Elaboração e aplicação de sistemas de recomendação para a personalização do Ensino: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i5.577

Palavras-chave:

Personalização do Ensino, Moodle, Sistema de Recomendação

Resumo

Este artigo é uma revisão sistemática da literatura sobre a aplicação da personalização do ensino como uma solução à crise educacional atual, destacando a formação integral do aluno como ferramenta crucial para o aprendizado efetivo, em contraponto ao ensino massivo, fragmentado e alienante. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática da literatura que permitiu agrupar e avaliar as evidências empíricas de um determinado campo de estudo a partir da análise das pesquisas relevantes disponíveis no assunto de interesse, obtendo-se assim conclusões sobre as questões de pesquisa definidas. Foram selecionados 21 estudos que abordam a personalização do ensino, com destaque para a filtragem colaborativa e filtragem de conteúdo, além de ontologias, como técnicas mais utilizadas e a arquitetura dos sistemas de recomendação de conteúdo. A conclusão aponta para a necessidade de acrescentar métricas para avaliar as melhorias na aprendizagem dos usuários e explorar outras técnicas para aprimorar a aprendizagem, como o uso de algoritmos genéticos e algoritmos de colônias de abelhas.

Biografia do Autor

Emanoel Carvalho Lopes, Universidade Federal do Ceará

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional na UFC (2023), graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Estácio (2015), especialista em Administração e Segurança de Sistemas Computacionais pela Estácio (2011). Professor do Curso Técnico Profissionalizante em Informática pelo CENTEC/SEDUC (2011-2013). Professor de Química na Escola Estadual Joaquim Nogueira (2008-2009). Licenciado em Química pela Universidade Estadual do Ceará (2008). Servidor público na UFC no cargo de Técnico de Laboratório de Informática desde 2014. Linha de pesquisa: Informática Educacional. E-mail: [email protected]

Ingryd Hemilly de Alencar Lima, Universidade Federal do Ceará

Graduada em enfermagem pelo Centro Universitário Fametro UNIFAMETRO em 2021.2, atuando desde (2022.1 Atual) como Enfermeira da Estratégia de Saúde da Família (ESF) em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) no município de Fortaleza CE. Além de atuar como preceptora de estágio de instituições de ensino superior desde (2022.2 Atual). Mestranda em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará (2023.2). E-mail: [email protected]

Edgar Marçal, Universidade Federal do Ceará

Atualmente é vice-coordenador do Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional da UFC. Professor da Universidade Federal do Ceará desde 2009, possui Graduação (1997), Mestrado (2005) e Doutorado (2016) em Ciência da Computação pela UFC. Tem experiência técnica e científica na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de aplicativos, mobile learning, sistemas multimídia, computação móvel e dispositivos móveis. E-mail: [email protected]

Emanuel Ferreira Coutinho, Universidade Federal do Ceará

Professor Associado na Universidade Federal do Ceará (UFC), lotado no Campus Quixadá. Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (2000). Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (2003), trabalhando com temas relacionados a grafos, escalonamento e roteamento de veículos, e modelagem matemática. Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (2014), trabalhando com Computação em Nuvem, definindo métricas e metodologias para análise de desempenho da elasticidade. Também participa como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Computação (PCOMP), na Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá, e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE), do Instituto UFC Virtual. Suas áreas de interesse são Computação em Nuvem, Análise de Desempenho, Sistemas de Informação e Engenharia de Software. Atuou no desenvolvimento de sistemas e de processos de software. Também é implementador do MPS.BR, especialista em Gerenciamento de Projetos (UFRJ) e Project Management Professional (PMP). E-mail: [email protected]

Leonardo Oliveira Moreira, Universidade Federal do Ceará

É Bacharel em Informática pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Mestre e Doutor em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é Professor Associado em regime de dedicação exclusiva da UFC, lotado no Instituto Universidade Virtual (IUVI). Na Graduação, Leonardo Moreira é docente permanente do Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais (SMD) da UFC, onde é responsável pelas disciplinas de Banco de Dados e Programação para Web. Já na Pós-Graduação, Leonardo Moreira é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE) da UFC. Suas principais áreas de pesquisa são Banco de Dados, Inteligência Artificial, Sistemas Distribuídos e Linguagens de Programação, com ênfase em linhas que permeiam estas áreas, como Ciência de Dados, Gestão de Dados Distribuídos, Computação em Nuvem, Blockchain, Tecnologias para Web e Desenvolvimento de Aplicações Distribuídas. Além disso, atua como Professor Pesquisador no Laboratório de Sistemas e Banco de Dados (LSBD) do Departamento de Computação (DC) da UFC e no Grupo de Pesquisa Ibituruna do Instituto Universidade Virtual (IUVI) da UFC. E-mail: [email protected]

Gabriel Antoine Louis Paillard, Universidade Federal do Ceará

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (1996), cursou o mestrado no Programa de Engenharia e Sistemas de Computação na Coppe (PESC/UFRJ), defendeu sua dissertação em 1999. Realizou o doutorado na Universidade Paris Nord e defendeu sua tese em 2005. Desde 2006 é professor da Universidade Federal do Ceará onde coordenou o curso de Engenharia da Computação por 4 anos no campus de Sobral. Em 2010 mudou de campus se tornando professor do Instituto Universidade Virtual (campus do pici), onde atualmente dirige esta unidade acadêmica. Em 2014 efetuou um pós-doutorado na Universidade Paris Nord. Seus interesses de pesquisa incluem, entre outros, redes de sensores, análise de algoritmos distribuídos, computação em nuvens e computação paralela. . E-mail: [email protected]    

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Publicado

2024-09-09

Como Citar

Lopes, E. C., Lima, I. H. de A., Marçal, E., Coutinho, E. F., Moreira, L. O., & Paillard, G. A. L. (2024). Elaboração e aplicação de sistemas de recomendação para a personalização do Ensino: uma revisão sistemática. Cadernos Cajuína, 9(5), e249509. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i5.577

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares