A BORDO DO BEAGLE – UMA AVENTURA PELA APA COSTA DOS CORAIS: UTILIZAÇÃO DE QUADRINHOS E INFOGRÁFICOS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Josival Francisco Araújo Universidade Federal do Pará https://orcid.org/0000-0003-1283-6692
  • Izabella Neves de Oliveira Universidade de Pernambuco
  • Clemente Coelho Junior Universidade de Pernambuco
  • Elidiomar Ribeiro Da-Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Fábio José de Araújo Pedrosa Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv8i2.91

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Educação, História em Quadrinhos, Infografia, Metodologias ativas de ensino

Resumo

Na era das fake news, a arte gráfica, como os quadrinhos e infográficos, provou ser uma ferramenta poderosa para a popularização da ciência e da Educação Ambiental, tanto em ambientes formais quanto informais. Isso se deve à linguagem simples, lúdica e moderna, que já está familiarizada na sociedade por meios de revistas e jornais. Nesse sentido, o presente artigo discute acerca da utilização das ferramentas gráficas para a Educação Ambiental, utilizando como exemplo a história em quadrinhos (HQ) “A Bordo do Beagle: uma aventura pela APA Costa dos corais”, com o objetivo de sensibilizar a sociedade quanto a importância de Áreas Protegidas. Espera-se que a referida HQ possa ser utilizada como material de apoio pedagógico, permitindo que os professores empreguem diferentes metodologias ativas de ensino nas escolas, desde a interpretação até a produção de artes gráficas.

Referências

ARAÚJO, G. F. Responsabilidades no direito internacional do meio ambiente. In: _____. Direito Ambiental. São Paulo: Atlas, 2008.

ARAÚJO, M. E. D.; RAMALHO, C. W. N.; MELO, P. W. D. Pescadores artesanais, consumidores e meio ambiente: consequências imediatas do vazamento de petróleo no Estado de Pernambuco, Nordeste do Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, n. 1, p. 1-6, 2020. https://doi.org/10.1590/0102-311X00230319

ARAÚJO, J. F.; OLIVEIRA, B.; COELHO JUNIOR, C.; PEDROSA, F. J. A. A Bordo do Beagle: uma aventura pela APA Costa dos Corais. 1 edição. Recife, Instituto BiomaBrasil, 2021. https://tinyurl.com/44kebpdh

BARBOSA, A. K.; PEREIRA, B. R. S.; CORREA, M. D.; GILLET, F. O. O autismo sob uma abordagem enativista da cognição: um estudo de caso da Webcomic HQ’s do Lucas. Brazilian Journal of Technology, Communication, and Cognitive Science, v. 9, n. 9, p. 1-13, 2021.

BESSETTE, L. S. Teaching Comics/Teaching with Comics: A Review of With Great Power Comes Great Pedagogy: Teaching, Learning, and Comic Books. The Comics Grid: Journal of Comics Scholarship, v. 10, n. 1, p. 1-2, 2020. https://doi.org/10.16995/cg.190

BRASIL. Decreto de 23 de outubro de 1997. Disponível em: https://www.icmbio.gov.br/apacostadoscorais/images/stories/legislacao/Decreto_23_10_1997.pdf

BRASIL. Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999: da Educação Ambiental. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm

BYSTROVA, T. Infographics as a tool for improving effectiveness of education. KnE Social Sciences, p. 152-158, 2020. https://doi.org/10.18502/kss.v4i13.7710

CALMON DE PASSOS, P. N. A Conferência de Estocolmo como ponto de partida para a Proteção Internacional do Meio Ambiente. Revista Direitos Fundamentais & Amp; Democracia, v. 6, n. 6, p. 1-25, 2009. https://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/view/18

CARVALHO, I. C. M. Educação Ambiental e Movimentos Sociais: elementos para uma história política do campo ambiental. Educação Teoria e pratica, v. 1, n.2, p. 46, 2001.

CAVALCANTE, K. S.; SILVA, F. C.; MACIEL, A. P.; LIMA JÚNIOR, J. A. S.; RIBEIRO, J. S. D. S.; SANTOS, P.; PINHEIRO, A. E. Educação Ambiental em Histórias em Quadrinhos: recurso didático para o Ensino de Ciências. Química nova na escola, v. 37, n. 4, p. 270-277, 2015. http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20150049

DISNER, G. R.; TORRES, M. The environmental impacts of 2019 oil spill on the Brazilian coast: Overview. Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 7, n. 15, p. 241-256, 2020. https://doi.org/10.21438/rbgas(2020)071518

DAVIDSON, R. Using infographics in the science classroom. The Science Teacher, v. 81, n. 3, p. 1-34, 2014.

EISNER, W. Quadrinhos e a arte sequencial. São Paulo/ SP: Martins Fontes, 1989.

FRIZZO, B.; BERNARDI, G. Gibiquê - Sistema para Criação de Histórias em Quadrinhos. Centro Universitário Franciscano, Trabalho Final de Graduação II. Santa Maria, novembro, 2001.

GAIARSA, J. “Desde a Pré-História até McLuhan”. In: MOYA, A. Shazam. São Paulo: Perspectiva, 1970.

KOUTROMANOS, G.; SOFOS, A. Augmented reality-based creation of comics in primary education. In: Interdisciplinary research approaches to multilingual education. Routledge, p. 225-236, 2018.

