Elaboração e aplicação de sistemas de recomendação para a personalização do Ensino: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcajv9i5.577Palavras-chave:
Personalização do Ensino, Moodle, Sistema de RecomendaçãoResumo
Este artigo é uma revisão sistemática da literatura sobre a aplicação da personalização do ensino como uma solução à crise educacional atual, destacando a formação integral do aluno como ferramenta crucial para o aprendizado efetivo, em contraponto ao ensino massivo, fragmentado e alienante. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática da literatura que permitiu agrupar e avaliar as evidências empíricas de um determinado campo de estudo a partir da análise das pesquisas relevantes disponíveis no assunto de interesse, obtendo-se assim conclusões sobre as questões de pesquisa definidas. Foram selecionados 21 estudos que abordam a personalização do ensino, com destaque para a filtragem colaborativa e filtragem de conteúdo, além de ontologias, como técnicas mais utilizadas e a arquitetura dos sistemas de recomendação de conteúdo. A conclusão aponta para a necessidade de acrescentar métricas para avaliar as melhorias na aprendizagem dos usuários e explorar outras técnicas para aprimorar a aprendizagem, como o uso de algoritmos genéticos e algoritmos de colônias de abelhas.
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