Estratégias Educativas para Melhorar a Leitura e Escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental (2019-2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i5.631

Palavras-chave:

práticas educativas, alfabetização, primeira etapa do ensino fundamental

Resumo

A alfabetização e o letramento de crianças deve ser uma preocupação para o educador formado e em formação. À vista disso, objetivou analisar a produção científica entre 2019 a 2023 acerca das estratégias educativas investidas com vistas à redução das dificuldades de leitura e escrita de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, foi utilizado o mapeamento sistemático da literatura, proposto por Rocha, Reis Nascimento e Nascimento (2018). Diante disso, elegeu-se a Scielo e a Google Scholar como bases de dados para a busca de artigos. Identificou-se o total de 20 (vinte) textos. Os resultados apontam que o ensino deve ser condizente com o contexto sociocultural dos discentes. Além disso, a formação dos educadores, inicial e continuada, deve contemplar o enfrentamento das dificuldades de aprendizagem com a utilização de metodologias diversificadas, fazendo uso de tecnologias e práticas lúdicas. Ademais, deve-se considerar a relação entre família e escola para o sucesso educacional, notadamente, em circunstâncias desafiadoras como foi no ensino remoto durante a pandemia.

Biografia do Autor

José Gomes da Silva Filho, Universidade Federal do Piauí

Mulher trans. Nome social: Josy Gomes. Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).  E-mail: [email protected]

Marlia Ferreira Ribeiro

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). E-mail: [email protected]

Náira Jane da Costa Soares

Especialista em Educação Especial pelo Instituto Superior de Educação Programus (ISEPRO). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). E-mail: [email protected]

Maria dos Milagres Santos Carvalho

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). E-mail: [email protected]

José Henrique Plácido dos Santos

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). E-mail: [email protected]

Maria Noraneide Rodrigues dos Santos

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). E-mail: [email protected]

Referências

ANDRADE, A. P. L.; MIGUEL, J. R. Práticas Integradoras: Ações pedagógicas na educação básica. ID on line. Revista de Psicologia, Jaboatão dos Guararapes, v. 13, n. 45, p. 951-979, 2019. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1798/0. Acesso em: 27 fev. 2023.

ARAUJO, L. C. Jogos como recursos didáticos na alfabetização: o que dizem e fazem as professoras. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, p. 01-31, 2020. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1798/0. Acesso em: 27 fev. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CAGLIARI, L. C. Algumas questões de linguística na alfabetização. Univesp, São Paulo, p. 72-83, 2012. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40140/1/01d16t05.pdf. Acesso em: 22 nov. 2021.

CANTO, C. G. S.; NUNES, P. O. C.; RODRIGUES, A. C. S. O lúdico como ferramenta de aprendizagem de leitura e escrita. Revista eletrônica pesquiseduca, v. 13, n. 29, p. 284-299, 2021. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1023. Acesso em: 27 fev. 2023.

CARVALHO, M. V. L; DAMASCENO, M. F. C; CARVALHO, M. A. F. Discurso e Autoria: Caminhos da Produção Textual. Cadernos Cajuína, v. 9, n. 3, p. 01-15. Disponível em: https://v3.cadernoscajuina.pro.br/index.php/revista/article/view/628. Acesso em: 24 set. 2024.

CAVALCANTE, F. C.; LESNIOWSKI, C. L.; CAETANO, F. C. S. Influência da literatura infantil no desenvolvimento das crianças em fase de alfabetização nos anos iniciais da educação básica. Revista Científica Educ@ção, v. 8, n. 13, 2023. Disponível em: https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/2/article/view/95. Acesso em: 27 fev. 2023.

COLLELO, S. M. G. Alfabetização e letramento: repensando o ensino da língua escrita. Porto: Videtur, 2004.

COSTA, D. M. V.; GONTIJO, C. M. M. Produção de textos e processo inicial de alfabetização. Acta Scientiarum. Education, Maringá, v. 39, n. 4, p. 421-430, out./ dez., 2017. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/32115. Acesso em: 22 nov. 2021.

COSTA, R. P.; CASSIMIRO, É. E.; SILVA, R. R. Tecnologias no processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 1, p. 97-116, 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/53068. Acesso em: 27 fev. 2023.

FLECK, G. F. Quando as palavras saltam à vida, geram sentidos e criam consciência, forma-se um leitor: ler além dos signos–experienciar a arte constituída de palavras. EntreLetras, v. 10, n. 2, p. 54-69, 2019. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/7861. Acesso em: 27 fev. 2023.

FLECK, G. F.; LOPEZ, C. J.; FANT, C. C. S. Formação do leitor literário no Ensino Fundamental: uma experiência com “O mundo encantado das fadas”. Pontos de Interrogação-Revista de Crítica Cultural, v. 10, n. 1, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/9327. Acesso em: 27 fev. 2023.

FLORENCIANO, K. A. B.; BARBOSA, E. A. B. A prática da leitura no ensino fundamental: reflexões e possibilidades. Horizontes-Revista de Educação, v. 7, n. 13, p. 24-36, 2019.

GHEDIN, E.; OLIVEIRA, E. S.; ALMEIDA, W. A. Estágio com pesquisa. São Paulo: Cortez, 2015.

GUERINO, S. C.; CARLESSO, J. P. P. O cérebro que aprende: uma experiência com práticas de leitura nos primeiros anos de escolarização. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 8, n. 3, pág. e3683849-e3683849, 2019. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5606/560662194036/html/. Acesso em: 27 fev. 2023.

LEAL, T. F. Fazendo acontecer: o ensino da escrita alfabética na escola. In: MORAIS, A. G.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEAL, T. F. (Org.). Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 89-110.

LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. P.; ALBUQUERQUE, R. K. Condições de produção na escrita coletiva de textos: uma análise da mediação docente. Atos de Pesquisa em Educação, v. 16, p. 8148, 2021. Disponível em: https://bu.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/download/8148/4876. Acesso em: 27 fev. 2023.

LOUREIRO, V. S.; NOVAES, A. O.; CARDOSO, F. B. Percepções Docentes Sobre as Dificuldades de Aprendizagem: Aportes da Neuropsicopedagogia. Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 25, n. 1, p. 28-33, 2024. DOI: https://doi.org/10.17921/2447-8733.2024v25n1p28-33

MARCHER, C. C. C.; DAMASCENO, M. R. V. O. A contação de histórias como estratégia pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Psicologia & Saberes, v. 8, n. 10, p. 230-256, 2019. Disponível em: https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/921. Acesso em: 27 fev. 2023.

MIRANDA, M. S.; FERREIRA, R. J. A.; AZEVEDO, G. X. Dificuldade de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. REEDUC-Revista de Estudos em Educação, Quirianópolis - GO, v. 8, n. 1, p. 471-492, 2022. Disponível em: https://revista.ueg.br/index.php/reeduc/article/view/12702. Acesso em: 27 fev. 2023.

MORAIS, A. G.; LEITE, T. M. R. Como promover o desenvolvimento das habilidades de reflexão fonológica dos alfabetizandos?. In: MORAIS, A. G.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEAL, T. F. (Org.). Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. cap. 04, p. 71-88.

MOREIRA, V. N.; BATISTA, S. C. F.; RANGEL, I. R. G. Alfabetização e letramento: avaliação de aplicativos móveis para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Vértices, Campos dos Goitacazes, v. 22, n. 2, p. 298-320, 2020. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15402. Acesso em: 27 fev. 2023.

NUNES, M. S.; SPERRHAKE, R. Ensino Remoto e anos iniciais do ensino fundamental: reflexões em torno da docência e de algumas escolhas didático-pedagógicas para o ensino da leitura e da escrita. Revista signo, Santa Cruz do Sul-RS, v. 46, n. 85, p. 26-34, jan./abr. 2021. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/218210/001121899.pdf?sequence=1. Acesso em: 27 fev. 2023.

OLIVEIRA, S. A.; PRADO, J. R.; REIS, S. M. A. O. A dinamização de vivências lúdicas nas aulas de pesquisa e estágio em Educação Infantil. Rev. Inter. Educ. Sup. Campinas - SP, v. 9, p. 01-17, 2023. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8663785. Acesso em: 13 fev. 2023.

PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

RABELO, A. O. O estágio curricular obrigatório e a formação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental no Brasil. RELVA, Juara - MT, v. 6, n. 2, p. 39-59, jul./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/relva/article/view/4225. Acesso em: 13 fev. 2023.

REAL, L. M. C.; STEPANSKI, L. M. P. BLOG: um espaço de construção da escrita na educação básica. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, v. 8, n. 1, p. 95-116, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/15349. Acesso em: 27 fev. 2023.

ROCHA, F. G.; REIS NASCIMENTO, B. A. R.; NASCIMENTO, E.F.V.B.C. Um modelo de mapeamento sistemático para a educação. Cadernos da FUCAMP, Monte Carmelo, v. 17, n. 29, p. 01-06, 2018. Disponível em: http://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/cadernos/article/view/1180/858. Acesso em: 09 maio 2022.

SAVIANI, D. Valores em supervisão pedagógica: abordagem filosófica. In: SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 19. ed. Campinas-SP: Autores Associados, 2013.

SILVA, P. V. M. Alfabetização e letramento em tempos de pandemia: relatos de experiência durante o ensino remoto. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 1, p. 01-20, 2022.Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/64568. Acesso em: 27 fev. 2023.

SILVEIRA, C. C.; DOMENICONI, C.; HANNA, E. S. Uma avaliação alternativa de compreensão de leitura para crianças. Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis de Comportamiento, v. 27, n. 4, p. 423-435, 2019. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/2745/274561551002/274561551002.pdf. Acesso em: 27 fev. 2023.

SIQUEIRA, É.; PEREIRA, F.; FORTUNATO, I. O Coelho Sabido como apoio à alfabetização: relato de experiência. REPPE-Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, Cornélio Procópio-PR, v. 3, n. 1, p. 62-79, 2019. Disponível em: https://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/938/904. Acesso em: 27 fev. 2023.

SOARES, M. Alfabetização e letramento: caminhos e descaminhos. Revista Pátio, v. 29, p. 19-22, 2004b. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40142/1/01d16t07.pdf. Acesso em: 22 nov. 2021.

SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista brasileira de educação, v, 25, p. 5-17, abr. 2004a. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/89tX3SGw5G4dNWdHRkRxrZk/?lang=pt. Acesso em: 18 nov. 2021.

SOUZA, M. S. D.; COUTINHO, D. J. G. Biblioteca escolar e o incentivo à leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 1, p. 1851-1860, 2020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6084. Acesso em: 27 fev. 2023.

Downloads

Publicado

2024-09-24

Como Citar

Silva Filho, J. G. da, Ribeiro, M. F., Soares, N. J. da C., Carvalho, M. dos M. S., Santos, J. H. P. dos, & Santos, M. N. R. dos. (2024). Estratégias Educativas para Melhorar a Leitura e Escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental (2019-2023). Cadernos Cajuína, 9(5), e249528. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i5.631

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares