Algumas Reflexões sobre classes oprimidas
Por uma pedagogia decolonial e libertadora
Resumo
Neste artigo objetiva-se refletir sobre a defesa de classes oprimidas em nossa sociedade. Com este fim, foi criado um curso de extensão no departamento de letras espanhol em uma universidade pública no estado do Piauí. A metodologia adotada está a cargo da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011). A finalidade do curso era o ensino de leitura e produção textual em espanhol. O embasamento teórico fica a cargo do letramento crítico (FREIRE, 1987, 2014, 2016; JANKS, 2016, 2018; DUBOC, 2016) aprendizagem de língua adicional (PAIVA, 2014); leitura e escrita (KALANTZIS; COPE; ZAPATA, 2019) e decolonialidade (WALSH, 2017; QUIJANO, 2007, MALDONADO TORRES, 2007). Estes suportes teóricos embasam esta pesquisa para uma análise sobre a aprendizagem de língua adicional. Os resultados mostram que além da produção textual, os aprendizes conseguiram refletir e valorizar as classes de trabalhadores representados pelos sapateiros, flanelinhas e lavadores de carro. Da mesma maneira, estas futuras professoras construíram reais significados e desenvolveram ações críticas, reflexões e mudanças na maneira de pensar e agir.
Referências
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