantação e Avaliação do Programa Viva Mais! Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 27, p. 01-09, 2014. DOI: 10.1590/S0102-79722014000100001

MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fábio Fernandes; ALMEIDA, Claudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista práxis educacional, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010

OPEN AI. Dar a definição da palavra relaxar com base no autocuidado e formar uma estrofe com 4 versos. ChatGPT 3.5 versão de 25 set. 2023. Inteligência Artificial. Disponível em: https://chatgpt.com/c/e2a2a426-d82d-46d0-9715-6520cd627e3d Acesso em: 10 jul. 2024.

RAMOS, Luiz Roberto. Fatores determinantes do envelhecimento saudável em idosos residentes em centro urbano: Projeto Epidoso, São Paulo. Cadernos de Saúde Pública, v. 19, p. 793-797, 2003.DOI: 10.1590/S0102-311X2003000300011

SANCHES, Leide da Conceição; BASTOS, Fernanda de Andrade Galliano Daros; MANCARZ, Graziele Francine Franco; FORTE, Luiza Tatiana; et al. Trajetória do Projeto Educar para Prevenir sobre Educação em Saúde nas Escolas e Comunidade. In: ROZIN, Leandro; SANCHES, Leide da Conceição; FORTE, Luiza Tatiana; GARBELINI, Maria Cecilia Da Lozzo (org.). Projetos de Extensão das Faculdades Pequeno Príncipe: uma trajetória a compartilhar. 1ª ed. Curitiba: CRV, 2020. p.45-60.

SANTOS JUNIOR, Erinaldo Nascimento; BESERRA Geovanna Ribeiro; SANTOS, Milaidy Andrade dos; et al. Revitalizando a identidade dos idosos no abrigo Luca Zorn: a música como ferramenta transformadora sociocognitiva. Caderno Impacto em Extensão, v. 3, n. 1, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/511/475

Downloads

Publicado

2024-09-09

Como Citar

Ravaglio, A. V. M., Cardoso, J. E., dos Santos Cardoso, A. K., Ferreira, N., Borges, B. E., Sanches, L. da C., & Garbelini, M. C. D. L. (2024). Experiências de Estudantes em Atividades Culturais com Idosos: diversidade, memória e riqueza cultural. Cadernos Cajuína, 9(5), e249510. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i5.612

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares