RESPOSTA AOS COMENTÁRIOS SOBRE O ENSAIO “NA TRILHA DA INTERDISCIPLINARIDADE”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i2.306

Biografia do Autor

Teobaldo Gabriel de Souza Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba-IFPB campus Cajazeiras

É componente dos seguintes grupos de pesquisa: GEOAMB/IFPB; LEMGE/UFCA; e GEOFISA/UFPB. Possui as seguintes qualificações: curso Técnico de Nível Médio em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE (2022); graduações de Tecnólogo em Eletromecânica pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico-CENTEC (2007) e de Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Regional do Cariri-URCA (2008); Aperfeiçoamentos em Educação e Tecnologia (2022) e em Bem-Estar no Contexto Escolar (2022), ambas pela Secretaria de Educação Básica-SEB do Ministério da Educação-MEC; especializações em Ensino de Geografia pela Faculdade de Juazeiro do Norte-FJN (2012) e em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Ceará-UFC (2014); e mestrado acadêmico em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Cariri-UFCA (2020).

Rafaella de Lima Roque, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba-IFPB campus Cajazeiras

Graduada pela Universidade Regional do Cariri - URCA, nas modalidades de Licenciatura (2009) e Bacharelado em Ciências Biológicas (2010); Especialista em Educação Ambiental pela mesma instituição (2010). Mestra em Recursos Genéticos vegetais pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia UFRB/EMBRAPA (2013). Doutora em Biotecnologia pelo Programa de Biotecnologia da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (2017). Áreas de atuação: Biologia celular e molecular (Genômica e Proteômica), Genética, Biotecnologia, Melhoramento genético, Pós-Colheita, Pesquisa orientada, Metodologia do trabalho científico. Servidora do IFPB campus Cajazeiras. E-mail: [email protected].

Referências

ARAÚJO, H. R. Comentários sobre o ensaio: Na trilha da interdisciplinaridade: Um ensaio sobre a importância das aulas de campo no Ensino Integrado. Cadernos Cajuína, [S. l.], v. 9, n. 2, p.e249231, 2024. Disponível em: https://v3.cadernoscajuina.pro.br/index.php/revista/article/view/303. Acesso em: 21 maio. 2024.

BARATO, J. N. Conhecimento, trabalho e obra: uma proposta metodológica para a educação profissional. Boletim Técnico do Senac, [S. l.], v. 34, n. 3, p. 4-15, 2008. Disponível em: https://www.bts.senac.br/bts/article/view/262. Acesso em: 21 maio. 2024.

SAVIANI, D. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro-RJ: Fundação Oswaldo Cruz, 1989.

SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, p. 152-165, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/wBnPGNkvstzMTLYkmXdrkWP/. Acesso em: 21 maio. 2024.

SOUZA JÚNIOR, T. G. de; FREITAS, L. da S.; SILVA, T. T. da; CARVALHO, J. L. A.; SOUSA, M. A. R. de. A contribuição das aulas diferenciadas no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Geografia. Enciclopédia Biosfera, [S. l.], v. 9, n. 17, 2013. Disponível em: https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/3262. Acesso em: 21 maio. 2024.

SOUZA JÚNIOR, T. G. de; MOURA NETO, L. G. de; ROQUE, R. de L.; Abordagem interdisciplinar no ProEJA: Uma proposta para mitigação da evasão escolar. Cadernos Cajuína. v. 9, n. 1, p. 1-24, 2024. DOI: https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.153. Disponível em: https://v3.cadernoscajuina.pro.br/index.php/revista/article/view/153. Acesso em: 21 maio. 2024.

SOUZA JÚNIOR, T. G. de; ROQUE, R. de L. Na trilha da interdisciplinaridade: Um ensaio sobre a importância das aulas de campo no Ensino Integrado. Cadernos Cajuína, [S. l.], v. 9, n. 2, p. e249214, 2024. DOI: https://doi.org/10.52641/cadcajv9i2.217. Disponível em: http://v3.cadernoscajuina.pro.br/index.php/revista/article/view/217. Acesso em: 21 maio. 2024.

Downloads

Publicado

2024-05-21

Como Citar

Souza Júnior, T. G. de, & Roque, R. de L. (2024). RESPOSTA AOS COMENTÁRIOS SOBRE O ENSAIO “NA TRILHA DA INTERDISCIPLINARIDADE”. Cadernos Cajuína, 9(2), e249234. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i2.306

Edição

Seção

Comentários e Respostas