LEWIS, S. L.; MASLIN, M. A. Defining the Anthropocene. Nature, v. 519, n. 7542, p. 171-180, 2015. https://doi.org/10.1038/nature14258

LISBÔA, L. L. As histórias em quadrinhos de Mauricio de Souza e a difusão de saberes ambientais. Porto Alegre: UFRGS, Monografia. Graduação em Ciências Biológicas – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2006.

LISBÔA, L. L.; JUNQUEIRA, H.; DEL PINO, J. C. Histórias em quadrinhos como material didático alternativo para o trabalho de Educação Ambiental. Gaia scientia, v. 2, n. 1, p. 29-39, 2008. https://periodicos.ufpb.br/index.php/gaia/article/view/2318

LOURENÇO, R. A.; COMBI, T.; DA ROSA ALEXANDRE, M.; SASAKI, S. T.; ZANARDI-LAMARDO, E.; YOGUI, G. T. Mysterious oil spill along Brazil's northeast and southeast seaboard (2019–2020): Trying to find answers and filling data gaps. Marine pollution bulletin, v. 156, n. 111219, 2020. https://doi.org/10.1016/j.marpolbul.2020.111219

LOVETRO A. J.; LUYTEN M. B. S. História em quadrinhos: um recurso de aprendizagem. Salto para o Futuro, Ano XXI Boletim, 2011.

LUCCHETTI, M. A. O menino amarelo: o nascimento das histórias em quadrinhos. Revista Olhar, v. 3, p. 5-6, 2001.

LUYTEN, S. O que é história em quadrinhos. São Paulo: Brasiliense, 1985.

LYRA, K. T.; OLIVEIRA, B. R. N.; REIS, R. C. D.; CRUZ, W. M., NAKAGAWA, E. Y.; ISOTANI, S. Infográficos versus materiais de aprendizagem tradicionais: Uma investigação empírica. Renote, v. 14, n. 2, p. 1-12. 2016. https://doi.org/10.22456/1679-1916.70653

MAGRIS, R. A.; GIARRIZZO, T. Mysterious oil spill in the Atlantic Ocean threatens marine biodiversity and local people in Brazil. Marine pollution bulletin, v. 153, n. 110961, 2020. https://doi.org/10.1016/j.marpolbul.2020.110961

MARQUES, F. Curtir e compartilhar. Pesquisa FAPESP, n. 195, maio 2012. http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2012/05/Pesquisa_195-15.pdf

MARTIX, S.; HODSON, J. Teaching with infographics: Practising new digital competencies and visual literacies. Journal of Pedagogic Development, v. 4, n. 2, p. 17-27, 2014. http://hdl.handle.net/10547/335892

MCCLOUD, S. Understanding Comics. New York: Harper Collins, 1993.

NEGRI, A. C. Um novo gênero jornalístico: a reportagem em quadrinhos de Joe Sacco. In Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, p. 1-10, 2003. http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/124729214771598119714261556117960349643.pdf

NICOLAU, V.; MAGALHÃES, H. Arte sequencial ao alcance de todos: as novas possibilidades de criação e veiculação de tirinhas nas mídias digitais. In: Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, XII, Campina Grande. Anais... Campina Grande: Intercom, 2010. http://www.intercom.org.br/papers/regionais/nordeste2010/trabalhos.htm.

NIEBAUM, K.; CUNNINGHAM-SABO, L.; CARROLL, J.; BELLOWS, L. Infographics: An Innovative Tool to Capture Consumers" Attention. Journal of Extension, v. 53, n. 6, p. 1-6, 2015.

OLIVEIRA, J. Q.; DUARTE, G. D. Sequência didática para o trabalho com histórias em quadrinhos com alunos TDAH: vantagens e benefícios. Paralelo 31, v. 1, n. 8, p. 78-90, 2017. https://doi.org/10.15210/p31.v1i8.13297

PICONI, A. C.; TANAKA, E. H. A construção de histórias em quadrinhos eletrônicas por alunos autistas. In Brazilian Symposium on Computers in Education, Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE, p. 385-394, 2003. http://www.nce.ufrj.br/sbie2003/publicacoes/paper41.pdf

REIGOTA, M. O que é Educação Ambiental. 1. ed. Ebook, Brasiliense, São Paulo, 2017.

SESI. Turma do Sesinho, 2022. https://ldhomologacao.com.br/publico/sesinho.php

SIRICHAROEN, W. V. Infographics: the new communication tools in digital age. In: The international conference on e-technologies and business on the web (ebw2013), p. 169-174, 2013.

SMICIKLAS, M. The power of infographics: Using pictures to communicate and connect with your audiences. Que Publishing, United States of America, 2012.

SOARES, M. O.; TEIXEIRA, C. E. P.; BEZERRA, L. E. A.; PAIVA, S. V.; TAVARES, T. C. L.; GARCIA, T. M.; ... & CAVALCANTE, R. M. Oil spill in South Atlantic (Brazil): Environmental and governmental disaster. Marine Policy, v. 115, n. 103879, p. 1-7, 2020.

TATALOVIC, M. Science comics as tools for science education and communication: a brief, exploratory study. Journal of Science Communication, v. 8, n. 4, p. 1-17, 2009.

Downloads

Publicado

2023-07-14

Como Citar

Francisco Araújo, J., Neves de Oliveira, I., Coelho Junior, C., Ribeiro Da-Silva, E., & José de Araújo Pedrosa, F. (2023). A BORDO DO BEAGLE – UMA AVENTURA PELA APA COSTA DOS CORAIS: UTILIZAÇÃO DE QUADRINHOS E INFOGRÁFICOS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Cadernos Cajuína, 8(2), e238224. https://doi.org/10.52641/cadcajv8i2.91

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares