O Método Científico e a Compreensão das Variáveis Ambientais no Contexto Educacional: Uma Revisão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i5.638

Palavras-chave:

Modelagem de sistemas climáticos urbanos, Jogos escolares, Ensino de ciências ambientais, Aprendizagem interdisciplinar

Resumo

A compreensão dos sistemas climáticos urbanos e a educação ambiental são cruciais para um futuro sustentável. A modelagem climática e os jogos escolares surgem como ferramentas promissoras para o ensino de ciências ambientais. O objetivo deste estudo é desenvolver uma discussão acerca da integração da modelagem de sistemas climáticos urbanos e jogos escolares como procedimento científico e possível abordagem interdisciplinar para o ensino de ciências ambientais. Foram selecionados estudos recentes que abordam a modelagem climática, jogos escolares e ensino de ciências, utilizando bases de dados. Os estudos revisados demonstram que a combinação dessas ferramentas promove a compreensão dos sistemas climáticos urbanos, o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico, e estimula a consciência ambiental. A integração da modelagem e jogos representa uma estratégia promissora, permitindo a aplicação prática de conceitos teóricos e a tomada de decisões informadas. Pesquisas futuras devem explorar o potencial dessa abordagem em diferentes contextos e desenvolver novos recursos para enriquecer a aprendizagem.

 

Biografia do Autor

Henrique Nicolau Grillaud Maranholi, UFMT

Doutorando em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professor do quadro efetivo da Secretaria de Educação de Mato Grosso SEDUC/MT, na disciplina de Geografia.  E-mail: [email protected]

Flávia Maria de Moura Santos, UFMT

Doutora em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora Associado II do quadro efetivo, lotada no Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia, Universidade Federal de Mato Grosso. Email: [email protected] 

Referências

ARSLAN, Harika Ozge; MOSELEY, Christine; CIGDEMOGLU, Ceyhan. Taking attention on environmental issues by an attractive educational game: Enviropoly. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 28, p. 801-806, 2011. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042811025857.

AYOADE, Johnson Olaniyi. Introdução a climatologia para os trópicos. 10°edição. Ed. BERTRAND. Tradução: Maria Juraci Zani dos Santos,332p. Rio de Janeiro, 2004.

BORAGINE, Lisa Heller. Roll the Dice: Using Game-Based Learning to Teach Sustainability in Higher Education. In: Educating the Sustainability Leaders of the Future. Cham: Springer Nature Switzerland, p. 59-73, 2023.

CALDANA, Nathan Felipe da Silva; CARAMORI, Paulo Henrique; DA COSTA, Angela Beatriz Ferreira; SILVA, Glauco Marighella Ferreira da. Ocorrência, frequência e danos das precipitações de granizo na região metropolitana de Curitiba. Caminhos de Geografia, Uberlândia - MG v. 20, n. 70. p. 263–275. 2019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/42823.

DA LUZ, Angélica Ramos; BRUSAMARELO, Daniela; DE MIRANDA, Dilene Gomes; DE ASSIS PIRES, Luciene Lima. Perspectivas no âmbito científico, tecnológico e social abordados no contexto educacional. Cadernos Cajuína, 1(2), 81-91. 2016. Disponível em: https://v3.cadernoscajuina.pro.br/index.php/revista/article/view/381.

DA SILVA, Josilda da Conceição Novacoski; GOMES, Marquiana de Freitas Vilas Boas. Os saberes disciplinares na prática profissional dos professores de geografia. Caminhos de Geografia, v. 21, n. 73, p. 284–295, 2020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/49264.

DE LUCENA PEREIRA, Helder; DA SILVA, Adriano Lima; DO NASCIMENTO, Tatiane Maria; SARAIVA, Victor Leoni Cardoso; DA SILVA, Gilberlândio Nunes. Entrelaçando saberes: investigando a interrelação entre indivíduo e meio ambiente no ensino de química. Cadernos Cajuína, 9(2), e249226-e249226. 2024. Disponível em: https://v3.cadernoscajuina.pro.br/index.php/revista/article/view/248.

DE SOUZA, Rhonan Martins; VIOLA, Marcelo Ribeiro; CHOU, Sin Chan; ALVES, Marcos Vinícius Giongo; AVANZI, Junior Cesar. Projeções climáticas regionalizadas para o estado do Tocantins, Brasil, nos Cenários RCP 4.5 E RCP 8.5. Revista Brasileira de Climatologia, 24. 2019. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/rbclima/article/view/14134.

EDWARDS, ELIZABETH ANN; LUMSDEN, J., RIVAS, C., STEED, L., EDWARDS, L. A., THIYAGARAJAN, A., SOHANPAL, R; CATON, H; GRIFFITHS, C J; MUNAFÒ, M R; TAYLOR, S; WALTON, R. T. Gamification for health promotion: systematic review of behaviour change techniques in smartphone apps. BMJ open, 6(10), e012447. 2016. Disponível em: https://bmjopen.bmj.com/content/6/10/e012447.short.

FRANÇA, Carlos Roberto; DA SILVA, Tatiana. A Realidade Virtual e Aumentada e o Ensino de Ciências. Educitec-Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 5, n. 10, 2019. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/414.

FRANCO, Luiz Gustavo; MUNFORD, Danusa. O Ensino de ciências por investigação em construção: possibilidades de articulações entre os domínios conceitual, epistêmico e social do conhecimento científico em sala de aula. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 687-719, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/19262.

ICHIBA, Rafaela Bruno; BONZANINI, Taitiany Kárita. Aprendendo vermicompostagem: o uso de jogos digitais na educação infantil. Ciência & Educação (Bauru), 28, e22031. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/przpPvJx9vLjBkwQxDqWnGd/.

INOUYE, Carlos Eduardo Nakao; DE SOUSA JR, Wilson Cabral; DE FREITAS, Débora Martins; SIMÕES, Eliane. Modelling the spatial dynamics of urban growth and land use changes in the north coast of São Paulo, Brazil. Ocean & Coastal Management, v. 108, p. 147-157, 2015. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0964569114004001.

JÚNIOR, Pedro França; MALYSZ, Sandra Bazzo; LOPES, Claudivan Sanches. Práticas de ensino em climatologia: observação sensível do tempo atmosférico. Revista brasileira de climatologia, 19. 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/rbclima/article/view/13924.

KARAKUŞ, Can Bülent. The impact of land use/land cover (LULC) changes on land surface temperature in Sivas City Center and its surroundings and assessment of Urban Heat Island. Asia-Pacific Journal of Atmospheric Sciences, 55(4), 669-684. 2019. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s13143-019-00109-w.

LIMA, Suely Franco Siqueira; MATIAS, Lindon Fonseca; FLORENZANO, Teresa Gallotti. Contribuição na elaboração de atlas escolares para a aprendizagem ubíqua. Caminhos de Geografia, 16(56). 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/29978.

LOPES, Carolina Bastos Marques; DOURADO Francisco; SOUZA Lucio Silva de. Mapeamento do perigo de inundação em bacia urbana com poucos dados hidrológicos. Caminhos de Geografia, Uberlândia, 24(92), 226-246. 2023. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/63476.

MACIEL, Carolina de Rezende; LUZ, Vanessa de Souza; SANTOS, Flávia Maria de Moura; NOGUEIRA, Marta Cristina de Jesus Albuquerque; NOGUEIRA, José de Souza. Interação das variáveis microclimáticas e cobertura do solo em região urbana e limítrofe-urbana na cidade de Cuiabá/MT. Caminhos de Geografia, Uberlândia v. 15, n. 51 Set/2014 p. 199–215. 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/25992.

MIGUEL, Jean; MONTEIRO, Marko. Por que devemos nos interessar por modelos climáticos?. ClimaCom Cultura Científica - pesquisa, jornalismo e arte. Vol. 01 - Ano 01, 2014.

OLIVEIRA, Jéssica Patricia; ZEZZO, Larissa Vieira; COLTRI, Priscila Pereira. Alfabetização científica e climatologia: proposta de um livro a partir dos princípios do Desenho Universal de Aprendizagem (DUA). Terrae Didática, v. 17, p. e021019-e021019, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8664831.

RIVERA MAULUCCI, Maria S.; BROWN, Bryan A.; GREY, Salina T.; SULLIVAN, Shayna. Urban middle school students' reflections on authentic science inquiry. Journal of Research in Science Teaching, v. 51, n. 9, p. 1119-1149, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/265211248_Urban_Middle_School_Students'_Reflections_on_Authentic_Science_Inquiry.

RODRÍGUEZ-FERNÁNDEZ, José Eugenio; PEREIRA, Vânia; CONDESSA, Isabel; PEREIRA, Beatriz. Avaliação de um programa de intervenção em escolas: Aprender através do jogo. Revista Portuguesa de Educação, 33(1), 56-74. 2020. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/18349.

SANTOS, Alexandre Rosa dos; VAREJÃO, André Schwartz; SILVA, Kmila Gomes da. Modelagem do impacto da ampliação da Avenida Fernando Ferrari (Vitória-ES) na qualidade do ar em sua redondeza. Sociedade & Natureza, v. 23, p. 249-262, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sn/a/yb65wKyLG6DDQGPMFpTKQML/?lang=pt&format=html.

SANTOS, Rogerio Pires. Gamificação como componente na Educação Ambiental: desenvolvimento e aplicação a partir da Plataforma Genially©. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 18, n. 1, p. 228-242, 2023. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/13688.

SILVA, Janilci Serra; DA SILVA, Richarde Marques; SANTOS, Celso Augusto Guimarães. Spatiotemporal impact of land use/land cover changes on urban heat islands: A case study of Paço do Lumiar, Brazil. Building and Environment, 136, 279-292. 2018. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0360132318301768.

SOUZA, Bruna Costa de; VALADARES, Juarez Melgaço. O ensino de ciências a partir da temática Mineração: uma proposta com enfoque CTS e três momentos pedagógicos. Ciência & Educação (Bauru), 28, e22002. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/wrqqtgjQtkWx5XvJhkxhYFn/?lang=pt.

STEINKE, Ercília Torres. Utilização da multimídia no ensino fundamental como instrumento de ensino de temas em climatologia. Caminhos de Geografia, v. 15, n. 51, p. 127–139, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/26454.

TEIXEIRA, Danielle Cardozo Frasca; PORANGABA, Gislene Figueiredo Ortiz; AMORIM, Margarete Cristiane de Costa Trindade. Representação de ilhas de calor por modelagem espacial em cidades de pequeno porte do oeste paulista. Caminhos de Geografia, v. 20, n. 70, p. 243-262, 2019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/42805.

TIAN-JUN, Zhou; ZI-MING, Chen; XIAO-LONG, Chen; MENG, Zuo; JIE, Jiang; SHUAI, Hu. Interpreting IPCC AR6: Future global climate based on projection under scenarios and on near-term information. Advances in Climate Change Research, v. 17, n. 6, p. 652, 2021. Disponível em: http://www.climatechange.cn/EN/Y2021/V17/I6/652.

TSOU, Hung-Tai; PUTRA, Mukti Trio. How gamification elements benefit brand love: the moderating effect of immersion. Marketing Intelligence & Planning, 41(7), 1015-1036. 2023. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/search?q=How+gamification+elements+benefit+brand+love%3A+the+moderating+effect+of+immersion&showAll=true.

TSUTSUMI, Myenne Mieko Ayres; GOULART, Paulo Roney Kilpp; JÚNIOR, Mauro Dias Silva; HAYDU, Verônica Bender; DE OLIVEIRA JIMENÉZ, Érika Larissa. Avaliação de jogos educativos no ensino de conteúdos acadêmicos: Uma revisão sistemática da literatura. Revista Portuguesa de Educação, 33(1), 38-55. 2020. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/19130.

VALENTINI, Nadia Cristina; PIEROSAN, Licia; RUDISILL, Mary E; HASTIE, Peter A. Mastery and exercise play interventions: motor skill development and verbal recall of children with and without disabilities. Physical Education and Sport Pedagogy, 22(4), 349-363. 2017. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17408989.2016.1241223.

ZAFAR, Umema; KHATTAK, Madiha; ZAFAR, Hamna; REHMAN, Huma. Let’s Play Games: A comparison of case-based learning approach with gamification technique. Cureus, 14(8). 2022. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9433787/.

ZEZZO, Larissa Vieira; DE OLIVEIRA, Jéssica Patrícia; COLTRI, Priscila Pereira. Clima em jogo: uma ferramenta pedagógica para aprendizagem de conceitos em Geociências, com ênfase na Climatologia. Terrae didatica, v. 16, p. e020003-e020003, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8656203.

Downloads

Publicado

2024-09-22

Como Citar

Grillaud Maranholi, H. N., & Santos, F. M. de M. (2024). O Método Científico e a Compreensão das Variáveis Ambientais no Contexto Educacional: Uma Revisão . Cadernos Cajuína, 9(5), e249525. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i5.638

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares