Revisão Sistemática da Literatura sobre Currículo Integrado nas Escolas Estaduais de Educação Profissional do Ceará: Investigando Lacunas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i5.553

Palavras-chave:

currículo integrado, integração curricular, formação integral, ensino técnico integrado ao ensino médio

Resumo

Neste trabalho, objetivamos apresentar os resultados de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), cujo escopo recaia em compreender quais são os pressupostos e como estão estabelecidas as concepções veiculadas em publicações científicas sobre o currículo integrado na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), alinhando a um contexto específico, tal como a das Escolas Estaduais de Educação Profissional do Ceará (EEEPs). As bases de dados científicas utilizadas para a coleta dos materiais foram: Plataforma Sucupira, Scientific Electronic Library Online (Scielo), Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Google Acadêmico, considerando um recorte temporal de 2008 a 2023. Os resultados da revisão indicam o debate sobre currículo integrado, sobre integração curricular e os princípios da EPT já em textos acadêmicos. No entanto, identificamos uma lacuna, especialmente, no que tange achados sobre o cenário das EEEPs cearenses. Além de nos estudos visualizarmos certo distanciamento na vivência institucional dos princípios da formação cidadã integral e emancipatória, em detrimento da execução de um currículo aliado a perspectivas neoliberais da exploração do mercado de trabalho.

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Publicado

2024-09-02

Como Citar

Aguiar Moreira, D., Freitas Abreu, kelvya, & Costa Damasceno, H. L. (2024). Revisão Sistemática da Literatura sobre Currículo Integrado nas Escolas Estaduais de Educação Profissional do Ceará: Investigando Lacunas. Cadernos Cajuína, 9(5), e249406. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i5.553

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares