A Transcendência do Ego: Uma Crítica à Concepção Tradicional da relação Eu/Consciência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i5.614

Palavras-chave:

Intencionalidade, Consciência, Cogito pré-reflexivo, Ego

Resumo

Com a descoberta do conceito de intencionalidade na fenomenologia de Husserl, surge um novo campo de investigação filosófica que redefine o conceito de consciência para Sartre. Esse desenvolvimento ocorre ao longo das obras que antecedem O Ser e o Nada, com A Transcendência do Ego marcando o ponto de partida desse movimento. A intencionalidade da consciência sugere que esta não é um "lugar" ou "fundo" onde as representações acontecem, mas sim o próprio ato de representar. Nesse sentido, tanto o texto em questão, objeto deste estudo, quanto outras obras filosóficas anteriores à O Ser e o Nada contribuem para o entendimento do conceito de consciência para Sartre, estabelecendo as bases epistemológicas que sustentarão seu pensamento existencialista. A defesa da existência externa do Ego em relação à consciência torna-se crucial para a construção e fundamentação desse conceito, e, por conseguinte, de seu sistema filosófico como um todo. Nesse sentido, por meio de uma leitura crítico-interpretativa de A transcendência do Ego, pretendemos aqui compreender os primeiros movimentos de sua filosofia condição sine qua non, a nosso ver, para uma compreensão mais profunda de seu pensamento.

Biografia do Autor

Luiz André Colonetti Bet, UNESP

Graduado em Filosofia Pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Filosofia, com foco em Existencialismo Francês, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Graduando em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Rio Claro-SP) ORCID: https://orcid.org/0009-0003-6385-4222 E-mail: [email protected]

Fábio Caires Correia, UNESP

Professor assistente na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus Rio Claro (UNESP, Rio Claro). Doutor em filosofia pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). E-mail: [email protected]

Referências

CARRASCO, Alexandre de Oliveira Torres. Breve Apresentação de “A Transcendência do ego– esboço de uma descrição fenomenológica”, de Jean-Paul Sartre. In Cadernos Espinosanos n.22. FFLCH. São Paulo, 2010.

CORREBYTER, Vincent. Sartre – La Transcendance de l’Ego et autres textes phénomenologiques. Librairie Philosophique J. VRIN. Paris, 2003.

CORREBYTER, Vincent. Sartre face à la phénoménologie. Ousia. Bruxelles, 2000.

DONIZETTI, Luciano. A Filosofia de Sartre Entre a Liberdade e a História. Editora Claraluz. São Carlos. 2010.

DONIZETTI, Luciano. O Eu é um outro – O circuito da ipseidade na filosofia de Sartre. In Revista Ética e Filosofia Política. Nº 14. Volume 1. Julho de 2011.

MENDONÇA, Cristiane Diniz. A Grande Recusa Sartriana. In Crítica Marxista n.23. IFCH. Campinas, 2006.

MOUILLIE, Jean-Marc. Sartre – Conscience, ego et psychè. Presses Universitaires de France.

Paris, 2000.

MOUILLIE, Jean-Marc. Sartre et la Phénomenologie. ENS Editións. Lyon, 2001.

MOUTINHO, Luiz Damon dos Santos. Sartre – Existencialismo e liberdade. Editora Moderna. São Paulo, 1995a.

MOUTINHO, Luiz Damon dos Santos. Sartre – Psicologia e Fenomenologia. Editora Brasiliense. São Paulo, 1995b.

MOUTINHO, Luiz Damon dos Santos. O Dualismo Fundamental da Fenomenologia Sartriana. In: ______. Questões de filosofia contemporânea. Editora Discurso Editorial. São Paulo, 2006.

SARTRE, Jean-Paul. A Transcendência do Ego. Tradução Pedro M. S. Alves. Editora Colibri. Lisboa, 1994.

SARTRE, Jean-Paul. A Transcendência do Ego. Tradução: Alexandre de Oliveira Torres Carrasco. In: Cadernos Espinosanos n.22. FFLCH. São Paulo, 2010.

SARTRE, Jean-Paul. A Transcendance de l’Ego. Introduction, notes et appendices par Sylvie Le Bon. Librarie Philosophique J. VRIN. Paris, 1965.

SARTRE, Jean-Paul. A Imaginação. Tradução: Paulo Neves. Editora L&M Pocket. Porto Alegre, 2008.

SARTRE, Jean-Paul. L’Imagination. Editora Quadrige / PUF. 6ª Edição. Paris, 2007.

SARTRE, Jean-Paul. O Imaginário. Tradução Duda Machado. Editora Ática. São Paulo, 1996.

SARTRE, Jean-Paul. O Ser e o Nada – Ensaio de ontologia fenomenológica. Tradução: Paulo Perdigão. Editora Vozes. Petrópolis, RJ, 1997, 12ª Ed.

SARTRE, Jean-Paul. Uma ideia fundamental na fenomenologia de Husserl: a intencionalidade. In: ______. Situações I. Tradução: Cristina Prado. Editora Cosac Naify. São Paulo, 2005.

SILVA, Franklin Leopoldo. Ética e Literatura em Sartre: ensaios introdutórios. Editora UNESP. São Paulo, 2004.

Downloads

Publicado

2024-09-10

Como Citar

Bet, L. A. C., & Correia, F. C. (2024). A Transcendência do Ego: Uma Crítica à Concepção Tradicional da relação Eu/Consciência. Cadernos Cajuína, 9(5), e249512. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i5.614

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares