A INCLUSÃO NO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM NA PERSPECTIVA DA BIOPOLÍTICA E DA GOVERNAMENTALIDADE DE MICHEL FOUCAULT

Um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv8i2.84

Resumo

Nos últimos anos, observa-se um crescimento do ingresso de Pessoas com Deficiência (PcD) nos cursos técnicos e superiores no Brasil, em especial no curso técnico em Enfermagem. Tal fato é corroborado pelos dados publicados no último Censo da Educação Básica de 2021 que mostra um aumento expressivo das matrículas de PcD na educação profissional nas modalidades concomitante e subsequente. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho é problematizar a inclusão através de um relato de experiência, tendo como arcabouço teórico-metodológico as ferramentas analíticas foucaultianas, biopolítica e governamentalidade. Trata-se das vivências de uma docente-enfermeira, servidora na rede federal de Minas Gerais, ao lecionar para uma discente PcD nas aulas práticas e no estágio curricular obrigatório do curso técnico em Enfermagem. Observamos com o estudo que, apesar de todo aparato legal que sustenta as políticas de inclusão, ainda existem lacunas que, na contramão, promovem outros modos de exclusão, fato visualizado na falta de uma política institucional efetiva, na ausência de uma formação docente mais específica e na presença de um discurso que ainda hoje não conseguiu abrir mão de seus processos de normalização.

 

Biografia do Autor

Luciana Azeredo, Centro Federal de Educação Tecnológica-CEFET MG

Doutora em Educação, Mestre em Linguística Aplicada e licenciada em Letras Português/Inglês e em Pedagogia. Foi pesquisadora visitante na University of Sheffield (Inglaterra) e é especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira. Realizou estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Desde fevereiro/1993, atua no ensino e aprendizagem de línguas, tendo lecionado na graduação e pós-graduação em instituições do Vale do Paraíba Paulista, como FATEC, UNITAU, UNISAL e UNIFUNVIC e também em escolas de idiomas como Cultura Inglesa, Yázigi e Wizard. Desde 2018, é servidora efetiva no CEFET-MG, onde atua como professora e pesquisadora no Departamento de Linguagem e Tecnologia (DELTEC) e no Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica (PPGET). Realiza pesquisas a partir de ferramentas teórico-metodológicas advindas da Análise do Discurso de linha francesa, especificamente as foucaultianas, em sua interface com a Educação. Coordena o Grupo de Estudos Discurso e Subjetividade na Educação Profissional e Tecnológica (GEDS-EPT) e o Programa de Extensão "Português como Língua Estrangeira" (2020-2024). É membro dos grupos Estudos sobre narrativas de si em diversos corpora e suportes (NARRAR-SE) e Desenvolvimento Profissional Docente: entre e o saber e o fazer na EPT (DPRODEPT), ambos do CEFET-MG, e também do Grupo de Estudos foucaultianos e Educação (GPEFE) da Universidade São Francisco.

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Publicado

2023-07-14

Como Citar

Nascimento Magalhães, B., & Aparecida Silva Azeredo, L. (2023). A INCLUSÃO NO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM NA PERSPECTIVA DA BIOPOLÍTICA E DA GOVERNAMENTALIDADE DE MICHEL FOUCAULT: Um relato de experiência. Cadernos Cajuína, 8(2), e238228. https://doi.org/10.52641/cadcajv8i2.84

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares