Recursos Educacionais Abertos digitais acessíveis à luz do Desenho Universal para Aprendizagem: propostas de infográficos para o ensino da Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i5.626

Palavras-chave:

Recursos Educacionais Abertos, Desenho Universal para Aprendizagem, Acessibilidade Digital, Infográficos, Ensino de Matemática.

Resumo

A Educação Matemática Inclusiva se ocupa em prover uma ação pedagógica equitativa para a apropriação dos saberes matemáticos por parte de todos os estudantes. Neste estudo, destaca-se os Recursos Educacionais Abertos (REA) como artefatos didáticos e pedagógicas, que garantem seu acesso, retenção, uso, compartilhamento e modificação, porém, ao se utilizar ou compartilhar um REA na web é preciso considerar sua propriedade intelectual e seus incrementos de acessibilidade para que seu acesso seja de forma legal e equitativa. Para tanto, tem-se no Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) uma perspectiva que busca promover um currículo flexível que compreenda as diferenças no ambiente escolar e oportunidades igualitárias a todos. Assim, está pesquisa teve como objetivo propor a criação de REA digitais acessíveis à luz do DUA para o ensino da Matemática. Destarte, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, com abordagem de pesquisa qualitativa e procedimento bibliográfico que buscou: compreender os pressupostos teóricos e metodológicos da abordagem do DUA, a partir dos seus princípios – engajamento, representação e ação/expressão; contextualizar os princípios dos REA – ser educacional, apresentar licença aberta e formato livre e suas liberdades reusar, revisar, remixar, redistribuir e reter; e apresentar os princípios da acessibilidade digital – perceptível, operável, compreensível e robusto. Como resultados, foram apresentados cinco artefatos digitais, acessíveis e autorais, cada um relacionado a uma unidade temática do componente Matemática da Base Nacional Comum Curricular – Grandezas e Medidas, Números, Álgebra, Geometria, Probabilidade e Estatística, esses dirigidos ao último ano da etapa do ensino fundamental; bem como, a aglutinação dos princípios do DUA, dos REA e da acessibilidade digital, tendo como repertório a infografia. Contudo, concluímos acerca da importância da criação de REA digitais com acessibilidade e orientados pela abordagem do DUA como perspectiva para promoção da inclusão escolar, essa que deve garantir a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças.

Biografia do Autor

Felipe Mendes Monteiro, Instituto Federal da Paraíba

Licenciado em Matemática e discente do curso de Especialização em Matemática (IFPB). Membro do Grupo de Pesquisas em Linguagens, Inclusão e Tecnologias (GPLIT/CNPq). E-mail: [email protected]

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Rodiney Marcelo Braga dos Santos Santos

Doutorado em Logística (UFRR). Docente do curso de Licenciatura em Matemática (IFPB) e do Programa de Mestrado Profissional em Formação de Professores (UEPB-PPGFP). Coordenador do Grupo de Pesquisas em Linguagens, Inclusão e Tecnologias (GPLIT/CNPq).  E-mail: [email protected]

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Publicado

2024-10-03

Como Citar

Monteiro, F. M., & Santos, R. M. B. dos S. (2024). Recursos Educacionais Abertos digitais acessíveis à luz do Desenho Universal para Aprendizagem: propostas de infográficos para o ensino da Matemática . Cadernos Cajuína, 9(5), e249536. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i5.626

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares