EDUCAÇÃO E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS:

REFLEXÕES SOBRE O UNIVERSO DE STAR WARS PARODIADO PELA TURMA DA MÔNICA E SUAS POSSIBILIDADES NO ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Rafael José Bona Furb/Univali
  • Laura Seligman UFMS

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv8i2.86

Palavras-chave:

Educação, Quadrinhos, Cinema, Star Wars, Turma da Mônica.

Resumo

As narrativas parodiadas, oriundas de diferentes contextos, provocam sentidos dos mais diversos que podem se tornar importantes ferramentas de educar. Seja por textos adaptados de narrativas literárias, ou até mesmo de obras fílmicas, as paródias podem despertar, principalmente nas crianças, o incentivo para leitura de contextos exteriores a obra consumida. O presente trabalho tem por objetivo analisar as paródias dos filmes Star Wars feitas pelos quadrinhos da Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa, e verificar suas potencialidades educativas. Os objetos de estudo aqui mencionados se referem às histórias Coelhadas nas estrelas (1997), O Feio contra-ataca (2008) e O retorno de Jedito (2010) paródias dos filmes clássicos de Star Wars (1977-1983). Os quadrinhos são analisados sob os vieses da intertextualidade, da autorreferência e de possibilidades educativas promovendo reflexões sobre os quadrinhos, o cinema e o universo paródico.

Biografia do Autor

Laura Seligman, UFMS

Doutora em Comunicação e Linguagens (UTP), mestra em Educação (Univali).

Referências

ALMEIDA, F. A.; SOUSA, L. D. A arte das histórias em quadrinhos na educação: uma experiência metodológica interdisciplinar. In.: Educação, música e artes: contribuições e desafios no contexto escolar. Ed. Científica Digital, v. 2, p. 11-22, 2022.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

FIKER, R. Mito e paródia: entre a narrativa e o argumento. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2000.

GENETTE, G. Palimpsestos: a literatura de segunda mão. Belo Horizonte: Edições Viva Voz, 2010.

HUTCHEON, Linda. Uma teoria da paródia. Lisboa: Edições 70, 1985.

HUTCHEON, L. Uma teoria da adaptação. Tradução de André Cechinel. 2a ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2013.

JENKINS, H. Cultura da convergência. 3ª ed. São Paulo: Aleph, 2022.

KINDER, M. Playing with power in movies, television, and video games: from Muppet Babies to Teenage Mutant Ninja Turtles. California (USA): University of California Press, Ltd, 1991.

KOUTNÍKOVÁ, M. The application of comics in Science Education. Acta Educationis Generalis, v. 7, p. 88-98, 2017.

KRISTEVA, J. Introdução à semanálise. 3a ed. rev. e aumentada. São Paulo: Perspectiva, [1969], 2012.

LUIZ, L.; CASTRO, M. R. Histórias em quadrinhos na educação básica: um estudo das representações sociais de professores. REPI – Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, Boa Vista, v. 1, p. 145-155, 2020.

MORAES, R. C. B.; ARAÚJO, G. C. de. Produção científica sobre história em quadrinhos na Scielo (1997-2020): o que dizem as pesquisas. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e46763, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v.4.6763. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/6763. Acesso em: 23 mar. 2023.

PROPP, V. Comicidade e riso. São Paulo: Ed. Ática, [1976] 1992.

SANT’ANNA, A. R. Paródia, paráfrase & cia. 3a ed. São Paulo: Ed. Ática, 1988.

SENTÜRK, M.; SIMSEK, U. Educational comics and educational cartoons as teaching material in the social studies course. African Educational Research Journal, v. 9(2), p. 515-525, may 2021.

SOARES, A. Gêneros literários. 6a ed. São Paulo: Ática, 2000.

SOUZA, S. J. Mikhail Bakhtin e Walter Benjamin: polifonia, alegoria e o conceito de verdade no discurso da ciência contemporânea. Bakhtin: dialogismo e construção do sentido. 2a ed. rev. Campinas: Editora da UNICAMP, 2005. p. 315-331.

STAM, R. Bakhtin: da teoria literária à cultura de massa. São Paulo: Ática, 1992.

Downloads

Publicado

2023-07-14

Como Citar

Bona, R. J., & Seligman, L. (2023). EDUCAÇÃO E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: : REFLEXÕES SOBRE O UNIVERSO DE STAR WARS PARODIADO PELA TURMA DA MÔNICA E SUAS POSSIBILIDADES NO ENSINO E APRENDIZAGEM. Cadernos Cajuína, 8(2), e238222. https://doi.org/10.52641/cadcajv8i2.86

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares